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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8202
Autor(es): | Campigotto, Lucas Monteiro |
Orientador: | Pierini, Fábio Lucas |
Título: | O arquétipo do medo na literatura gótica : de Walpole Stoker |
Banca: | Ferreira, Geniane Diamante Ferreira |
Banca: | Pereira, Júlio César França |
Palavras-chave: | Arquétipo do medo;Literatura gótica;Símbolo;Mito;Walpole, Horace, 1717-1797. O Castelo de Otranto - Romance |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | CAMPIGOTTO, Lucas Monteiro. O arquétipo do medo na literatura gótica: de Walpole Stoker. 2023. 125 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | Esta dissertação tem por objetivo investigar algumas expressões do arquétipo do medo na literatura gótica, em um recorte histórico que data da publicação de The Castle of Otranto, de Horace Walpole, em 1764, até a publicação de Dracula, de Bram Stoker em 1897. Para realizarmos tal investigação, o trabalho foi dividido em três partes, como um diálogo que buscamos encontrar um terceiro elemento no último momento. A primeira parte diz respeito à origem e desenvolvimento do conceito de gótico até a literatura gótica e suas principais características. Na segunda parte, traçamos um olhar mais conceitual em relação ao significado de "arquétipo" para a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, além de como este conceito, que parte de um olhar mais macro, se expressa em um olhar mais micro, ou seja, nos indivíduos, através dos símbolos e as narrativas criadas para representar estes símbolos: os mitos. Por fim, em um terceiro momento, investigamos como ocorrem as representações arquetípicas do arquétipo do medo na literatura gótica do período citado, sobretudo ao associarmos as imagens que são projetadas neste medo ao relacionarmos aos temas da morte, dos monstros e da loucura. This dissertation aims to investigate some expressions of the archetype of fear in Gothic literature, in a historical perspective dating from the publication of The Castle of Otranto, by Horace Walpole, in 1764, to the publication of Dracula, by Bram Stoker, in 1897. To carry out such an investigation, the work was divided into three parts, as a dialogue in which we sought to find a third element at the last moment. The first part concerns the origin and development of the concept of gothic to gothic literature and its main characteristics. In the second part, we draw a more conceptual look at the concept of archetype for Carl Gustav Jung's Analytical Psychology, as well as how this concept, which starts from a more macro look, is expressed in a more micro look, that is, in the individuals, through the symbols and narratives created to represent these symbols: the myths. Finally, in a third moment, we investigate how the archetypal representations of the archetype of fear occur in the Gothic literature of the aforementioned period, especially when we associate the images that are projected in this fear when we relate it to the themes of death, monsters and madness. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Fábio Lucas Pierini. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8202 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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