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dc.contributor.advisorPrado, Márcio Roberto dopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Natalia Corbellopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T14:08:30Z-
dc.date.available2024-12-03T14:08:30Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Natalia Corbello. The composition and reception of time in the art of videogames = A composição e a recepção do tempo na arte dos videogames. 2023. 276 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8215-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Márcio Roberto do Prado.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractThe present master's thesis investigates time in the art of videogames through a techno-aesthetic perspective, aiming to understand how this art form inaugurates new imaginative variations on the basis of which social and subjective perceptions of time can be poetically reconfigured. In dialogue with literary and media studies, we begin our journey by investigating how the technology of writing was capable of conditioning specific models of temporal perception in literate societies, which were subsequently re-elaborated by literature. We then compare this techno-historical development with that of digital technology and the art of videogames, proposing the remainder of the thesis as an in-depth investigation on the ways through which the latter is capable of re-elaborating new temporal models conditioned by the former. In order to establish our theoretical groundings, we dedicate one chapter to discussing and defining the concepts of narrative, fiction, medium, and videogame; and another chapter to a literature review of ten previously developed theories of videogame time, as well as to the articulation of our own theoretical proposition. Finally, we turn to the analysis of specific videogames - mainly selected among the nominees of 2014-2023 editions of The Game Awards, the BAFTA Games Awards, the Game Developers Choice Awards, and the Independent Games Festival - to examine the poetic and aesthetic nuances of their temporal configuration based on the three analytical categories of order, duration, and frequency. The results of our investigation allow us to conclude that the art of videogames consolidates itself in the context of a temporal regime of punctuality - marked by the emphasis over a present that unfolds into its immediate future - and responds to it by way of poetically elaborating on the temporal mastery of its players.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o tempo nos videogames a partir de uma abordagem tecno-estética, buscando compreender como essa forma de arte permite novas variações imaginativas a partir das quais podemos reconfigurar, poeticamente, nossa percepção social e subjetiva do tempo. Em diálogo com a teoria literária e os estudos de mídia, começamos por investigar como a tecnologia da escrita pôde condicionar modelos próprios de percepção temporal nas sociedades letradas, que foram então reelaborados pela literatura. Em seguida, traçamos um paralelo com a tecnologia do digital e a arte dos videogames, propondo o restante da dissertação como uma investigação de maior fôlego que busque compreender as formas a partir das quais esta última é capaz de reelaborar os novos modelos temporais condicionados pela primeira. Para estabelecer nosso referencial teórico, dedicamos um capítulo a discutir e definir os conceitos de narrativa, ficção, mídia e videogame. Posteriormente, dedicamos um capítulo de revisão bibliográfica a analisar criticamente dez propostas de teorização do tempo nos videogames e, a partir delas, articulamos nossa própria proposta. Por fim, voltamo-nos à análise de casos específicos - selecionados, prioritariamente, entre as nomeações dos eventos The Game Awards, BAFTA Games Awards, Game Developers Choice Awards e Independent Games Festival ocorridos entre os anos de 2014 e 2023 - para examinar as nuances poéticas e estéticas da configuração temporal dessa forma de arte a partir de três categorias norteadoras: a ordem, a duração e a frequência. Os resultados de nossa análise permitem concluir que a arte dos videogames se consolida em relação a um regime temporal de pontualidade - em que o presente é acentuado em seus imediatos desdobramentos futuros - e responde a ele elaborando poeticamente o domínio de seus jogadores sobre o tempo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subject.ddc400pt_BR
dc.titleThe composition and reception of time in the art of videogames = A composição e a recepção do tempo na arte dos videogamespt_BR
dc.title.alternativeA composição e a recepção do tempo na arte dos videogamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Marins, Líliam Cristina-
dc.contributor.referee2Ferreira, Emmanoel Martins-
dc.contributor.referee3Flory, Alexandre Villibor-
dc.publisher.departmentDepartamento de Teorias Linguísticas e Literárias-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical276 f. : tabs., il color.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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