Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8233
Autor(es): Barreiros, Glaucia Britto
Orientador: Gianotto, Dulcinéa Ester Pagani
Título: Uma proposta de intervenção reflexiva para o estágio de docência em biologia : limites e possibilidades
Banca: Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Banca: Della Justina, Lourdes Aparecida
Banca: Lorencini Júnior, Álvaro
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Docência - Biologia;Intervenção Reflexiva - Ensino de biologia - Estágio;Formação de professores - Ensino de biologia
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BARREIROS, Glaucia Britto. Uma proposta de intervenção reflexiva para o estágio de docência em biologia: limites e possibilidades. 2019. 318, 63 p. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente tese aborda a reflexão como um caminho para a construção de profissionais docentes críticos e reflexivos em relação a sua formação inicial e contínua. O desenvolvimento dessa abordagem teórica, no qual denominamos como cultura reflexiva, teve nas origens dos estudos sobre o pensamento e a reflexão pedagógica, o novo paradigma da prática educativa e sobre essa construção alicerçamos nosso arcabouço teórico com o intuito de identificar caminhos que norteassem os principais pressupostos da reflexão para o desenvolvimento da formação de professores de ciências. Discutimos nesse trabalho também a incorporação da autoanálise das atuações e a escrita sobre essas análises da prática pedagógica para o desenvolvimento da autocrítica reflexiva. Então, sob a questão norteadora "A proposta de uma intervenção reflexiva aplicada no contexto do Estágio de Docência pode contribuir para a formação de professores críticos, que autoavaliam sua prática?" foi desenvolvida uma proposta metodológica que buscou acompanhar uma turma de licenciandos, desenvolvendo encontros, atividades e interferências pelo período de um ano na disciplina de Estágio de Docência em Biologia. As ações da proposta são divididas em quatro linhas de atuação: I) Falando sobre reflexão: encontros teóricos e discussões reflexivas; II) Diário de Aula: A narrativa da prática como caminho para a reflexão; III) Planejamento reflexivo: Como delinear uma aula?; IV) Auto-observação: a reflexão sobre a ação no desenvolvimento pedagógico. Dessa maneira, o objetivo central desta tese foi analisar uma proposta de estímulo à reflexão na disciplina de Estágio de Docência em Biologia, identificando seus limites e possibilidades para a formação de professores de ciências. Os sujeitos da pesquisa são dez licenciandos de Ciências Biológicas - UEM. Os instrumentos de coleta e constituição dos dados foram diários de aula, atividades discursivas, questionário inicial e transcrições dos encontros gravados durante a proposta aplicada, além de trechos do Diário de Bordo da pesquisadora. A análise dos dados foi realizada em três etapas: análise de conteúdo; análise Textual Discursiva; e análise reflexiva da trajetória da pesquisadora no desenvolvimento da proposta. Os resultados se direcionam na primeira análise a uma identificação de que a escrita é um importante instrumento de desenvolvimento da reflexão e o indicador reflexivo uma ferramenta relevante para análise dessa escrita. Na segunda análise da ATD, emergiram-se quatro categorias: 1) De onde partem os licenciandos para a construção da identidade docente?; 2) A construção do conhecimento e o processo de ensino e aprendizagem sob o olhar dos licenciandos participantes; 3) O fazer e refletir como caminho para a visão crítica das ações pedagógicas; e 4) O professor crítico reflexivo e pesquisador da sua prática: da negação a realização. A análise da trajetória da pesquisadora ainda será realizada. A partir dessas ações delinearam-se as potencialidades e dificuldades da proposta e as considerações sobre a formação reflexiva de professores de Biologia apontando seus limites e possibilidades
ABSTRACT: This thesis deals with reflection as a way to construct critical and reflective Teaching professionals in relation to their initial and ongoing formation. TheDevelopment of this theoretical approach, in which we call reflexive culture, had at its origins the studies on pedagogical thought and reflection, the new paradigm of educational practice, and on this construction, we established our theoretical framework in order to identify ways to guide the principal reflection for the development of science teacher training. We also discuss the incorporation of the self - analysis of the performances and the writing about these analyzes of the pedagogical practice for the development of reflexive self - criticism. Then, under the guiding question "the proposal of a reflexive intervention applied in the context of the teaching internship can contribute to the formation of critical teachers, who selfevaluate their practice?" a methodological proposal was developed that sought to accompany a class of graduates, activities and interferences for a period of one year in the subject of teaching internship in biology. The actions of the proposal are divided into four lines of action: i) talking about reflection: theoretical encounters and reflective discussions; ii) classroom diary: the narrative of practice as a way to Reflection; iii) reflective planning: how to delineate a class?; iv) self-observation: the reflection on action in pedagogical development. Thus, the main objective of this thesis was to analyze a proposal to stimulate reflection in the subject of teaching internship in biology, identifying its limits and possibilities for the formation of science teachers. The subjects of the research are ten graduates of biological sciences - emu. The instruments of data collection and compilation were class diaries, discursive activities, initial questionnaire and transcripts of the meetings recorded during the proposal applied, as well as excerpts from the diary of the researcher. Data analysis was performed in three stages: content analysis; discursive textual analysis; and reflective analysis of the trajectory of the researcher in the development of the proposal. The results are directed in the first analysis to an identification that writing is an important tool for the development of reflection and the reflective indicator is a relevant tool for the analysis of this writing. In the second analysis of the atd, four categories emerged: 1) where do the graduates leave for the construction of the teaching identity ?; 2) the construction of knowledge and the process of teaching and learning under the eyes of the participating licenciandos; 3) to do and reflect as a path to the critical view of pedagogical actions; and 4) the reflexive and reflective teacher of his practice: from negation to achievement. The analysis of the trajectory of the researcher will still be performed. From these Actions, the potentialities and difficulties of the proposal and the considerations About the reflexive formation of biology teachers, pointing out their limits and Possibilities, were outlined
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto.
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8233
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Glaucia Britto Barreiros_2019.pdf7,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.