Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8220
Autor(es): Camargo, Micheli Cristiana Ribas
Orientador: Martha, Alice Áurea Penteado
Título: Mediações culturais do programa Curitiba lê (2010-2022) : formação de leitores fora do contexto escolar
Banca: Prado, Márcio Roberto do
Banca: Yunes, Eliana Lucia Madureira
Palavras-chave: Mediações culturais;Curitiba (PR) - Formação de leitores - Contexto escolar
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CAMARGO, Micheli Cristiana Ribas. Mediações culturais do programa Curitiba lê (2010-2022): formação de leitores fora do contexto escolar. 2023. 295 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: Esta dissertação expõe os resultados da pesquisa que objetivou analisar o uso das mediações culturais no Programa Curitiba Lê (PCL), entre os anos de 2010 e 2022, e o impacto gerado na população atendida pelo PCL, fora do contexto escolar. Há doze anos, o Curitiba Lê, planejado e implantado pela coordenação de literatura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), promove a leitura com foco na fruição de textos literários e de múltiplas linguagens. O programa se organiza por meio de 16 Casas da Leitura (CL), espaços voltados à atenção social, com obras de literatura e artes e, em sua maioria, preparados para realizar rodas de leituras, contação de histórias, laboratórios de leitura e escrita. Assim, o presente estudo traz o levantamento quantitativo do PCL junto à FCC, a coleta de dados de campo e a análise dos dados qualitativos de questionários aplicados a mediadores e beneficiários. A pertinência deste trabalho se deve ao fato de que cada comunidade - e indivíduo - pode reagir de diferentes maneiras à prática da leitura do texto literário, bem como a análise da experiência do programa curitibano, enquanto política pública municipal, em um viés ainda não explorado - inclusive durante o período da Pandemia da Covid-19, com a diversificação das atividades em ambientes virtuais -, pode auxiliar a compreender o papel singular do mediador cultural, os limites e potenciais que o programa apresenta. Os fundamentos teóricos para a realização deste estudo encontram-se, sobretudo, em Candido (1964; 1995), Chartier (1999; 2001; 2002; 2011), Yunes (2002; 2014; 2019), Petit (2009; 2010; 2013; 2019), Aguiar (1996; 2004; 2011), Colomer (2011) e BAJOUR (2012). Durante a etapa da análise, verificamos que atualmente: o número de mediadores é insuficiente para atender a todas as demandas do PCL; o horário de funcionamento das CL não é acessível a todos; nem sempre a divulgação favorece a participação do público espontâneo; faltam investimentos em novos editais de literatura, assim como para atualizar o acervo de obras e para financiar ônibus para levar a comunidade carente até as bibliotecas; e o número de novos leitores é impreciso. Por outro lado, percebemos que as mediações são efetivas e marcantes, principalmente por usarem a oralidade e a escuta como ponte até os livros; as rodas de leitura nas instituições desmistificam o preconceito de que ler pode ser chato, sendo motivador até mesmo para os professores; as Casas da Leitura oferecem ambientes acolhedores para os beneficiários e encontram-se, em geral, em lugares estratégicos da cidade; os mediadores que criam relações individuais com os usuários colhem resultados satisfatórios; as parcerias com instituições elevam o número de atendimentos, favorecendo à população mais carente o acesso à literatura enquanto um bem cultural; o Curitiba Lê é democrático, podendo beneficiar a população com distintas faixas etárias, níveis socioeconômicos e graus de escolaridade. Desta maneira, concluímos: há um forte potencial para a ampliação do alcance do Curitiba Lê e o programa pode ser um exemplo para outras cidades que desejam fomentar à leitura.
This dissertation presents the results of the research that aimed to analyze the use of cultural mediations in the Program Curitiba Lê (PCL), between the years 2010 and 2022, and the impact generated in the population served by PCL, outside the school context. For twelve years, Curitiba Lê, planned and implemented by the literature coordination of the Cultural Foundation of Curitiba (FCC), promotes reading with a focus on the enjoyment of literary texts and multiple languages. The program is organized through 16 Reading Houses (CL), spaces aimed at social attention, with works of literature and arts and, in most cases, prepared to hold reading rounds, storytelling, reading and writing labs. Thus, the present study brings the quantitative survey of the PCL with the FCC, the collection of field data and the analysis of qualitative data from questionnaires applied to mediators and beneficiaries. The relevance of this work is due to the fact that each community - and individual - may react in different ways to the practice of reading literary texts, and the analysis of the experience of the Curitiba program, as a municipal public policy, in a bias not yet explored - including during the period of the Covid-19 Pandemic, with the diversification of activities in virtual environments - may help to understand the unique role of the cultural mediator, the limits and potentials that the program presents. The theoretical foundations for this study are found, above all, in Candido (1964; 1995), Chartier (1999; 2001; 2002; 2011), Yunes (2002; 2014; 2019), Petit (2009; 2010; 2013; 2019), Aguiar (1996; 2004; 2011), Colomer (2011) e BAJOUR (2012). During the analysis stage, we found that currently: the number of mediators is insufficient to meet all the demands of the PCL; the opening hours of the CLs are not accessible to all; publicity does not always favor participation by the spontaneous public; there is a lack of investment in new public notices for literature, as well as in updating the collection of works and financing buses to take the needy community to the libraries; and the number of new readers is imprecise. On the other hand, we noticed that the mediations are effective and striking, mainly because they use orality and listening as a bridge to the books; the reading rounds in the institutions demystify the prejudice that reading can be boring, being motivating even for teachers; the Reading Houses offer welcoming environments for the beneficiaries and are generally located in strategic places in the city; The mediators who create individual relationships with the users obtain satisfactory results; the partnerships with institutions increase the number of attendances, favoring the needy population to have access to literature as a cultural asset; Curitiba Lê is democratic, being able to benefit the population with different age groups, socioeconomic levels and education levels. Thus, we conclude: there is a strong potential for expanding the reach of Curitiba Lê and the program can be an example for other cities that wish to promote reading.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Alice Áurea Penteado Martha.
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8220
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Micheli Cristiana Ribas Camargo_2023.pdf34,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.