Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8241
Autor(es): | Valério, Juliana Hortelã Pedrone |
Orientador: | Barbosa, Pedro Luis Navarro |
Título: | O funcionamento discursivo do saber secretarial como dispositivo de poder na produção de sujeitos e de conhecimento na área |
Banca: | Polla, Daniela |
Banca: | Cantarotti, Aline |
Banca: | Bazza, Adélli Bortolon |
Banca: | Cruz, Rúbia Wanessa dos Reis |
Palavras-chave: | Secretariado;Saber secretarial;Dispositivo de poder-saber;Discurso;Foucault, Michel, 1926-1984 - Saber-poder |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | VALÉRIO, Juliana Hortelã Pedrone. O funcionamento discursivo do saber secretarial como dispositivo de poder na produção de sujeitos e de conhecimento na área. 2023. 137 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | A relação entre discurso, sujeito e história é uma temática bastante pertinente para a compreensão das questões sociais, de forma que se constitui um viés de leitura e perspectiva de análise das relações estabelecidas a respeito do campo profissional do Secretariado Executivo. Sendo assim, uma vez que temos a hipótese de que a construção do Saber Secretarial é organizada por meio de dispositivos de poder e, também, de que há uma certa regularidade discursiva sobre o ato de assessorar no seu exercício cotidiano, defendemos como tese a existência de dispositivos que organizam e fazem funcionar a construção dos saberes, em específico, o Saber Secretarial, que, por meio de suas linhas visíveis e invisíveis de poder-saber, invisibiliza o Secretariado Executivo como campo de saber científico. Diante disso, o objetivo geral da presente pesquisa é cartografar esse saber a partir da ação dos dispositivos de poder- saber no Secretariado Executivo no Brasil. Essa pesquisa contribuirá com outras produções acadêmicas que tratam da temática sobre a construção do Saber Secretarial, além disso, poderá elucidar, ainda mais, o modo como os dispositivos em atuação produzem saberes e sujeitos no campo secretarial e comprovar seu ineditismo por utilizar, no campo linguístico, a teoria e o método dos Estudos Discursivos Foucaultianos junto a materialidades de campos heterogêneos para analisar traços que constituem o Saber Secretarial. Para tal desenvolvimento, propomos os seguintes objetivos específicos: a) discutir como a construção do objeto de estudo do Saber Secretarial está materializada nos discursos científicos publicados no período de 2017 a 2021 na base de dados Google Acadêmico, para buscar artigos que não estejam publicados em revistas específicas do Secretariado, e nos cinco periódicos eletrônicos de maior representatividade da área, a saber: Revista Expectativa, Revista Gesec, Connection Scientific Journal (CSJ), Revista Capital Científico e Secretariado Executivo em Revista; assim como b) escalonar os acontecimentos discursivos a respeito do Secretariado Executivo como campo de saber nos discursos oficiais do Código Brasileiro de Ocupações (CBO), da Lei de Regulamentação da Profissão, da Matriz Curricular do Curso de Secretariado Executivo da UEM e do Código de Ética. Com tais discussões, demonstramos como esses dispositivos atuam no funcionamento da construção do Saber Secretarial. Com a análise do dispositivo científico- acadêmico, podemos constatar como regular uma vontade de verdade que tramita sobre o alicerce da área estar alocada no campo das Ciências Sociais Aplicadas, com forte traço na Administração, apropriando-se de outros saberes de campos correlatos e caracterizando interdisciplinaridade da área, mostrando que os demais saberes que povoam as margens desse campo estão em nível de complementaridade da área e compõem a característica interdisciplinar do campo. Ao complementar nossas análises no dispositivo jurídico-legal-pedagógico, constatamos a objetivação do sujeito profissional de Secretariado como: assessor direto dos executivos que desempenha funções que envolvem a comunidade interna e externa da empresa e, por isso, se apropria dos elementos da Administração e da Gestão para gerir informações, controlar e elaborar documentos físicos e eletrônicos (arquivística), prestar serviços em idioma estrangeiro, atuar na organização de eventos e viagens, supervisionar equipes, gerar suprimentos, dentre a execução de tarefas administrativas no seu contexto organizacional. Assim, entendemos que a prática regular da atuação secretarial se realiza por meio das assessorias, de acordo com as demandas do contexto organizacional em que o profissional de Secretariado está inserido The relationship between discourse, subject and History is a quite relevant thematic to the comprehension of social issues, in a way that constitutes itself a bias of reading and a perspective of analysis from the relations established about the professional field of Executive Secretarial. Therefore, once we have the hypothesis that the construction of the secretarial knowledge is organized by power dispositives and, also, that there is a certain discursive regularity about the act of advising in its daily practice, the main objective from this research is to map this knowledge from the action of the power-knowledge dispositives in the Executive Secretarial in Brazil. This research will contribute to other academic productions which handle with the thematic about the construction of the secretarial knowledge, as well as can elucidate the way in which the dispositives in action produce knowledge and subjects in the secretarial field, in addition to prove its ineditism by using, in the linguistic field, the theory and methodology of Foucauldian Discursive Studies along with materialities from heterogeneous spheres to analyze features which constitute the secretarial knowledge. For this purpose, we propose to discuss how the construction of the study object secretarial knowledge is materialized in scientific discourses published between 2017 and 2021 in the database Scholar Google, to search for papers that are not published in Secretariat specific journals, and in the five electronic journals with the biggest representativeness in the area: Revista Expectiva, Revista Gesec, Connection Scientific Journal (CSJ), Revista Capital Científico and Secretariado Executivo em Revista; we also propose to stagger the discursive occurrences about the Executive Secretarial as knowledge domain in official discourses from Código Brasileiro de Ocupações (CBO), from Lei de Regulamentação da Profissão, from the Curriculum Matrix of Executive Secretarial Course of UEM and from Code of Ethics. By these discussions, we demonstrate how these dispositives act in the functioning and construction of secretarial knowledge. By the analysis of scientific-academic dispositive, we could state as regular a truth will which proceeds over the fact that the area is allocated in the Applied Social Sciences domain, with a strong feature in Management, taking over other knowledges from other correlated fields and characterizing its interdisciplinarity, also showing that the other knowledges settled by the shores of this field are in a complementarity level. By adding to our analysis the legal-pedagogical dispositive, we verified the objectivation of the Secretariat professional subject as: direct advisor from executives who develops functions involving the internal and external company community and, for this reason, appropriates the elements of Management to run information, control and elaborate physical and electronic documents (archiving), as well as to provide services in other languages, to act in the organization of events and trips, to supervise teams and manage supplies, together with the management assignments in their organizational context. Thus, we understand that the regular practice of secretarial action is performed by the Advisory services, according to the demands from the organizational context in which the Secretariat professional is inserted.. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8241 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Juliana Hortela Pedrone Valerio_2023.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.