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dc.contributor.advisorHerold Junior, Carlospt_BR
dc.contributor.authorFugi, Nataly de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T17:35:38Z-
dc.date.available2024-12-04T17:35:38Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationFUGI, Nataly de Carvalho. Linguagem incorporada e os processos de comunicação na educação física escolar. 2022. 276 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8187-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Juniorpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente tese de doutorado possui como tema central a compreensão da incorporação da linguagem como sendo de fundamental importância para desvelar os processos de comunicação das manifestações da cultura corporal que são específicas da Educação Física. Para tanto, objetivamos apresentar uma leitura conceitual de processos semióticos em diálogo com teorias da cognição incorporada no campo pedagógico da Educação Física como superação de concepções que ainda operam com discursos dicotômicos de linguagem. Como metodologia, a presente pesquisa se encontra alocada no campo de conhecimento científico-filosófico, em que apresenta uma abordagem geral caracterizada como qualitativa e utiliza da pesquisa bibliográfica para compor suas explicações teóricas, elencando como norteamento filosófico a fenomenologia. Pauta-se nas seguintes categorias a) semiótica; b) fenomenologia da percepção; c) cognição incorporada; d) metáforas corporificadas; e) funções psicológicas superiores; f) função superior motora; g) níveis de desenvolvimento do movimento humano; e, h) as dimensões de linguagem-corpo-movimento. No desenvolvimento da pesquisa, em um primeiro momento, explanamos aspectos da evolução e desenvolvimento da comunicação humana, suas distinções com as demais espécies, bem como, as influências dos estudos dos conceitos de linguagem e de corpo no campo do movimento humano. Assim, produzimos categorias de interpretação entre a relação destes conceitos, sendo elas, 1. Desincorporação que trabalha com aspectos conceituais dicotômicos de corpo e mente, comumente atribuídos às teses de Descartes; 2. Incorporação que apresenta a experiência corporal como síntese do processo de desenvolvimento da linguagem baseada na fenomenologia de Merleau-Ponty; e 3. Cognição incorporada que aprofunda as explicações sobre os processos de uma linguagem corporificada com conhecimentos produzidos nas neurociências em uma perspectiva científica-filosófica. A partir disso, em um segundo momento da pesquisa, assumimos a categoria 3. Cognição incorporada, desenvolvida pelos pesquisadores Lakoff e Johnson, como base fundante da compreensão de uma linguagem corporificada. Consideramos, também, a lógica explicativa da comunicação dos distintos tipos de signos da semiótica, proposta por Charles Sanders Peirce, como complementação dialógica na compreensão dos processos de comunicação do movimento humano como uma linguagem incorporada. Com isso, defendemos que o movimento humano, em suas especificidades da Educação Física, é comunicado/produzido/apropriado em um processo de linguagem incorporada pelas/nas experiências vivenciadas na cultura, desenvolvendo níveis de funções motoras superiores. Deste modo, a Educação Física, no âmbito da educação, deve desenvolver/promover esses distintos níveis de desenvolvimento nos alunospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The central theme of this doctoral thesis is understanding of the incorporation of language as being of fundamental importance to unveil the communication processes of the manifestations of body culture that are specific to Physical Education. To do so, we aim to present a conceptual reading of semiotic processes in dialogue with theories of cognition incorporated in the pedagogical field of Physical Education as a way of overcoming conceptions that still operate with dichotomous speeches of language. Concerning methodology, this research is located in the field of scientific-philosophical knowledge, presenting a general approach characterized as qualitative, using bibliographic research to compose its theoretical explanations, and adopting phenomenology as a philosophical guide. It is based on the following categories a) semiotics; b) phenomenology of perception; c) embodied cognition; d) embodied metaphors; e) higher psychological functions; f) higher motor function; g) levels of human movement development; and h) the dimensions of language-body-movement. In the development of the research, initially, we explain aspects of the evolution and development of human communication, its distinctions from other species, as well as the influences of studies on the concepts of language and body in the field of human movement. Thus, we produce categories of interpretation among the relationships of these concepts, being, 1. Disincorporation, that works with dichotomous conceptual aspects of body and mind, commonly attributed to Descartes' thesis; 2. Incorporation, that presents the body experience as a synthesis of the language development process, based on Merleau-Ponty's phenomenology; and 3. Embodied cognition (Embodied mind), that deepens the explanations about the processes of a language embodied with knowledge produced in neurosciences in a scientific-philosophical perspective. From this, in a second moment of the research, we assumed the category 3. Embodied cognition (Embodied mind), developed by researchers Lakoff and Johnson, as a foundational basis for understanding an embodied language. We also consider the explanatory logic of the communication of the different types of signs in semiotics, proposed by Charles Sanders Peirce, as a dialogic complementation in the understanding of the communication processes of human movement as an incorporated language. With this, we defend that human movement, in its specificities of Physical Education, is communicated/produced/appropriated in a process of language incorporated by/in the experiences lived in the culture, promoting higher levels of motor functions. In this way, Physical Education, within the scope of education, must develop/promote these different levels of development in studentspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectLinguagem - Movimento corporalpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleLinguagem incorporada e os processos de comunicação na educação física escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Velozo, Emerson Luíz-
dc.contributor.referee2Almeida, Felipe Quintão de, 1979--
dc.contributor.referee3Souza, Juliano de-
dc.contributor.referee4Lara, Larissa Michelle, 1973--
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical276 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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