Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8247
Autor(es): | Bosco, Míriam Juliana Pastori |
Orientador: | Zappone, Mirian Hisae Yaegashi |
Título: | Abordagens da obra de Graciliano ramos em livros didáticos brasileiros (1971-2021) : construção estética e leitura literária |
Banca: | Tofalini, Luzia Aparecida Berloffa |
Banca: | Aguiar, Fabrício César de |
Banca: | Bunzen, Clecio |
Banca: | Dias, Ana Crélia Penha |
Palavras-chave: | Teoria literária;Livros didáticos - Língua Portuguesa - Ensino médio;Literatura brasileira - Estudo e ensino;Narrativa - Estrutura - Literatura;Ramos, Graciliano, 1892-1953 |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | BOSCO, Míriam Juliana Pastori. Abordagens da obra de Graciliano ramos em livros didáticos brasileiros (1971-2021) : construção estética e leitura literária. 2023. 268 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | Considerando o livro didático como objeto cultural que é destinado a uma determinada comunidade de leitores e tomando-o como um gênero complexo (BUNZEN, 2005), esta pesquisa foi norteada pela seguinte questão: "Como livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio abordam os recursos estético-formais da obra de Graciliano Ramos?, considerando-se que a abordagem para esse autor provavelmente também é utilizada para outros autores no LDP. Delimitando-se a investigação à produção didática do período de 1971 a 2021, o corpus se constituiu de 26 livros didáticos, selecionados a partir do catálogo do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (LIVRES) e dos catálogos dos Programas do Livro (PNLEM/PNLD). Os objetivos deste trabalho foram: a) investigar como livros didáticos abordam a forma literária em textos de Graciliano Ramos; b) traçar um "panorama" da produção didática no período mencionado; c) refletir sobre as relações entre as abordagens verificadas e a possibilidade de uma leitura literária pertinente. Esta investigação de caráter bibliográfico documental teve como referencial teórico os estudos de Roger Chartier (1991, 1998, 1999), especialmente quanto à circulação e apropriação de textos escritos; as proposições de Antonio Candido (2013), no que se refere ao exercício de uma leitura crítica de textos literários; e o conceito de leitura literária proposto por João Adolfo Hansen (2005), assim como a perspectiva de escola como comunidade de leitores (DIONÍSIO, 2000). A tese defendida é a de que as abordagens feitas nos livros didáticos a elementos formais e de construção estética das narrativas de Graciliano Ramos são construídas de duas formas: textual, quando aspectos formais são acionados para uma leitura do texto literário em si, e/ou extratextual, quando esses aspectos levam a uma leitura do texto como parte de um conjunto estético, cultural e histórico que inserem a obra em uma tradição da qual faz parte. Considering the textbook as a cultural object that is intended for a certain community of readers and taking it as a complex genre (BUNZEN, 2005), this research was guided by the following question: "How do high school Portuguese language textbooks approach the aesthetic-formal resources of the work of Graciliano Ramos?", considering that the approach for this author is probably also used for other authors in Portuguese textbooks. Delimiting the investigation to the didactic production of the period from 1971 to 2021, the corpus consisted of 26 textbooks, selected from the catalog of the Database of Brazilian School Books (LIVRES) and the catalogs of the Book Programs (PNLEM/ PNLD). The objectives of this work were: a) to investigate how textbooks approach the literary form in texts by Graciliano Ramos; b) to draw a view of didactic production in the mentioned period; c) to reflect on the relationships between the verified approaches and the possibility of a pertinent literary reading. This investigation, which has a bibliographical-documental nature, used studies of Roger Chartier (1991, 1998, 1999) as a theoretical reference, especially regarding the circulation and appropriation of written texts; Antonio Candido's propositions (2013), especially on the exercise of a critical reading of literary texts; and the concept of literary reading proposed by João Adolfo Hansen (2005), as well as the perspective of the school as a community of readers (DIONÍSIO, 2000). The thesis defended is that the approaches made in textbooks to formal elements and aesthetic construction of Graciliano Ramos' narratives are constituted in two ways: textual, when formal aspects are activated for a reading of the literary text itself, and/or extratextual, when these aspects lead to a reading of the text as part of an aesthetic, cultural and historical set, inserting the work in a tradition of which it is part. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8247 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Miriam Juliana Pastori Bosco_2023.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.