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Autor(es): Duarte, Romulo Mateus
Orientador: Ortêncio Filho, Henrique, 1977-
Título: Representações sociais de alunos do ensino médio sobre morcegos e a proposição de um jogo educativo como subsídio para o ensino de ciências
Banca: Zanella, Marli Schmitt
Banca: Costa, Valéria Sandra de Oliveira
Palavras-chave: Resíduos sólidos;Educação ambiental - Ensino fundamental;Reciclagem
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DUARTE, Romulo Mateus. Representações sociais de alunos do ensino médio sobre morcegos e a proposição de um jogo educativo como subsídio para o ensino de ciências. 2020. 55 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê.
Abstract: RESUMO: Os morcegos exercem papel fundamental na manutenção e conservação dos ecossistemas em que estão inseridos, atuando como polinizadores, predadores e dispersores de sementes. Essa importância biológica é desconhecida por parte da população que, também, tem seu limitado conhecimento influenciado por lendas e mitos a respeito desses animais. O objetivo da pesquisa foi investigar as representações sociais dos estudantes do ensino médio a respeito de morcegos e, a partir das informações coletadas, desenvolver ações que potencializem o ensino de Ciências. Os questionários foram aplicados no primeiro trimestre de 2019, com alunos do Ensino Médio Integrado em Informática do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado de Goioerê, cidade situada no Noroeste do estado do Paraná. A técnica utilizada foi a de evocação livre de palavras com atribuição de grau de importância e posterior classificação em grupos semânticos que, distribuídos em quadrantes conforme frequência e ordem média, permitiram aferir as representações dos alunos sobre morcegos. Os resultados demonstraram que os alunos possuem conhecimento a respeito dos hábitos e da morfologia dos morcegos, porém, ficou clara a existência de sentimentos negativos como "nojo", "desespero", "terror" relacionados a lendas e mitos como vampirismo. Verificou-se, também, que 44% das respostas relacionadas aos hábitos dos morcegos estavam parcialmente corretas. As constatações realizadas, pela pesquisa, mostram a necessidade de desenvolvimento de ações de ensino que busquem mitigar tais distorções, dando subsídios para os alunos amadurecerem suas percepções sobre esses animais. Nesse sentido, os resultados nortearam o escopo para a criação de um jogo educativo que, de forma lúdica e atrativa, buscou ensinar e sensibilizar a respeito da importância desses animais. No desenvolvimento do jogo, foram utilizadas técnicas avançadas como impressão em 3D com material ABS – Acrilonitrila butadieno estireno e modelagem de personagens e pinos jogadores no material porcelana fria. O jogo foi aplicado e testado em sala de aula em uma turma do segundo ano de Técnico em Moda Integrado ao Ensino Médio, obtendo boa aceitação pelos alunos e pelo professor envolvido, encontrando-se disponível na biblioteca do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado de Goioerê.
ABSTRACT: Bats are animals wich have a fundamental importance to maintaining and conserving the ecosystems where they live, working as pollinators, predators and seed dispersers. Their biological importance is mostly unknown to the population, which also has limited knowledge developed based on legends and myths about these animals. This research aimed to investigate the social representations showed by high school students regarding to bats and, based on the collected data, to develop actions in order to enhance the Science teaching. Questionnaires were applied during the first quarter of 2019, envolving students from High School Informatics Integrated at the Instituto Federal do Paraná, Advanced Campus of Goioerê, a city located in the northwest of the state of Paraná. As technique, it was chosen the named free evocation of words, wich attributed a degree of importance and subsequent classification in semantic groups that, distributed in quadrants related to its sequential frequency and average, allowed us to measure the students' representations about bats. The results point to students who had a background knowledge about the bats' habits and morphology despite of their negative feelings about the animals like "disgust", "despair", "terror" based on legends and myths such as vampirism. It was also demonstrated that 44% of the answers related to bats' habits were only partially correct. The researchs conclusions lead to the need to develop teaching actions strategies that seek to dismiss the misusderstandings by creating tools for students to improve their perceptions about bats. In this sense, the results guided the creation of an educational game that, in a playful and attractive way, sought to teach and raise awareness about the importance of these animals. In order to build the game, advanced techniques were taken such as 3D printing using ABS material - Acrylonitrile butadiene styrene and characters modeling and players pins made in porcelain material. The game was applied and tested into a second year of Technics in Fashion course Integrated to High School class, resulting in good acceptance by the students and by the involved teacher and will be available in the library of the Instituto Federal do Paraná, Advanced Campus of Goioerê.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho
Coorientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8223
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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