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Autor(es): Domingues Neto, Luis Antônio
Orientador: Benetoli, Arcelio
Título: Experiências dos cuidadores de crianças/adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no tratamento farmacológico durante a pandemia de COVID-19
Banca: Floriano, Lara Simone Messias
Palavras-chave: Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);Medicamentos - Metilfenidato;COVID-19;Cuidadores de crianças/adolescentes
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DOMINGUES NETO, Luis Antônio. Experiências dos cuidadores de crianças/adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no tratamento farmacológico durante a pandemia de COVID-19. 2023. 37 f. Dissertação (mestrado em Assistência Farmacêutica) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem como características a desatenção e/ou impulsividade, acometendo principalmente crianças em idade escolar. O diagnóstico na maioria dos casos é feito pelos pais e educadores, pois esses padrões de comportamento são mais facilmente identificados em casa e na escola. É possível controlar o TDAH através de métodos não farmacológicos ou com uso de medicamentos. No município de Califórnia, no Estado do Paraná, além de acompanhamento psicológico, é fornecido pela farmácia básica municipal o medicamento metilfenidato. Estão sob este tratamento farmacológico doze pacientes, dos quarenta e cinco cadastrados, entretanto oito participaram da pesquisa, pois com o início da pandemia de COVID-19, o número de pacientes realizando tratamento reduziu. O presente estudo tem como objetivo geral investigar o conhecimento de cuidadores de crianças/adolescentes com TDAH, acerca de informações sobre a doença e como estas influenciam na adesão ao tratamento farmacológico, e os seus impactos durante o distanciamento social em consequência da pandemia de COVID-19. Foi realizada abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com pais e/ou responsáveis. A pesquisa foi realizada no período de março a julho de 2022. As entrevistas foram efetuadas até se obter saturação dos dados. Elas foram gravadas e posteriormente transcritas literalmente. Na sequência, os dados foram analisados usando-se o método de análise de conteúdo, a fim de quantificar alguns padrões observados nas entrevistas ao mesmo tempo em que as descrições detalhadas das experiências e observações também puderam ser avaliadas qualitativamente. Verificou-se que a escola teve um papel fundamental no diagnóstico, pois informou os pais para buscarem ajuda profissional. Todos os entrevistados já fizeram o uso do medicamento metilfenidato em algum momento do tratamento e alguns pacientes já fizeram interrupção do mesmo no período de férias ou durante a pandemia, isso aconteceu porque as entrevistadas acreditam que só durante o período de aulas, as crianças precisam se concentrar e ter um melhor rendimento escolar. Assim, pretende-se com este estudo obter informações sobre o assunto pesquisado a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas para a melhoria do cuidado dos pacientes com TDAH e seus cuidadores no sistema de saúde público
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Arcelio Benetoli
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Maria Angelica Raffaini Covas Pereira da Silva
Dissertação (mestrado em Assistência Farmacêutica) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8171
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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