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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8221
Autor(es): | Silva, Aliquele Cristini da |
Orientador: | Oliveira, Neil Armstrong Franco de |
Título: | Gênero como construção social no ensino e aprendizagem de língua inglesa : a tranversalidade temática nos documentos oficiais e no livro didático |
Banca: | Calvo, Luciana Cabrini Simões |
Banca: | França, Fabiane Freire |
Palavras-chave: | Concepção dialógica da linguagem.;Ensino de línguas;Língua inglesa;Livro didático;Gênero como construção social |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SILVA, Aliquele Cristini da. Gênero como construção social no ensino e aprendizagem de língua inglesa: a tranversalidade temática nos documentos oficiais e no livro didático. 2022. 179 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | A escola tem como função social levar discentes ao desenvolvimento integral como sujeitos crítico-reflexivos, que podem transformar a sociedade a partir da prática de respeito. Entretanto, há um crescente movimento de desestímulo e de ameaças a quem tenta levantar discussões que envolvam gênero no ambiente escolar, pois o tema ainda é considerado um tabu, mesmo dentro das famílias, principalmente por estar relacionado a assuntos como orientação sexual e identidade de gênero. Por isso, justificamos nossa pesquisa pela necessidade do debate acerca do gênero como construção social na escola, pois, além de ser mediadora na formação do sujeito, é, também, um local de apoio e de proteção para os estudantes. Dessa forma, objetivamos analisar enunciados de uma coleção de livro didático de língua inglesa adotada pela rede pública de ensino do estado do Paraná, entre os anos 2020 e 2023, e de documentos oficiais da educação, atentando-se para o gênero como construção social nos temas transversais. Metodologicamente, adotamos, sobretudo, a perspectiva da análise documental qualitativa dos documentos embasadores da educação, sem desconsiderar os quantitativos, a saber: Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH, 1998), Constituição Federal (CF, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH, 2009), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da coleção de livro didático para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, na rede pública do estado do Paraná. A pesquisa se sustenta teoricamente pela concepção dialógica da linguagem, advinda dos postulados do círculo de Bakhtin, com destaque para os conceitos de enunciado concreto, ideologia, signo ideológico e por estudiosos como Freire (1996; 1967), Foucault (1996), Scott (1989), Swain (2001), Butler (2003), sendo esses três últimos para fomentar a discussão sobre gênero como construção social. Os resultados nos levam a constatar que em alguns documentos (PNDH, LDB, PNC) há diálogo mais explícito acerca da temática gênero como construção social, enquanto que em outro (BNCC) há uma espécie de silenciamento. No conjunto dos PCN (1998) para o ensino fundamental há um livro destinado ao Tema Transversal (TT) Orientação Sexual: Relações de Gênero que explica, conceitua e orienta os docentes. Já na BNCC, além de não constar no corpo do documento a menção a gênero, a possibilidade dessa discussão ficou diluída no Tema Contemporâneo Transversal (TCT) de Direitos Humanos e de Vida Familiar e Social, cujo conteúdo verificamos apenas por meio da referência em nota de rodapé. Na análise da coleção didática, vimos que o livro promove gradativamente, por meio de enunciados a discussão sobre o gênero como construção social, o respeito e a convivência na diversidade. Concluímos com esta pesquisa que os documentos embasadores da educação e a coleção de livro didático analisada possuem uma relação de diálogo que possibilita a discussão sobre gênero como construção social no ambiente escolar, isto é, os docentes estão amparados, tanto pelos documentos quanto por sua própria função social, a trabalhar o gênero em sala de aula. Além disso, diante do contexto atual, as discussões acerca da identidade de gênero e da orientação sexual se tornam essenciais para a formação discente e a própria construção de uma sociedade com equidade. The school's social function is to lead students to integral development as a critical-reflective subject, which can transform society through the practice of respect. However, there is a growing movement of discouragement and threats to those who try to raise discussions involving gender in the school environment, as the topic is still considered a taboo, even within families, mainly because it is related to issues such as sexual orientation and gender identity. Therefore, we justify our research by the need to debate gender as a social construction at school. For, in addition to being a mediator in the formation of the subject, it is also a place of support and protection for students. In this way, we aim to analyze statements from an English language textbook collection adopted by the public school system in the state of Paraná, between 2020 and 2023, and from official education documents, paying attention to gender as a social construction in the themes transversal. Methodologically, we adopted, above all, the perspective of qualitative document analysis, without disregarding the quantitative ones, of the documents that support education, namely: Universal Declaration of Human Rights (UDHR, 1998), Constituição Federal (CF, 1988), Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB (1996), Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH, 2009), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) and Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) and the textbook collection for teaching and learning. The research is theoretically supported by the dialogical conception of language, arising from the postulates of Bakhtin's circle, with emphasis on the concepts of concrete utterance, ideology, ideological sign, and by scholars such as Freire (1996; 1967), Foucault (1996), Scott (1989), Swain (2001), Butler (2003), these last three, and to discuss gender as a social construction, we brought in addition to others. The results lead us to verify that in some documents there is a more explicit dialogue about the theme of gender as a social construction, while in another (BNCC, 2018) there is a kind of silencing. In the set of PCNs (1998) for elementary education there is a book dedicated to the Transversal Theme (TT) Sexual Orientation: Gender Relations that explains, conceptualizes and guides teachers, already in the BNCC, in addition to not mentioning in the body of the document the gender, the possibility of this discussion was diluted in the Transversal Contemporary Theme (TCT) of Human Rights and Family and Social Life, whose content we verified through the reference in a footnote. In the analysis of the didactic collection, we saw that the book gradually promotes, through statements, the discussion about gender as a social construction, respect and coexistence in diversity. We conclude with this research that the foundational documents of education and the analyzed textbook collection have a dialogue relationship that enables the discussion about gender as a social construction in the school environment, that is, teachers are supported both by the documents and by their own role of teaching. to work on gender in the classroom. In addition, given the current social context, discussions about gender identity and sexual orientation become essential for student education and the very construction of a society with equity. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Neil Armstrong Franco de Oliveira. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8221 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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