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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rinaldi, Wilson | pt_BR |
dc.contributor.author | Menegassi, Vanessa Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T13:29:04Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T13:29:04Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MENEGASSI, Vanessa Menezes. Desenvolvimento de um sistema de avaliação de habilidades específicas para o futebol. 2023. 198 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8208 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Wilson Rinaldi | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A dimensão técnica no futebol representa o "como" alcançar determinado objetivo, por meio de ações motoras especializadas, que são utilizadas pelos jogadores e praticantes para resolver os problemas do jogo. Existe uma lacuna na literatura acerca de métodos de avaliação de habilidades específicas, com suficientes evidências de validade para o contexto brasileiro. O objetivo da presente tese foi desenvolver um sistema de avaliação de habilidades específicas para utilização com jogadores e jogadoras de futebol de diferentes níveis competitivos. O processo envolveu as seguintes etapas: revisão de literatura acerca das nomenclaturas, definições e protocolos previamente validados; criação da estrutura e variáveis do sistema; realização de estudo piloto; construção e aplicação dos procedimentos de validação de conteúdo e face; desenvolvimento de uma ferramenta/plataforma web; definição de um modelo de escore de avaliação; aplicação na amostra alvo; e verificação das evidências de validade e confiabilidade. Foram avaliados 319 jogadores/as de 17 escolas, projetos e clubes de futebol, no contexto de iniciação esportiva e categorias de base. A matriz conceitual preliminar do sistema envolveu um quadro com 12 habilidades, sendo 7 ofensivas e 5 defensivas, além dos desfechos/variáveis (n = 47) . Foi desenvolvido um aplicativo Shiny, utilizando os softwares R e R Studio, para servir como plataforma de utilização do sistema. Participaram do processo de construção do escore cinco peritos/experts na modalidade. Os escores foram atribuídos de forma independente. Para o procedimento de validação de conteúdo, a partir de análise teórica dos itens, foi identificado que nenhum destes apresentaram valor inferior a r = 0,80. No procedimento de validação de face, a amostra declarou que as variáveis/definições do SAHEF estão claras e compreensíveis e que acreditam que o sistema avalia o desempenho de habilidades específicas do futebol. Ainda, 81% relataram que não sentiram dificuldade de entender o sistema e 91% utilizariam em seu trabalho com a modalidade. A aplicação na amostra alvo permitiu identificar satisfatórias evidências de validade de construto e confiabilidade. Por meio da comparação entre grupos de diferentes níveis competitivos, identificou-se que participantes de "Escolas de Iniciação" apresentam valores inferiores no escore da fase ofensiva e no escore global do SAHEF (p < 0,05) em comparação à jogadores de categorias de base. Com relação à confiabilidade, 33 das 38 variáveis/desfechos apresentaram concordância quase perfeita (r = 0,81 – 1,00) para a reprodutibilidade intra e inter-avaliadores. Conclui-se que o sistema permite a avaliação de 11 habilidades específicas do futebol. Foram identificadas satisfatórias evidências de validade de conteúdo, face e construto, bem como, confiabilidade | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The technical dimension in soccer represents the "how" to achieve a certain objective, through specialized motor actions, which are used by players and practitioners to solve game problems. There is a gap in the literature about specific skills assessment methods, with sufficient evidence of validity for the Brazilian context. The aim of this thesis was to develop a specific skills assessment system for use with soccer players of different competitive levels. The process involved the following steps: literature review about nomenclatures, definitions and previously validated protocols; creation of structure and system variables; conducting a pilot study; construction and application of content and face validation procedures; development of a web tool/platform; definition of an evaluation score model; application to the target sample; and verification of evidence of validity and reliability. 319 players from 17 schools, projects and soccer clubs, of both sexes, were evaluated in the context of sports initiation and grassroots categories. The preliminary conceptual matrix of the system involved a table with 12 skills, 7 offensive and 5 defensive, in addition to the outcomes/variables (n = 47). A Shiny application was developed, using the R and R Studio software, to serve as a platform for using the system. Five experts in the modality participated in the construction process of the score. The scores were assigned independently. For the content validity procedure, based on the Theoretical Analysis of the Items, it was identified that none of these had a value lower than r = 0.80. In the face validity procedure, the sample declared that the SAHEF variables/definitions are clear and understandable and that they believe that the system evaluates the performance of specific soccer skills. Also, 81% reported that they had no difficulty understanding the system and 91% would use it in their daily work with soccer. The application in the target sample allowed identifying satisfactory evidence of construct validity and reliability. Through the comparison between groups of different competitive levels, it was identified that participants from "Soccer Youth Schools" have lower values in the offensive phase score and in the SAHEF global score (p < 0.05) compared to the academy selected players. With regard to reliability, 33 of the 38 variables/outcomes showed almost perfect agreement (r = 0.81 – 1.00) for intra- and inter-rater reproducibility. It is concluded that the system allows the evaluation of 11 specific soccer skills. Satisfactory evidence of content, face and construct validity was identified, as well as reliability | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.subject | Esportes juvenis | pt_BR |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.334 | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um sistema de avaliação de habilidades específicas para o futebol | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Greco, Pablo Juan | - |
dc.contributor.referee2 | Borges, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.referee3 | Vissoci, João Ricardo Nickenig | - |
dc.contributor.referee4 | Rechenchosky, Leandro | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 198 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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