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dc.contributor.advisorCalvo, Luciana Cabrini Simõespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Flávia Bissi dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T14:04:59Z-
dc.date.available2024-12-03T14:04:59Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávia Bissi de. Percepções de discentes de uma universidade pública paranaense sobre o inglês como meio de instrução. 2023. 133 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8172-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luciana Cabrini Simões Calvo.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco de investigação o Inglês como Meio de Instrução (EMI) em uma instituição de ensino superior. Seu objetivo principal é analisar a visão de discentes da pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) a respeito do EMI no referido contexto. Os objetivos específicos são: i) identificar os motivos dos discentes para cursar disciplinas em língua inglesa; ii) verificar as potencialidades e os desafios das aulas ministradas em inglês pela perspectiva dos estudantes que já as vivenciaram; iii) levantar aspectos relacionados à prática de EMI na instituição com base na vivência dos participantes. Esta pesquisa é de natureza qualitativa de base interpretativista. Os dados foram gerados por meio de entrevistas com alunos da pós-graduação que cursaram, no período de 2020 a 2022, disciplinas em língua inglesa (LI) na UEM. O estudo está fundamentado nos referenciais de Internacionalização (Knight, 2008, Knight, 2012; De Wit, 2015; Jordão; Martinez, 2021); Internacionalização em Casa (Knight, 2008; Baumvol; Sarmento, 2019; Beelen;Jones, 2015; Teekens, 2007) e Inglês como Meio de Instrução (Martinez, 2016; Dearden, 2014; Guimarães; Kremer, 2020; Galloway, 2020). No que tange aos resultados da análise sobre os motivos dos discentes para participarem da disciplina em EMI, a resposta que mais se destacou foi "conteúdo"para auxiliar na pesquisa tanto de doutorado quanto de mestrado. Nas questões voltadas às potencialidades e os desafios, os discentes consideram que o EMI apresenta mais vantagens do que barreiras. Os benefícios mais destacados em relação ao EMI pelos participantes foram: contato/prática do idioma; parceria com outras universidades; contato intercultural e com pessoas internacionais; internacionalização das IES; e, por fim, mobilidade in e out. Os desafios são o próprio idioma, os diferentes níveis linguísticos na turma, a falta de formação continuada aos docentes, entre outros. Concernente aos aspectos relacionados à prática de EMI na UEM, os participantes consideram o EMI importante para a internacionalização da instituição. Dentre as ações mais citadas como importantes para apoiar o EMI na instituição estão: mais oferta de cursos de inglês aos discentes universitários; aumento e assiduidade dos cursos e das disciplinas em EMI; intercâmbio entre universidades tanto brasileiras quanto internacionais. Esta pesquisa possibilitou um olhar local e situado, pela perspectiva dos estudantes, sobre o EMI na universidade investigada. Assim, como desdobramentos, os resultados permitirão diálogos com docentes, gestores e outros interessados na temática.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper focuses on English as a Medium of Instruction (EMI) in a higher education institution. Its main objective is to analyse the view of postgraduate students at the State University of Maringá (UEM) regarding EMI in that context. The specific objectives are: i) to identify students' reasons for taking courses in English; ii) to verify the potentialities and challenges of classes taught in English from the perspective of students who have already experienced them; iii) to bring aspects related to the practice of EMI in the institution based on the experience of the participants. This research is qualitative and interpretivist in nature. The data were generated through interviews with postgraduate students who attended, in the period from 2020 to 2022, subjects in English language (IL) at UEM. The study is based on the references of Internationalisation (Knight, 2008, Knight, 2012; De Wit, 2015; Jordão; Martinez, 2021); Internationalisation at Home (Knight, 2008; Baumvol; Sarmento, 2019; Beelen;Jones, 2015; Teekens, 2007) and English as a Medium of Instruction (Martinez, 2016; Dearden, 2014; Guimarães; Kremer, 2020; Galloway, 2020). Regarding the results of the analysis of the students' reasons for participating in the EMI discipline, the answer that stood out the most was "content" to assist in both doctoral and master's research. In the questions related to potentialities and challenges, students consider that EMI presents more advantages than barriers. The benefits most highlighted in relation to EMI by the participants were: language contact/practice; partnership with other universities; intercultural contact and with international people; internationalisation of HEIs; and, finally, mobility in and out. The challenges are the language itself, the different language levels in the class, the lack of continuing training for teachers, among others. Regarding aspects related to the practice of EMI at UEM, the participants consider EMI to be important for the internationalization of the institution. Among the actions most cited as important for supporting EMI at the institution are: more English courses for university students; increased attendance at EMI courses and subjects; exchanges between Brazilian and international universities. This research has provided a local and situated view, from the students' perspective, of EMI at the university under investigation. As a result, the findings will enable dialogues with teachers, managers and others interested in the subject.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectPós graduação - Discente - Inglêspt_BR
dc.subjectLingua inglesa (instrução)pt_BR
dc.subjectInstituição de ensino superiorpt_BR
dc.subject.ddc378.155pt_BR
dc.titlePercepções de discentes de uma universidade pública paranaense sobre o inglês como meio de instruçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Novelli, Josimayre-
dc.contributor.referee2Gimenez, Telma Nunes-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical133 f. : il. color., tabs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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