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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8243
Autor(es): | Silva, Maraisa Daiana da |
Orientador: | Tasso, Ismara Eliane Vidal de Souza |
Título: | Desastre ou tragédia? : estratégias de saber-poder na produção discursiva do luto por corpos que (não) importam em Brumadinho |
Banca: | Coito, Roselene de Fátima |
Banca: | Coelho, Marcieli Cristina |
Banca: | Campos, Jefferson Gustavo dos Santos |
Banca: | Santos, Ednaldo Tartaglia |
Palavras-chave: | Prática discursiva;Desastre ambiental;Impacto ambiental - Mineradoras;Luto |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SILVA, Maraisa Daiana da. Desastre ou tragédia?: estratégias de saber-poder na produção discursiva do luto por corpos que (não) importam em Brumadinho. 2023. 145, [35] f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | A pesquisa que aqui se apresenta tem por alicerce principal os Estudos Discursivos Foucaultianos, articulado com outras perspectivas discursivas e de linguagem visual, que possibilitaram refletir sobre o sujeito enlutado e as práticas discursivas sobre o luto em Brumadinho, após o rompimento da barragem 1 (B1), do Córrego do Feijão, pertencente à Vale S. A., na cidade de Brumadinho - MG, em 25 de janeiro de 2019. Sob essa perspectiva, o objetivo desta tese foi compreender o modo como se estabelece o cuidado de si pelo exercício dos dispositivos "de segurança" e "de luto coletivo" no funcionamento tático dos discursos acerca da tragédia, como estratégia de purificação de emoções, e do desastre, como estratégia técnica, dos enlutados em Brumadinho. Nessa conjuntura e posto que os sujeitos são produzidos por tecnologias, interessamo-nos, assim como Foucault (2014), interrogar nossa atualidade, buscando aquilo que nos constitui, assim como, traçar um diagnóstico do presente. Para tanto, o fio condutor girou em torno da seguinte pergunta: visto que a prática discursiva sobre a "tragédia" cria condições de possibilidade de finalização da vida, como se estabelece o cuidado de si pelo exercício dos dispositivos "de segurança" e "de luto coletivo" no funcionamento tático dos discursos acerca da tragédia e do desastre dos enlutados em Brumadinho? A justificativa desta pesquisa se sustenta a partir do mapeamento realizado, por meio do Estado da Arte, considerando tanto a linha de pesquisa como o objeto, que permitiu verificar, por meio da exposição quantitativa dos trabalhos já realizados no âmbito científico, que, apesar de se ter discutido sobre desastres ambientais e sobre mineradora, há escassez de pesquisas quando se questiona o sujeito enlutado e as práticas discursivas que o circunscrevem, isto é, como objeto do discurso e de pesquisa. Por essa razão, considerou-se pertinente a realização desta investigação, uma vez que o distanciamento de autoridades e instituições responsáveis em assumir condutas de auxílio aos atingidos, mobiliza o investimento na compreensão do modo como o sofrimento coletivo, em Brumadinho, despertou a necessidade de reivindicação por direitos e alimentou a resistência acerca dos "mortos" ou "desaparecidos". Para o desenvolvimento teórico-analítico, elegemos diferentes materialidades para compor o corpus de pesquisa: imagens iconográficas e suas respectivas legendas, resgatadas e publicadas pelo sítio El País, relatos que compõe um documentário, publicado pelo jornal Estado de Minas, o qual resgatou testemunhos de atingidos, e também chamadas midiáticas que proporcionaram, junto com as outras duas materialidades, validar e complementar as hipóteses levantadas. Como um diagnóstico do presente, ao final da prática analítica sustentamos a tese de que a tragédia, resultante do rompimento da B1, em Brumadinho, por meio da implementação do dispositivo de segurança e do luto coletivo, fomentou a emergência de enunciados estratégicos, orientados para a purificação das emoções. Esses enunciados, ao serem inseridos no campo de utilização, criaram um cenário propício para a transferência e a transformação das identidades dos enunciados, transmutando-os de "desastre" para "tragédia". Esse processo não apenas reflete a resistência por parte dos enlutados, mas também sinaliza uma forma de reconfiguração das narrativas em resposta ao conjunto enunciativo instalado pelos dispositivos de segurança e luto coletivo. Com base nas análises realizadas, fica claro que o rompimento da B1 em Brumadinho não apenas desencadeou uma tragédia, mas também deu origem a um processo de reconfiguração discursiva, em que as identidades dos enunciados "tragédia" e "desastre" foram transferidas e modificadas como uma forma de enfrentamento e resistência. As estratégias discursivas se tornaram meios para os enlutados reconstruírem sua própria realidade, exercerem seus direitos ao luto e reivindicarem suas vozes diante das instituições responsáveis. The main foundation of the research presented here is the Foucauldian Discourse Studies, articulated with other discursive perspectives and visual language, which made it possible to reflect on the bereaved subject and the discursive practices about mourning in Brumadinho, after the rupture of dam 1 (B1), from Córrego do Feijão, belonging to Vale S. A., in the city of Brumadinho - MG, on January 25, 2019. From this perspective, the objective of this thesis was to understand how self-care is established through the exercise dispositif of "security" and "collective mourning" in the tactical functioning of discourses about the tragedy, as a strategy for purifying emotions, and of the disaster, as a technical strategy, of the mourners in Brumadinho. In this context and since subjects are produced by technologies, we are interested, like Foucault (2014), in questioning our current situation, seeking what constitutes us, as well as tracing a diagnosis of the present. To this end, the common thread revolved around the following question: Since the discursive practice about the "tragedy" creates conditions for the possibility of ending life, how is self-care established through the exercise dispositif of "security" and "collective mourning" devices in the tactical functioning of the discourses about the tragedy and the disaster of the mourners in Brumadinho? The justification of this research is based on the mapping carried out, through the State of the Art, considering both the line of research and the object, which allowed verifying, through the quantitative exposition of the works already carried out in the scientific field, that, despite having discussed environmental disasters and the mining company, there is a shortage of research when questioning the bereaved subject and the discursive practices that circumscribe him, that is, as an object of discourse and research. For this reason, it was considered pertinent to carry out this investigation, since the distancing of authorities and institutions responsible for assuming conducts of aid to those affected, mobilizes investment in understanding the way in which collective suffering, in Brumadinho, aroused the need to claims for rights and fueled resistance about the "dead" or "disappeared". For the theoretical-analytical development, we chose different materialities to compose the research corpus: iconographic images and their respective legends, rescued and published by the El País website, reports that make up a documentary, published by the newspaper Estado de Minas, which rescued testimonies of reached, and also media calls that provided, along with the other two materialities, to validate and complement the raised hypotheses. As a diagnosis of the present, at the end of the analytical practice, we support the thesis that the tragedy, resulting from the rupture of the B1, in Brumadinho, through the implementation of the dispositif of security and collective mourning, fostered the emergence of strategic statements, oriented to the purification of emotions. These utterances, when inserted into the field of use, created a propitious scenario for the transfer and transformation of the identities of the utterances, transmuting them from "disaster" to "tragedy". This process not only reflects the resistance on the part of the bereaved, but also signals a form of reconfiguration of the narratives in response to the enunciative set installed by the dispositif of security and collective mourning. Based on the analyses, it is clear that the rupture of dam 1 in Brumadinho not only triggered a tragedy, but also gave rise to a process of discursive reconfiguration, in which the identities of the statements "tragedy" and "disaster" were transferred and modified as a form of confrontation and resistance. Discursive strategies have become means for the bereaved to reconstruct their own reality, exercise their right to mourning and claim their voice before responsible institutions. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8243 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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