Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPimentel, Giuliano Gomes de Assispt_BR
dc.contributor.authorMartines, Isabel Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T17:22:34Z-
dc.date.available2024-12-04T17:22:34Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationMARTINES, Isabel Cristina. A educação ambiental da formação docente em Educação física. 2023. 260 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8184-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentelpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Investigamos como as experiências relacionadas à Educação Ambiental são desenvolvidas na formação docente em Educação Física no Brasil. Presumimos que os vetores gerados no processo de ambientalização da Educação Física ainda não foram suficientemente explicitadas. A partir de nossa inserção docente nesse universo e do diálogo com a teoria da complexidade, conjecturamos que a interconexão a ser compreendida ocorre num sistema dinâmico, no qual estão envolvidos diversos elementos que se retroalimentam. O objetivo principal foi compreender o padrão de funcionamento das experiências formativas que envolvem a Educação Ambiental nos cursos de licenciatura em Educação Física do Brasil. Quanto aos objetivos específicos, buscamos: a) identificar conceitos centrais que circulam no espaço de relações dialógicas entre a Educação Física e a Educação Ambiental; b) mapear a oferta relativa à Educação Ambiental presente nos Projetos Pedagógicos dos Cursos; c) investigar o perfil de docentes que atuam nas disciplinas relacionadas à temática socioambiental e as práticas relacionadas à Educação Ambiental que são desenvolvidas. Metodologicamente, o estudo configura-se como uma pesquisa social de tônica autobiográfica, organizada em fases, níveis, categorias e indicadores, que analisou os currículos de 120 cursos ofertados presencial e gratuitamente no país. Após a tabulação, categorização e triagem desses dados, aplicamos um questionário para 41 docentes que ministram disciplinas obrigatórias afeitas à temática socioambiental. Frente ao quantitativo de dados obtidos, adotamos o uso de tratamentos estatísticos para selecionar relações significativas, as quais foram discutidas qualitativamente em diálogo com a revisão da literatura e à luz dos princípios analíticos do pensamento complexo moriniano. Conseguimos revelar tendências nos currículos institucionais, nas ementas das disciplinas e nas ações docentes, de modo que, em síntese, as relações mais afeitas à ambientalização da formação inicial em Educação Física se aproximam dos estudos do lazer, do paradigma da sustentabilidade, das interconexões entre corpo, cultura e natureza e na materialização das intervenções por meio da recreação e das práticas de aventura. Por fim, entendemos que esse conhecimento do quadro geral, de suas lacunas e de determinados indicadores de padrões emergentes, nos impele à proposição de um programa de pesquisa e ensino para ampliar a complexidade acadêmica com vistas à ecoformação pela movência. A ideia defendida, por fim, é de que essa tese resulta em uma proposta de Educação Ambiental da Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: We researched how experiences related to Environmental Education are conducted in Physical Education teaching in Brazil. We assumed that the vectors generated in the process of the environmentalization of Physical Education have not yet been made sufficiently explicit. From our teaching practice in this field and from the reflections regarding complexity theory, we surmise that the interconnection to be understood occurs in a dynamic system, in which several elements are involved and feed off each other. The main objective was to understand the operating pattern of educational experiences involving Environmental Education in undergraduate courses in Physical Education in Brazil. As for the specific objectives, we sought to: a) identify central concepts that circulate in the space of dialogic relations between Physical Education and Environmental Education; b) map the provision related to Environmental Education present in Course Pedagogical Projects; c) research the profile of teachers who work in disciplines related to the socio-environmental theme and the practices related to Environmental Education that are developed. Methodologically, the study is configured as social research with an autobiographical emphasis, organized in phases, levels, categories, and indicators, which analyzed the curricula of 120 courses offered in person and for free in the country. After tabulating, categorizing, and sorting this data, we applied a questionnaire to 41 teachers of compulsory subjects related to the socio-environmental theme. Given the amount of data obtained, we adopted the use of statistical processing to select significant relationships, which were discussed qualitatively in dialog with the literature review and in light of the analytical principles of morinian complex thought. We were able to reveal tendencies in the institutional curricula, in the course syllabuses, and in the teachers' actions, in such a way that, in summary, the relations that are most associated with the environmentalization of the initial education in Physical Education are connected to leisure studies, the sustainability paradigm, the interconnections between body, culture, and nature, and the implementation of the activities through recreation and adventure practices. In conclusion, we understand that this knowledge of the general picture, of its gaps and of certain indicators of emerging patterns, impels us to propose a research and teaching program to increase academic complexity with a view to eco- training through movement. The idea upheld is that this thesis results in a proposal for Environmental Education in Physical Educationpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMovênciapt_BR
dc.subjectEcoformaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.ddc378pt_BR
dc.titleA educação ambiental da formação docente em Educação físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Inácio, Humberto Luís de Deus-
dc.contributor.referee2Both, Jorge-
dc.contributor.referee3Bahia, Mirleide Chaar-
dc.contributor.referee4Souza, Juliano de-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical260 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Isabel Cristina Martines_2023.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.