Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8248
Autor(es): Ramari, Thiago Henrique
Orientador: Lara, Renata Marcelle
Título: O corpolítico entre a vida e a morte no longa-metragem francês 120 Batimentos por minuto
Banca: Coito, Roselene de Fátima
Banca: Barbosa, Pedro Luis Navarro
Banca: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Banca: Daltoé, Andréia da Silva
Palavras-chave: Ativismo social;Cinema;Política;HIV/AIDS;120 Batimentos por minuto (Filme: 2017) - Análise do discurso
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RAMARI, Thiago Henrique. O corpolítico entre a vida e a morte no longa-metragem francês 120 Batimentos por minuto. 2023. 208 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: A presente pesquisa, orientada pela teoria e método da Análise de Discurso materialista, focaliza, como objeto de investigação, os corpos dos sujeitos-ativistas da associação Aids Coalition to Unleash Power em Paris, conhecida pela sigla ACT UP Paris, a partir da abordagem ficcional realizada pelo longa-metragem francês 120 Batimentos Por Minuto (2017), do cineasta Robin Campillo (1962-). Diante dos protestos do grupo que buscam garantir assistências farmacológica, médica e social à população que vive com HIV ou Aids, além de campanhas de prevenção eficientes, na França do início da década de 1990, o estudo objetiva, de forma central, analisar a discursivização do político, conceito proposto por Indursky (2019), realizada pelos corpos dos sujeitos-ativistas frente às relações de força com os Aparelhos Repressor e Ideológicos de Estado, teorizados por Althusser (2008), a fim de compreender o funcionamento discursivo do coletivo no social. Por meio de uma imbricação entre os conceitos de corpo discursivo e de político, discutidos por Leandro-Ferreira (2013a; 2013b) e Orlandi (1996), respectivamente, propõe-se as formulações de corpolítico e político dos corpos na análise da discursivização do político, revestida por um efeito de homogeneidade, durante os protestos da associação em locais públicos e privados, bem como da divisão dos sentidos que atravessa os sujeitos-ativistas, marca da heterogeneidade discursiva, sempre por meio da materialidade corpórea. O percurso investigativo é composto por quatro etapas: explicar, por meio de um processo teórico-analítico, o entrelaçamento entre o corpo e o político na constituição dos conceitos discursivos de corpolítico e político dos corpos; abordar o acontecimento histórico da Aids, incluindo a criação da rede ACT UP e de filmografia específica no cinema, na qual se encontra o longa-metragem de Robin Campillo; discutir a divisão psicanalítica entre pulsões de vida e morte nos sujeitos-ativistas, a partir de uma problematização das noções nazistas de Muselmann e rosa Winkel; e descrever e interpretar recortes discursivos verbo-visuais nos quais o corpolítico discursiviza o político em meio às relações de força envolvendo os Aparelhos Repressor e Ideológicos de Estado. No trajeto desenvolvido, o corpus analítico vai sendo delineado e é potencializado pela inquietação sobre como os corpos dos sujeitos-ativistas discursivizam o político sobre a epidemia de Aids, frente às relações de força com os Aparelhos Repressor e Ideológicos de Estado, na França do início dos anos 1990. Tal constituição do corpus compreende recortes discursivos do filme envolvendo os corpos dos sujeitos-ativistas em manifestações e reuniões internas da associação. A tese defendida é a de que as desestabilizações e eventuais transformações sociais provocadas pela discursivização do político encampada por grupos de ativistas, como a ACT UP Paris, implicam a constituição e a mobilização de corpolíticos. Tal funcionamento se articula no interior de uma contradição discursiva, na medida em que esses corpos não apenas se unem, mas também se dividem frente ao político nas diferentes situações que integram as práticas desses grupos.
This research, grounded on the theory and method of materialist Discourse Analysis, focalizes as an investigation object the bodies of activist-subjects from the association Aids Coalition to Unleash Power in Paris, known as ACT UP Paris, as fictionally approached in the French feature film 120 Beats Per Minute (2017), by filmmaker Robin Campillo (1962-). Regarding the group's protests to secure pharmacological, medical, and social assistance to the population living with HIV or Aids, in addition to efficient prevention campaigns, in France in the early 1990's, this study primarily aims to analyze the discursivization of the political, a concept proposed by Indursky (2019), produced by the activists-subjects' bodies facing up to the relations of force with the Repressive and Ideological State Apparatuses, theorized by Althusser (2008), in order to understand the discursive functioning of the collective in the social. By means of a conceptual intertwining of the discursive body and the political, discussed by Leandro-Ferreira (2013a; 2013b) and Orlandi (1996), respectively, the formulations corpolitical and the political of bodies are proposed in the analysis of the discursivization of the political, revested by a homogeneity effect during the protests carried out by the association in public and private places, as well as the analysis of the division of meanings that intersects the activist-subjects, a sign of discursive heterogeneity, always by means of bodily materiality. The investigation path is made of four stages: to explain through the theorical-analytical process the interweaving of the body and the political in the constitution of the discursive concepts corpolitical and the political of bodies; to address the historical event of Aids, including the creation of the ACT UP network and the specific cinematic filmography in which Robin Campillo's movie is found; to discuss the psychoanalytical division between life and death drives concerning the activist-subjects, through a problematization of Nazi notions Muselmann and rosa Winkel; to describe and interpret the verbal-visual discursive clippings in which the corpolitical discursivizes the political within relations of force with the Repressive and Ideological State Apparatuses. On the path traveled, the analytical corpus is outlined and potentialized by the disquiet concerning how the activist-subjects' bodies discursivize the political around the Aids epidemic, facing up to the relations of force with the Repressive and Ideological State Apparatuses, in the early 1990's in France. The corpus construction considers discursive clippings from the movie involving the activist-subjects' bodies during demonstrations and internal meetings of the association. The thesis defended is that the destabilization and eventual social transformation instigated by the discursivization of the political fostered by activists' groups, such as ACT UP Paris, lead to the constitution and mobilization of corpolitical. Such functioning is articulated inside a discursive contradiction, once these bodies are not only united but also divided in view of the political in the different situations that compose the practices of these groups.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Renata Marcelle Lara.
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8248
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thiago Henrique Ramari_2023.pdf9,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.