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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8228
Autor(es): | Pimentel , Eloisa Pedroni |
Orientador: | Flory, Alexandre Villibor |
Título: | A fantástica fábrica de cadáveres : o teor testemunhal em Cidade de Deus, de Paulo Lins |
Banca: | Prado, Márcio Roberto do |
Banca: | Ferreira, Beatriz Pazini |
Palavras-chave: | Teor testemunhal na literatura;Lins, Paulo, 1958-. Cidade de Deus - Romance - Crítica materialista |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | PIMENTEL , Eloisa Pedroni. A fantástica fábrica de cadáveres: o teor testemunhal em Cidade de Deus, de Paulo Lins. 2022. 167 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo analisar a obra Cidade de Deus, de Paulo Lins, em sua primeira versão, publicada em 1997, e sua relação com a noção de teor testemunhal, desenvolvido por Seligmann-Silva (2009), com atenção especial para sua configuração formal. Essa perspectiva amplia as possibilidades de configuração e de leitura do testemunho da barbárie pela literatura para além de uma categorização fechada de literatura de testemunho, permitindo que sejam analisadas sob esse viés obras que não tratem de eventos-limite, mas representem a catástrofe cotidiana. Respaldados por uma crítica de viés materialista, o foco de nossa análise se detém nos modos de elaboração da instância narrativa, na forma como o espaço se insinua, na dinâmica de tipificação das personagens, na deformação da violência e na repetição incansável do enredo, com o intuito de compreendermos a articulação de tais categorias formais com o teor testemunhal, através da qual a obra se constitui. A partir disso e das discussões críticas provenientes dos estudos que relacionam arte e sociedade, verifica-se tanto a expressão como a crítica (e denúncia) da naturalização social da barbárie, cujo teor testemunhal indica se tratar mais de uma situação estrutural da sociedade brasileira, do que especificamente da favela Cidade de Deus. This dissertation aims to analyze the literary work by Paulo Lins titled "Cidade de Deus" in its first version published in 1997, and its relationship with the notion of testimonial content developed by Seligmann-Silva (2009), with special attention to the formal composition. This perspective, which expands the potential of the configurational testimony of barbarism in literature beyond that of testimonial literature, it is possible to analyze literature that superseeds limited events where the habitual catastrophe is represented. Supported by materialist criticism, the focus of this analysis is on the modes of elaboration of the narrative, the ways in which space is insinuated, the dynamics of the representation of the characters, on the distortion of violence, and on the tireless repetition of the plot, with the aim of understanding the articulation of such formal categories with testimonial content in the literature. On this foundation and through critical discourses arising from studies that relate to art and society, there is a critical expression as well as a denunciation of the social acceptance of barbarism. The testimonial content indicates that it is more a structural situation of Brazilian society, rather than one specifically atributed to the Cidade de Deus slum. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Villibor Flory. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8228 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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