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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8207
Autor(es): | Wagner, Valdirene |
Orientador: | Vissoci, João Ricardo Nickenig |
Título: | Desenvolvimento de um protocolo de intervenção com capoeira para a promoção da saúde mental em pessoas com deficiência |
Banca: | Gasparin, João Luiz, 1941- |
Banca: | Fiorese, Lenamar |
Banca: | Macuch, Regiane da Silva |
Banca: | Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
Palavras-chave: | Pessoa com deficiência;Método gaspariano;Saúde mental;Intervention Mapping - Ciência da implementação;Atividade física |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | WAGNER, Valdirene. Desenvolvimento de um protocolo de intervenção com capoeira para a promoção da saúde mental em pessoas com deficiência. 2023. 139, [19] f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Pessoas com deficiência enfrentam barreiras que afetam a saúde mental. Programas voltados para promoção da saúde mental têm sido desenvolvidos, mas são ineficazes quando não possuem abordagem sistemática baseada em teoria e evidência. O objetivo deste estudo foi desenvolver um protocolo aprimorado baseado no Mapeamento de Intervenções com nível de evidência e colaboração dos Stakeholders para alcançar mais força, estabilidade e consistência em pesquisa aplicada à implementação da atividade física capoeira para a saúde mental de pessoas com deficiência. A tese estrutura-se em três artigos. O primeiro apresenta uma revisão sistemática que objetivou analisar o nível de evidência das atividades físicas na saúde mental de pessoas com deficiência. O segundo teve por objetivo identificar o que pensam os Stakeholders em relação ao projeto e as estratégias de implementação de atividade física para a saúde mental na elaboração do protocolo e no terceiro, se desenvolveu o protocolo com Mapeamento de Intervenções. Os resultados do primeiro estudo demonstraram que aspectos da saúde mental foram investigados em pessoas com deficiência visual, intelectual, psicossocial, crônica, física e usuários de cadeira de rodas totalizando 537 participantes de 7 países que praticaram ginástica, dança, ioga, basquete, exercícios aeróbicos e resistidos, ludoterapia, atividade física adaptada, Tai Chi Ball e Tai Chi. As pessoas com deficiência auditiva, surdos e com múltiplas deficiências não foram incluídas. A maioria dos estudos tinha de moderado a alto risco de viés em pelo menos um item. Conclui-se que devido ao baixo número de estudos, à amostragem gerada e o alto risco de viés encontrado, os resultados são inconclusivos. No segundo estudo, foram realizadas 32 entrevistas que geraram 37 estratégias de intervenção e relato oral de que as atividades físicas têm efeito benéfico na superação de processos traumáticos. Conclui-se que as estratégias sugeridas são viáveis e de baixo custo e aplicáveis ao protocolo. No terceiro estudo desenvolvemos aplicações sobre temas, conteúdos, práticas e materiais utilizando as etapas do Mapeamento de Intervenções. Desenvolvemos um modelo lógico para atender o plano e a implementação do programa apoiado em seis etapas sistemáticas. O uso do Mapeamento de Intervenções, para o planejamento sistemático do protocolo produziu um plano coerente e detalhado para a intervenção. O método gaspariano organizou a capoeira, a teoria sugere a saída do comportamento psíquico elementar para o comportamento psíquico superior. O modelo é adaptável a diferentes contextos e a estrutura é de baixo custo. O protocolo estabeleceu as diretrizes para as respostas às lacunas encontradas nas análises das evidências. ABSTRACT: People with disabilities face barriers that affect their mental health. Programs aimed at promoting mental health have been developed, but are ineffective when they lack a systematic approach based on theory and evidence. The aim of this study was to develop an improved protocol based on Intervention Mapping with level of evidence and stakeholder collaboration to achieve greater strength, stability and consistency in research applied to the implementation of capoeira physical activity for the mental health of people with disabilities. In order to achieve the proposed objectives, we structured the thesis into three articles. The first presents a systematic review that aims to analyze the level of evidence for physical activity in the mental health of people with disabilities. The second aimed to identify what the stakeholders think about the project and the strategies for implementing physical activity for mental health in the development of the protocol, and in the third, the protocol was developed with Intervention Mapping. The results of the first study showed that aspects of mental health were investigated in people with visual, intellectual, psychosocial, chronic, physical disabilities and wheelchair users, totaling 537 participants from 7 countries who practiced gymnastics, dance, yoga, basketball, aerobic and resistance exercises, play therapy, adapted physical activity, Tai Chi Ball and Tai Chi. People with hearing impairments, deaf people and people with multiple disabilities were not included. Most of the studies had a moderate to high risk of bias in at least one item. The conclusion is that the strength of the evidence for physical activity to promote mental health in this population cannot yet be believed or disbelieved. In the second study, 32 interviews were conducted which generated 37 intervention strategies and oral reports that physical activity has a beneficial effect on overcoming traumatic processes. We concluded that the suggested strategies were feasible and low-cost and included them in the protocol. In the third study, we developed applications on themes, content, practices and materials using the Intervention Mapping steps. We developed a logic model for planning and implementing the program based on the six systematic steps of the protocol. We concluded that using Intervention Mapping to systematically plan the protocol produced a coherent and detailed plan for the intervention. The Gasparian method organizes the coop, and the theory makes it possible for subjects to move from current psychic behavior to elementary psychic behavior. The model is adaptable to different contexts and the structure is low-cost. The protocol established the guidelines for responses to the gaps found in the analysis of the evidence |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. João Ricardo Nickenig Vissoci Coorientador: Prof. Dr. Leonardo Pestillo de Oliveira Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8207 |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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