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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8250
Autor(es): | Inhoti, Aline Almeida |
Orientador: | Jung, Neiva Maria |
Título: | "O mundo acadêmico é bem diferente do que pensamos" : ideologias de linguagem em práticas de letramento acadêmico de alunos do curso de Letras de uma universidade pública potiguar |
Banca: | Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira |
Banca: | Pereira, Hélcius Batista |
Banca: | Torquato, Cloris Porto |
Banca: | Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis |
Palavras-chave: | Letramento acadêmico;Ideologias de linguagem;Colonialidade;Etnografia da linguagem;Formação de professores |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | INHOTI, Aline Almeida. "O mundo acadêmico é bem diferente do que pensamos": ideologias de linguagem em práticas de letramento acadêmico de alunos do curso de Letras de uma universidade pública potiguar. 2022. 196 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | A proposta desta Tese é explicar como as ideologias de linguagem são coconstruídas em práticas de letramento acadêmico de alunos do curso de Letras de uma universidade pública potiguar. O trabalho é uma etnografia da linguagem (GARCEZ & SCHULZ, 2015; ZAVALA, 2020) realizada em meu contexto de atuação, a partir de uma proposta de trabalho com resenha acadêmica na disciplina de Produção de Texto do curso de Letras. São analisadas a produção de duas resenhas acadêmicas pelos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Letras, resenha de um filme nacional e de um capítulo de livro, que mobilizou modos de constituição da crítica, tensionamentos ideológicos no terreno da linguagem e manutenção e resistências à colonialidade em práticas de letramento acadêmico. Trago minha mobilidade do Sul para o Nordeste do Brasil e os estranhamentos vivenciados mutuamente nas práticas e vivências com os estudantes e moradores do local. Em todo trajeto desta pesquisa, as reflexões e análises encontram intersecções com o letramento acadêmico (STREET, 1984, 1993, 2014; 2007), com o conceito de língua (MOITA LOPES, 2006, 2013; SILVA, 2015; LOPES & SILVA, 2018), raça e branquitude (KROSKITY, 2004; PINTO, 2018; NASCIMENTO 2016; TORQUATO, 2019; 2021; LEITE, 2020; CONCEIÇÃO, 2020; BENTO, 2002; CARDOSO, 2010; GONZALEZ, 1980), colonialismo e colonialidade do ser, saber, poder e de linguagem (HELLER & McELHINNY, 2017; QUIJANO, 1992, 2000; MIGNOLO, 2008, 2010, MALDONADO-TORRES, 2007; VERONELLI, 2015; 2021) e ideologias de linguagem (GAL & IRVINE, 2019; HELLER, 2020; JUNG & SILVA, 2021). Nas resenhas, as negociações de identidades (ZAVALA, 2010) dos participantes com o espaço geográfico-cultural nordestino, com o povo nordestino, como acadêmicos do Ensino Superior e suas identidades de classe social e racial possibilitaram diferentes modos de constituição das críticas. Como resultados, as ideologias de linguagem de padronização linguística, língua nacional, grafocentrismo e diversidade da linguagem, associadas com as trajetórias de letramento dos participantes, foram tensionadas nestas práticas de letramento acadêmico e configuraram eixos de diferenciação e comparação ideológicos (GAL & IRVINE, 2019). La propuesta de esta tesis es explicar cómo las ideologías del lenguaje se co-construyen en las prácticas de letramiento académico de estudiantes del curso de Letras en una universidad pública potiguar. El trabajo es una etnografía del lenguaje (GARCEZ & SCHULZ, 2015; ZAVALA, 2020) realizada en mi contexto de trabajo, a partir de una propuesta de trabajo con reseñas académica en la disciplina de Producción de Texto del curso de Letras. Se analiza la producción de dos reseñas académicas por parte de los académicos del primer semestre del curso de Letras, una reseña de una película nacional y un capítulo del libro que movilizaron modos de constitución de la crítica, tensiones ideológicas en el campo del lenguaje y mantenimiento y resistencia a la colonialidad en las prácticas académicas de letramiento. Traigo mi movilidad del Sur al Nordeste de Brasil y los distanciamientos mutuamente experimentados en las prácticas y experiencias con estudiantes y residentes del lugar. A lo largo de esta investigación, las reflexiones y los análisis encuentran intersecciones con el letramiento académico (STREET, 1984, 1993, 2014; 2007), con el concepto de lenguaje (MOITA LOPES, 2006, 2013; SILVA, 2015; LOPES & SILVA, 2018), raza y blancura (KROSKITY, 2004; PINTO, 2018; NASCIMENTO 2016; TORQUATO, 2019; 2021; LEITE, 2020; CONCEIÇÃO, 2020; BENTO, 2002; CARDOSO, 2010; GONZALEZ, 1980), colonialismo y colonialidad del ser, saber, poder y lenguaje (HELLER & McELHINNY, 2017; QUIJANO, 1992, 2000; MIGNOLO, 2008, 2010, MALDONADO-TORRES, 2007; VERONELLI, 2015; 2021) e ideologías del lenguaje (GAL & IRVINE, 2019; HELLER, 2020; JUNG & SILVA, 2021). En las reseñas, las negociaciones identitarias de los participantes (ZAVALA, 2010) con el espacio geográfico-cultural del nordeste, con la gente del nordeste, como académicos de educación superior y sus identidades de clase social y racial posibilitaron diferentes formas de constituir la crítica. Como resultado, las ideologías lingüísticas de normalización lingüística, lengua nacional, grafocentrismo y diversidad lingüística, asociadas a las trayectorias de letramiento de los participantes, se tensionaron en estas prácticas académicas alfabetizadoras y configuraron ejes de diferenciación y comparación ideológica (GAL & IRVINE, 2019). |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8250 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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