Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8242
Autor(es): | Gonçalves, Luana de Souza Vitoriano |
Orientador: | Tasso, Ismara Eliane Vidal de Souza |
Título: | Tecnologias, letramentos e língua portuguesa : o digital como prática inovadora no colégio estadual indígena Kuaa Mbo’e |
Banca: | Ramos, Wiliam César |
Banca: | Pereira, Hélcius Batista |
Banca: | Silva, Kleber Aparecido da |
Banca: | Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis |
Palavras-chave: | Sujeitos indígenas;Oficina de produção textual digital;Língua portuguesa;Tecnologia e inovação;Vestibular dos povos indígenas no Paraná |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | GONÇALVES, Luana de Souza Vitoriano. Tecnologias, letramentos e língua portuguesa: o digital como prática inovadora no colégio estadual indígena Kuaa Mbo’e . 2020. 386 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
Abstract: | A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender o modo como os letramentos escolar e linguístico podem ser aprimorados (ou não), por práticas de letramento que incluam a ferramenta digital, de alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e e demais formados da comunidade Tekoha Añetete. Assim, sob a perspectiva teórica da Análise do discurso foucaultiana, (FOUCAULT, 2008; 2010a; 2010b; 2012a; 2012b; 2012c;), em diálogo com a Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003), (MOITA LOPES, 2006), com a Linguística Textual (MARCUSCHI, 2008; 2013), (KOCH, 2011; 2012), com os Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014), e com os Estudos Linguístico-gramaticais (NEVES, 2012, 2014), (BECHARA, 2009), (AZEREDO, 2012), buscamos propiciar condições de possibilidade para a constituição de saberes dos alunos do Colégio Kuaa Mbo'e, complementares à formação do ensino básico. Para isso, utilizamos a plataforma digital Udemy.com, na qual disponibilizamos o curso de preparação para o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná intitulado "Fábrica de Letras: (E)laborando textos", com 49 videoaulas sobre língua portuguesa, contemplando as habilidades de: leitura, escrita e oralidade (DCE-SEEDPR, 2008). O balizamento do aproveitamento do curso foi estabelecido por meio de avaliações diagnósticas - uma precedente e outra posterior ao curso. Como a "Tecnologia e inovação" é o dispositivo que rege a ordem das práticas discursivas circunscritas à pesquisa, elegemos como problematização a seguinte indagação: De que modo o dispositivo "Tecnologia e inovação", por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação, pode funcionar como um recurso de aprendizagem eficaz para suprir algumas das lacunas educacionais, na ordem da leitura e da escrita, das comunidades indígenas do Paraná, bem como, criar condições de possibilidades para uma prática inovadora nessas comunidades? Justificamos esta pesquisa pela urgência na construção e no desenvolvimento de saberes sobre os regimes de ver e de dizer o sujeito indígena e sua prática com o digital, e, também, dos próprios alunos, futuros candidatos ao vestibular indígena. Consideramos, pois, a viabilidade de tornar a presente pesquisa de Doutorado uma possibilidade de assessoria aos alunos de comunidades indígenas que têm interesse em participar do processo seletivo do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, uma vez que nos preocupamos com as possibilidades de: fornecer um retorno efetivo para as comunidades indígenas no Paraná; promover investigações linguístico-discursivas sobre a relação dos sujeitos indígenas com a Língua Portuguesa; proporcionar melhorias do letramento escolar, linguístico e digital. Para tanto, estabelecemos a seguinte tese: os letramentos escolar, linguístico e digital podem contribuir na e para o aprimoramento da proficiência em língua portuguesa nas comunidades indígenas. Assim, a partir desse dispositivo foi possível propiciar o desenvolvimento da proficiência em Língua Portuguesa por meio do digital. O projeto foi bem recebido, aceito e aderido pelos alunos, comunidade e escola, por sua particularidade de permitir a construção de saberes dentro da escola indígena. As estratégias utilizadas na formatação dos módulos e das videoaulas garantiu a participação dos alunos do início ao fim do curso, havendo desistência de dois alunos, mas inclusão de outros dois. Assim, foi possível constatar, a partir dos resultados das análises qualitativas e quantitativas, que as 49 videoaulas com o total de 7 horas e 34 minutos, disponibilizada por meio da ferramenta digital, criaram condições de possibilidades para o aprimoramento dos letramentos escolar e linguístico, com isso, a proficiência em língua portuguesa. As práticas desenvolvidas nos permitiram concluir, ainda, que as melhorias/avanços nas demandas educacionais, no que se refere à leitura e à escrita, é um processo que demanda não apenas o desenvolvimento do curso pré-vestibular online, mas também: melhores condições de acesso às ferramentas tecnológicas, ofertadas pelo Estado; parcerias entre academia científica, comunidade escolar (alunos, professores e diretor) e comunidade indígena (pais e lideranças indígenas); e um acompanhamento minucioso para promoção da autonomia do aluno. This research had the main goal of comprehending the way in which school-based and linguistic literacies can be enhanced (or not), through practices of literacies which include the digital tool, of second and third year high school students at Indigenous State School Kuaa Mbo'e and of other high school graduates from the Tekoha Añetete community. Thus, under the theory of Foucauldian Discourse Analysis, (FOUCAULT, 2008; 2010a; 2010b; 2012a; 2012b; 2012c;), in dialogue with the Critical Applied Linguistics (RAJAGOPALAN, 2003), (MOITA LOPES, 2006), with Textual Linguistics (MARCUSCHI, 2008; 2013), (KOCH, 2011; 2012), with the New Literacy Studies (STREET, 2014), and with the linguistic grammatical Studies (NEVES, 2012, 2014), (BECHARA, 2009), (AZEREDO, 2012), we sought to foster possibility conditions for the constitution of knowledge by the students at Kuaa Mbo'e School, complementary to grade school education. To that end, we used the digital platform "Udemy.com", on which we made available the prep course for the Indigenous Peoples of Paraná's Vestibular., entitled "Fábrica de Letras: (E)laborando textos" (Letter Factory: E(labor)ating texts), with 49 video lessons in Portuguese language, comprising the abilities of: reading, writing and speaking (DCE-SEEDPR, 2008). The basis for the course effectiveness was established through diagnostic evaluations - one preceding and another one succeeding the course. Since "Technology and innovation" is the apparatus that governs the discursive practices order bounded to the research, we have appointed as problematizations the following questions: In what way can the apparatus "Technology and innovation", through Information and Communication Technology, work as an effective learning resource in order to cover educational shortfalls, in the scope of reading and writing, of indigenous communities in Paraná, while also creating possibility conditions for an innovative practice in those communities? This research is justified by the urgency in the construction and development of knowledge concerning the regimes of making visible and discussing the indigenous subject and their practice with the digital world, as well as the students themselves, future indigenous vestibular candidates. We consider, then, the viability of turning this Doctorate research into a possibility for assisting the indigenous communities students who are interested in participating in the selection process of Indigenous Peoples' Vestibular in Paraná, as we are concerned about the possibilities of: providing an effective feedback for the indigenous communities in Paraná; promoting linguistic-discursive investigations on the Indigenous subjects' relations with the Portuguese language; providing betterments in school literacy, both linguistic and digital. For this purpose, we have established the following thesis: school literacies, both linguistic and digital, are able to cover shortcomings in Portuguese language proficiency in indigenous communities. Thereby, with this apparatus it was possible to nurture the development of Portuguese language proficiency by means of the digital medium. The project was well-received, accepted and embraced by students, community and school, due to its specificity of enabling the knowledge construction in the indigenous school. The strategies used in the modules and video lessons layouts assured students' participation from start to finish of the course, there being two dropouts, but with the inclusion of other two students. Therefore, it was possible to verify, from the results as well as the quantitative and qualitative analyses, that the 49 video lessons with a total of 7 hours and 34 minutes, made available through the digital medium, created possibility conditions for the bettering of school-based and linguistic literacies and, with that, the Portuguese language proficiency. The practices developed allowed us to also conclude that the improvement/advances in educational demands, in regards to reading and writing, is a process which calls for not only the development of an online vestibular prep course, but also: better access conditions to technological tools offered by the State; partnerships involving the academia, school community (students, teachers and principal) and indigenous community (parents and indigenous leaderships); and a thorough monitoring for the promotion of student's autonomy. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8242 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Luana de Souza Vitoriano Goncalves_2020.pdf | 17,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.