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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Romualdo, Edson Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Berveglieri, Sônia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T18:27:27Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T18:27:27Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BERVEGLIERI, Sônia. Gender swap e intertextualidade: transformações e redefinições do ser homem e do ser mulher em remakes com papéis de gênero invertidos. 2022. 255 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8237 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo. | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente vemos em várias áreas da cultura um crescimento significativo do fenômeno gender swap, que consiste na mudança do sexo biológico ou da identidade de gênero de uma personagem da ficção. Essa observação levou-nos a questionar as razões de tal aumento, levantando a hipótese de que isso se deve às condições socio-históricas que estamos vivenciando, com a ampliação das mídias digitais e de seu uso, ou seja, tal crescimento devese à cultura da convergência. A fim de lançarmos um olhar mais atento para esse fenômeno, delimitamos nossa pesquisa no campo cinematográfico, selecionando como corpus doze filmes em que havia uma relação intertextual e o gender swap entre o original e seu remake, quais sejam: Karate Kid - A hora da verdade (1984)/Karate Kid 4 - A nova aventura (1994); O segredo dos seus olhos (2009)/Olhos da Justiça (2015); Os Caça-fantasmas (1984)/Caça- Fantasmas (2016); Um salto para a felicidade (1987)/Homem ao mar (2018); Onze homens e um segredo (2001)/Oito mulheres e um segredo (2018); Do que as mulheres gostam (2000)/ Do que os homens gostam (2019). A tese proposta é que o aumento do fenômeno gender swap em textos audiovisuais, mais especificamente em filmes, foi impulsionado pela cultura da convergência, trazendo para a sua produção de sentidos temas que permeiam a convergência midiática sobre questões que envolvem o ser homem e o ser mulher na atualidade. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva realizar um estudo teórico-analítico de textos fílmicos que têm chamado nossa atenção por recorrer ao fenômeno gender swap, apresentando, assim, transformações e redefinições do masculino e do feminino com papéis invertidos, por intermédio de remakes de filmes anteriores. Para isso, o trabalho fundamenta-se nas teorias da Linguística do Texto, principalmente sobre o conceito de texto, de intertextualidade e da multimodalidade, bem como em pressupostos da linguagem cinematográfica, em função das características do corpus escolhido. Metodologicamente, realizamos um movimento descritivoanalítico, baseado no método de análise textual, tomando a intertextualidade não somente como um elemento teórico, mas também como um procedimento metodológico. Nossas análises mostram que, na composição das personagens em que ocorre o gender swap, alguns estereótipos são mantidos e outros são redefinidos, ganhando novos contornos do que seria ser homem e ser mulher na atualidade. Além disso, fatores externos contribuem para uma incidência maior do gender swap nesses textos fílmicos, pois, ainda que o fenômeno não seja uma prática nova, ganha contornos de novidade devido à influência da cultura da convergência, respaldada pela ocorrência de demandas feministas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, we see in several areas a significant growth of the gender swap phenomenon, which consists of changing the biological sex or gender identity of a fictional character. This observation led us to question the reasons for such an increase, generating the hypothesis that it could be due to the socio-historical conditions that we are experiencing, with the expansion of digital media and their use, that is, such growth is due to the convergence culture. For a closer analysis of this phenomenon, we limited our research to the cinematographic field, by selecting as corpus twelve films with an intertextual relationship and the gender swap between the original and its remake, namely: Karate Kid (1984)/Karate Kid 4 (1994); The Secret in their eyes (2009)/The Secret in their eyes (2015); Ghostbusters (1984)/Ghostbusters (2016); Overdoard (1987)/Overboard (2018); Ocean's Eleven (2001)/Ocean's 8 (2018); What women want (2000)/What men want (2019). The thesis proposed is that the increase in the gender swap phenomenon in audiovisual texts was boosted by the convergence culture, especially in films, which brought to its production of meanings themes permeating the media convergence on issues about being a man and being woman currently. In this context, the research produced a theoretical-analytical study of filmic texts that have attracted our attention for resorting to the gender swap phenomenon, presenting transformations and redefinitions of masculine and feminine with inverted roles, through remakes of previous films. For this, the work is based on the theories of Text Linguistics, mainly on the concept of text, intertextuality and multimodality, as well as on cinematographic language assumptions, depending on the characteristics of the selected corpus. Methodologically, we carried out a descriptive-analytical movement, based on the method of textual analysis, considering intertextuality not only as a theoretical element, but also as a methodological procedure. Our analyzes show that some stereotypes are preserved in the composition of the characters in which the gender swap occurs, while others are redefined, acquiring new profiles about being a man and being a woman today. Furthermore, external factors contribute to a higher incidence of gender swap in these filmic texts. Although the phenomenon is not a new practice, it takes on novelty contours due to the influence of the convergence culture, supported by the occurrence of feminist demands. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Contexto socio-histórico | pt_BR |
dc.subject | Fenômeno gender swap | pt_BR |
dc.subject | Questões feministas | pt_BR |
dc.subject | Texto fílmico | pt_BR |
dc.subject.ddc | 401.41 | pt_BR |
dc.title | Gender swap e intertextualidade : transformações e redefinições do ser homem e do ser mulher em remakes com papéis de gênero invertidos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coito, Roselene de Fátima | - |
dc.contributor.referee2 | Feldman, Alba Krishna Topan | - |
dc.contributor.referee3 | Witzel, Denise Gabriel | - |
dc.contributor.referee4 | Santos, Elaine de Moraes | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 255 f. : il. color., figs., tabs. | - |
dc.subject.cnpq2 | Letras | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Sonia Berveglieri_2022.pdf | 5,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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