Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8244
Autor(es): Borges, Maria do Carmo Faustino
Orientador: Cortez, Clarice Zamonaro
Título: A poesia resistência na lírica provençal, na amatoria dos carmina burana e na lírica galego-portuguesa
Banca: Cândido, Weslei Roberto
Banca: Reis, Jaime Estevão dos, 1959-
Banca: Araújo, Márcia Maria de Melo
Banca: Saltarelli, Thiago César Viana Lopes
Palavras-chave: Poesia resistência;Tema do amor - Poesia portuguesa;Idade média;Poesia medieval - Século 8-14
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BORGES, Maria do Carmo Faustino. A poesia resistência na lírica provençal, na amatoria dos carmina burana e na lírica galego-portuguesa. 2022. 261, [8] f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: Esta tese consiste em uma leitura de cantigas medievais que tematizam o amor, pela perspectiva de poesia resistência. O corpus selecionado compreende cantigas da Lírica Provençal, da Lírica Galego-Portuguesa e da Amatoria dos Carmina Burana. O foco centraliza-se na atividade poética do amor cortês, do jogo entre o sofrimento (coita) do amante e a recompensa da dama; nos temas da alegria e liberdade, na poesia goliárdica; na adaptação do amor cortês e temas autóctones na Lírica Galego-Portuguesa, considerando-se a poesia resistência nestes paradigmas. A Igreja e o sistema feudal, como agentes de produção cultural, criaram estratégias de poder, vinculadas à ação de valores socioeconômicos e conceitos morais, conflitantes com as transformações sociais e políticas (séculos XI-XIII). Aquele contexto serviu de inspiração e reflexão aos trovadores e poetas. O objetivo dessa tese é a leitura de poesia resistência nos referidos textos poéticos, cujos conteúdos justificam e permitem refletir os temas supracitados e estabelecer uma relação de diferentes visões de mundo, em relação à ideologia dominante da cultura medieval: as limitações cristãs da Igreja à concretização do amor humano e à influência do sistema feudal no casamento que envolvia os bens patrimoniais e familiares, também sobre as regras de controle sobre a sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, em autores como Georges Duby, Jacques Le Goff, Marc Bloch, Michel Foucault, Raymond H. Bloch, Martin de Riqueur, Luis Antonio Villena, Northrop Frye, Otto Maria Carpeaux, André Vauchez, Paul Zumthor, Segismundo Spina, Alfredo Bosi, entre outros. Os textos poéticos apresentam-se na língua original, acompanhados das respectivas traduções para o português, seguidos da leitura, documentada com os versos referentes e traduções em nota de rodapé. Esta tese estrutura-se em cinco capítulos. No primeiro, constam apontamentos de História medieval, do período entre o século VIII-XIII. No segundo, apresentam-se teorias de poder, resistência e poéticas. O terceiro, teorias a respeito do amor cortês e da figura feminina, desde a Criação. No quarto capítulo, aborda-se o referencial sobre clérigos e goliardos. O quinto capítulo consitui-se da leitura proposta: evidências e argumentos para a comprovação da hipótese da poesia resistência nas cantigas. Os resultados demonstraram que a poesia da Lírica Provençal se fez resistência aos pressupostos cristãos, ao amor e à moral, com relação estreita ao sistema feudal, ao casamento por interesses político-socioeconômicos. Na Amatoria, a resistência mostra-se ao contexto, por uma visão de liberdade para viver e amar, abordando o amor pelo viés do erotismo. A Lírica Galego-Portuguesa herdou forma e temática da Lírica Provençal; em um contexto diferenciado, passou a ser poesia resistência à própria origem como crítica aos valores e costumes referidos ao amor naquele modelo ficcional: nas cantigas de amor, a mulher é louvada, intocável, perfeita; as de amigo exploram os temas autóctones, uma contraposição ao sistema patriarcal. Por natureza própria, a Poesia exprime resistência, por uma visão diferenciada do mundo real. A relação entre literatura e sociedade mostrou que ambas, além de ser intertextuais, são interdependentes, ou seja, os fatores políticos, sociais e econômicos fazem a História; a Poesia transfigura os fatos.
This study consists in a medieval songs reading which love is the theme, and are interpreted by the resistance poetry view. The selected corpus is composed of Provençal Lyrics Songs, songs from Galician-Portuguese lyrics songs and love lyrics poems from the Carmina Burana (Amatoria). We stand out the focus on courtly love poetic activity and the play between the lover's suffering and the lady's reward; the approach of happiness and freedom themes in the goliardic poetry; the adaptation of courtly love to Galician-Portuguese lyrics and the native themes, considering the resistance poetry in the referred paradigms. The Church's ideology and the feudal system, as cultural producer agents, they created power strategies, linked to the action of social and economic values and moral concepts, that were confronted with the social and politic transformations, (XI to XIII) centuries. That context served to the poets and troubadours inspiration and reflection. The objective of this thesis is a resistance poetry reading on the referred poetic texts, of which contents permit to reflect the above-mentioned themes and stablish a relation of different world visions from the literature concerning to the dominant ideology of medieval culture: Christian prohibitions to the human love concretization and the feudal system influence on the marriage, that involved a process of patrimonial and familiar assets, as well the rules of control on the sexuality. In this sense, it was developed a search in bibliographic character, founded on authors as Georges Duby, Jacques Le Goff, Marc Bloch, Michel Foucault, Raymond Bloch, Martin de Riquer, Luis Antônio de Villena, Northrop Frye, Otto Maria Carpeaux, André Vauchez, Paul Zumthor, Segismundo Spina, Alfredo Bosi, among others. The poetic texts are shown in original tongue, and the respective translations to Portuguese by side, and the reading is in the sequence, documented by verses or just words of the poem, and translation at footnote. This study is structured in five chapters. In the first one, there are contents about medieval History, from VIII to XIII centuries. The second, it deals with power, resistance and poetic theories. The third, it approaches the Courtly Love theories and the feminine figure, since the Creation. In fourth chapter, the referential contents are about clergymen and goliards. The fifth chapter, it is the proposed reading, the evidences and arguments to prove the hypothesis, the presence of resistance poetry in the texts studied. The results showed that Provençal Lyrics Songs is a resistance to Christian love and moral assumptions, in a narrow relationship to feudal system about marriage in politic-social-economic interests. In Amatoria, the resistance is presented to that context by a vision of living and loving freedom, by approaching erotic love. Galician-Portuguese love lyrics inherited the form and thematic Provençal contents; in a different context, it became resistance to its own origin as critics to values and behaviors, referred in that fictional type: in love lyrics the lady is praised, untouchable, perfect; in friend songs it is explored native topics, a contraposition to patriarchal system. The poetry, by nature, expresses resistance, by a different real world vision. The relationship between literature and society showed that both, besides being intertextual, they are inter-dependents; the politic, social and economic elements make History and Poetry transfigures the facts.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Clarice Zamonaro Cortez
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8244
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria do Carmo Faustino Borges_2022.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.