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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8183
Autor(es): | Awad, Hani Zehdi Amine, 1971- |
Orientador: | Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
Título: | Formação de recreadores no Brasil : habitus e teoria da prática |
Banca: | Mello, André da Silva |
Banca: | Dias, Cleber Augusto Gonçalves |
Banca: | Souza, Juliano de |
Banca: | Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
Palavras-chave: | Agentes da recreação;Trajetórias de vida;Recreação;Teoria da prática;Formação profissional - Educação física |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | AWAD, Hani Zehdi Amine. Formação de recreadores no Brasil: habitus e teoria da prática. 2023. 313 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta tese defende que há uma relação entre habitus e práxis na formação de recreadores e, consequentemente, na teoria da prática da recreação no Brasil. Todavia, embora haja tradição do conhecimento sobre recreação na graduação em Educação Física, a recreação não é pensada no meio universitário como um conhecimento, sendo relegada apenas a um saber- fazer. Devido a essa caracterização instrumental, historicamente as pessoas buscam formação em recreação em cursos ?práticos? de curta duração, os quais respondem de forma imediata e positivada às demandas da intervenção da recreação total, ou seja, aos diferentes campos de trabalho dessa área. A demanda, assim constituída, é satisfeita por um tipo específico de agente-formador, dotado de um capital cultural que o qualificou para ofertar conteúdos e estratégias para a atuação profissional na recreação. Sendo, pois, esses agentes especializados em pensar a recreação, qual é a práxis e o habitus que os qualificam nesse subcampo? Frente a essa lacuna, investigamos os saberes dos agentes formadores de recreadores no Brasil, identificando os elementos consensuais para a construção dos rudimentos de uma teoria da prática sistematizada da Recreação. Trata-se de pesquisa descritiva, com entrevistas estruturadas e captação de consensos entre experts, utilizando o método Delphi. Participaram do estudo 09 formadores, dentre os mais importantes em cursos de curta duração de recreação no Brasil na área de Educação Física. As entrevistas foram transcritas, revisadas e organizadas utilizando-se do software Atlas.ti 8.4.2 versão PRO. Esse recurso foi utilizado para aplicar a metodologia de Análise de Conteúdo, conduzindo as etapas de pré-análise, exploração do material e inferências. Um esforço foi traçar as trajetórias de vida e as instâncias formadoras que moldaram o habitus dos recreadores-formadores no Brasil, à luz da teoria de Pierre Bourdieu. As trajetórias indicam que o habitus do recreador-formador é constituído na inteligência emocional e na relação humana, o que lhes confere um status superior dentro de sua categoria social. Isso os privilegia em ser criativos, cunhando atividades, conteúdos e procedimentos para que outros recreadores também possam se beneficiar desses conhecimentos em suas intervenções profissionais e no seu desenvolvimento humano. Em seguida, aplicamos o método Delphi, que ocorreu em duas fases, com vistas a sintetizar o que esses formadores sabem/ensinam. Os resultados indicam que a recreação, enquanto atividades lúdicas mediadas para a experiência lúdica das pessoas, ainda é um conhecimento que se encontra no pensamento instrumental. Em termos epistemológicos, o limite da práxis dos agentes é se voltar para as atividades recreativas de forma indutiva, o que está intrinsicamente ligado ao lugar social herdado pelos agentes, em conformidade ao habitus. Por outro lado, a partir da exegese das categorias pelas quais esses agentes compreendem o fenômeno, é possível abstrair modelos interpretativos na perspectiva de um programa investigativo dos fundamentos de uma teoria da prática da recreação ABSTRACT: This thesis argues that there is a relationship between habitus and praxis in the formation of recreationists and, consequently, in the theory of the practice of recreation in Brazil. However, although there is a tradition of knowledge about recreation in undergraduate Physical Education, recreation is not thought of in the university environment as a knowledge, being relegated only to a know-how. Due to this instrumental characterization, historically people seek training in recreation in "practical" courses of short duration, which respond immediately and positively to the demands of the intervention of total recreation, that is, to the different fields of work in this area. The demand, thus constituted, is satisfied by a specific type of agent-trainer, endowed with a cultural capital that qualified him to offer contents and strategies for professional performance in recreation. Being, therefore, these agents specialized in thinking about recreation, what is the praxis and habitus that qualify them in this subfield? Faced with this gap, we investigated the knowledge of the agents that form recreationists in Brazil, identifying the consensual elements for the construction of the rudiments of a theory of the systematized practice of Recreation. This is a descriptive research, with structured interviews and consensus building among experts, using the Delphi method. Participated in the study 09 trainers, among the most important in short courses of recreation in Brazil in the area of Physical Education. The interviews were transcribed, reviewed and organized using the software Atlas.ti 8.4.2 PRO version. This resource was used to apply the Content Analysis methodology, conducting the stages of pre-analysis, exploration of the material and inferences. One effort was to trace the life trajectories and formative instances that shaped the habitus of recreationists-trainers in Brazil, in the light of Pierre Bourdieu's theory. The trajectories indicate that the habitus of the recreationist-trainer is constituted in the emotional intelligence and in the human relationship, which gives them a superior status within their social category. This privileges them in being creative, coining activities, contents and procedures so that other recreationists can also benefit from this knowledge in their professional interventions and in their human development. Next, we applied the Delphi method, which occurred in two phases, in order to synthesize what these trainers know/teach. The results indicate that recreation, as playful activities mediated for people's playful experience, is still a knowledge that is found in instrumental thinking. In epistemological terms, the limit of the agents' praxis is to turn to recreational activities inductively, which is intrinsically linked to the social place inherited by the agents, in accordance with the habitus. On the other hand, from the exegesis of the categories by which these agents understand the phenomenon, it is possible to abstract interpretive models from the perspective of an investigative program of the foundations of a theory of the practice of recreation |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8183 |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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