Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8232
Autor(es): Rodrigues, Isadora Cristina Garcia
Orientador: Flory, Alexandre Villibor
Título: Cultura na contracorrente : teatro político estadunidense em três tempos (1910, 1920, 1930)
Banca: Prado, Márcio Roberto do
Banca: Betti, Maria Silvia
Palavras-chave: Teatro - Aspectos políticos;Teatro moderno;Teatro estadunidense;Crítica literária materialista
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RODRIGUES, Isadora Cristina Garcia. Cultura na contracorrente: teatro político estadunidense em três tempos (1910, 1920, 1930). 2022. 235 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a análise de três peças do teatro político estadunidense e o estudo de aspectos dos momentos históricos a partir dos quais esses objetos teatrais são compostos, e para os quais respondem. O primeiro episódio constitui-se como um experimento político-teatral acontecido na cidade de Paterson, Nova Jersey, formulado para operar como instrumento na Greve de Paterson em curso no ano de 1913. Trata-se do Pageant of the Paterson Strike, ou Paterson Pageant, fruto da confluência entre grevistas, membros do Industrial Workers of the World (IWW) e a boemia de Greenwich Village, e meio de propaganda alternativa para o movimento social, a fim de arregimentar apoiadores. Além de dar expressão ao conteúdo social urgente, por meio de uma forma fundamentalmente coletiva, a experiência ressignificou a função do teatro naquela comunidade, tornando-o ferramenta para a tomada de consciência política dos envolvidos no processo. A segunda peça, The Adding Machine, de Elmer Rice, localiza-se no contexto da década de 1920, mais especificamente em 1923, ano em que foi encenada pela primeira vez, pelo Theatre Guild. Considerada uma obra-prima do expressionismo estadunidense, a composição dramatúrgica de Rice - cujos traços expressionistas foram amplificados pela cena -, é criticamente potente na medida em que expõe as contradições entre a marcha acelerada do capitalismo industrial, a mecanização da vida e o conformismo, ideologicamente marcado, de sujeitos atomizados socialmente. Em Waiting for Lefty, de Clifford Odets, o que se observa é o ímpeto de uma politização generalizada à esquerda, que movimentou parte da sociedade estadunidense, nos anos da Grande Depressão. Encenada em diversos contextos a partir de 1935, a peça mobiliza traços do teatro de agitprop, e constrói um painel de situações socioeconômicas em torno de uma greve de taxistas, por intermédio de uma assembleia sindical que tudo perspectiva. Enquanto repertório de trupes do teatro operário e material de trabalho para um dos expoentes do teatro de grupo no país, o Group Theatre, Lefty é síntese do diálogo entre linhas de força do teatro político na primeira metade dos anos 1930, isto é, entre um movimento do teatro operário, amador, e um teatro profissional, engajado. Apesar de próximos temporalmente, os três episódios teatrais possuem particularidades formais e temáticas, dinâmicas de produção e recepção distintas, plasmadas de momentos históricos específicos. Tudo isso engendra a construção de um percurso de pesquisa, orientado pela perspectiva materialista de crítica teatral, que vincula arte e sociedade com base na relação dialética entre processos históricos, conteúdo social e forma artística, e mobilizado por um constante movimento de pêndulo, entre processo social e objeto teatral, visando o delineamento de um fio condutor entre as três peças e momentos do teatro político nos Estados Unidos.
The present work aims to analyze three plays of North-American political theater and to study aspects of the historical moments from which these theatrical objects are composed and to which they respond. The first episode is a political-theatrical experiment carried out in the city of Paterson, New Jersey, formulated to operate as an instrument in the Paterson Strike in progress in 1913. The Pageant of the Paterson Strike, or Paterson Pageant, was the result of the confluence between strikers, members of the Industrial Workers of the World (IWW), and the Greenwich Village bohemia, and an alternative means of propaganda for the social movement to harness supporters. In addition to giving expression to the urgent social content, through a fundamentally collective form, the experience reframed the function of the theater in that community, making it a tool for the political awareness of those involved in the process. The second play, The Adding Machine, by Elmer Rice, is situated in the context of the decade of 1920, more specifically in 1923, when it was staged for the first time through the agency of the Theatre Guild. Rice's dramaturgical composition, whose expressionist traits were amplified by the scene, is considered a masterpiece of North-American expressionism. Its critical power lies in the exposition of the contradictions between the accelerated march of industrial capitalism, the mechanization of life, and the ideologically marked conformism of socially atomized subjects. In Clifford Odets' Waiting for Lefty, the impetus of widespread politicization towards the left, which moved part of North-American society during the Great Depression, constitutes a significant force. The play was staged in various contexts from 1935 on, mobilizes traces of the theater of agitprop, and builds a panel of socioeconomic situations around a taxi drivers' strike through a union assembly that puts all in perspective. Lefty is a synthesis of the dialogue between political theater power lines in the first half of the 1930s, that is, between an amateur movement of workers' theater and a committed professional theater. I. e., it provided a piece of repertoire for the workers' theater troupes and offered work material for one of the exponents of group theater in the country, the Group Theatre. Although temporally close, the three theatrical episodes have formal and thematic peculiarities, different dynamics of production and reception, shaped by specific historical moments. All this engenders the construction of a research path driven by the materialistic perspective of theatrical criticism, which links art and society based on the dialectical relationship between historical processes, social content, and artistic form. Moreover, the trajectory is mobilized by a constant pendulum movement between social process and theatrical object, aiming to delineate a conductive thread between the three plays and moments of political theater in the United States.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Alexandre Villibor Flory.
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8232
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Isadora Cristina Garcia Rodrigues_2022.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.