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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8251
Autor(es): | Ciavolella, Bruno |
Orientador: | Menegassi, Renilson José |
Título: | Práticas de análise linguística com docentes do 5º ano do ensino fundamental |
Banca: | Jung, Neiva Maria |
Banca: | Ritter, Lilian Cristina Buzato |
Banca: | Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
Banca: | Mendes-Polato, Adriana Delmira |
Palavras-chave: | Linguística aplicada;Práticas de Análise Linguística;Formação docente;Ensino fundamental;Interacionismo linguístico - Dialogismo |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | CIAVOLELLA, Bruno. Práticas de análise linguística com docentes do 5º ano do ensino fundamental. 2022. 364 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | Esta Tese aborda as Práticas de Análise Linguística (PAL) no contexto de formação docente continuada e tem como questão motivadora: como ocorre a compreensão responsiva para o desenvolvimento de PAL por docentes do Ensino Fundamental (EF), em contexto de formação continuada? O objetivo geral é entender o processo de compreensão responsiva sobre a PAL em um curso de formação continuada com professores do 5º ano do EF Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho colaborativo, realizada em um município da região Noroeste do estado do Paraná, no ano de 2020. O curso de formação foi organizado em vivências efetivas de PAL, em que os docentes participantes foram inseridos em atividades de análise linguística (AL) para refletirem sobre os sentidos e os valores sociais, assim como em práticas de produção de atividades de AL. Constituem-se, como objeto de investigação, as compreensões sobre PAL, expressas em enunciados concretos, como um gesto de responsividade às atividades desenvolvidas durante a formação. A pesquisa se ampara nos pressupostos do interacionismo e do dialogismo. No percurso analítico, caracterizam-se os níveis de compreensão responsiva às atividades desenvolvidas na formação continuada. Por conseguinte, depreenderam-se os aspectos teóricos-metodológicos contemplados, bem como os que precisam ser melhorados. Refletiu-se sobre as possibilidades e os desafios para a ampliação da compreensão sobre PAL com professores do 5º ano. Os resultados apontam que o processo de compreensão responsiva ocorreu, sobretudo, por meio de atitudes responsiva ativas. No que diz respeito às atividades da primeira parte do curso, o predomínio de compreensão responsiva ativa nas atividades de leitura e de AL demostram o potencial dessa atividade em ampliar a consciência socioideológica e de compreensão inicial dos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo e do dialogismo, ao passo que revela a necessidade de se ampliar as habilidades para análise dos recursos expressivos em face ao contexto extraverbal que o engendra, o que envolve necessariamente investimento na discussão acerca dos pressupostos teóricos. Por sua vez, quanto à produção de atividades de AL, o processo de compreensão responsiva se fez prioritariamente ativa de palavra alheia, o que demonstra a importância do processo de produção de atividades para a compreensão das características e dos objetivos da PAL, bem como para a constituição do discurso do professor sobre PAL. Por conseguinte, defende-se a tese de que o percurso metodológico proposto no curso de formação continuada, ao congregar preconizações das abordagens interacionista e dialógica da PAL, possibilita que os docentes do 5º ano do EF Anos Iniciais ampliem a compreensão sobre os aspectos teórico-metodológicos da AL como um dos eixos de ensino de LP. The Thesis addresses the Practice of Linguistic Analysis (PAL - in Portuguese) in the context of continuous teacher training, having as a motivating question: how does it occur the responsive understanding for the development of PAL by Elementary School (EF - Ensino Fundamental, in Portuguese) teachers in the context of continuous training? The general objective is to understand the process of responsive understanding of PAL in a continuous training course with 5th grade teachers of the first years of EF. This research uses a qualitative and collaborative approach, based on a city in the Northwest region of the state of Paraná, in the year of 2020. The training course was organized around effective PAL experiences, in which the participating teachers were included in linguistic analysis (AL - in Portuguese) activities to reflect on social values, as well as in the production practices of AL activities. As an object of investigation, the understandings of PAL, expressed in concrete statements, are constituted as a gesture of responsiveness to the activities developed during training. The research is supported by the assumptions of interactionism and dialogism. In the analytical path, there is the characterization of the levels of responsive understanding to the activities developed in continuous training. Therefore, the theoretical-methodological aspects contemplated were inferred, as well as those that need to be improved. There was a reflection on the possibilities and challenges for expanding the understanding of PAL with 5th grade teachers. The results indicate that the process of responsive understanding occurred, above all, through active responsive attitudes. Regarding the activities of the first part of the course, the predominance of active responsive comprehension in reading and LA activities demonstrate the potential of this activity to increase socio-ideological awareness and initial understanding of the theoretical-methodological assumptions of interactionism and dialogism, whilst it reveals the need to expand the skills for analyzing expressive resources in the face of the extraverbal context that engenders it, which necessarily involves investment in the discussion about theoretical assumptions. On the other hand, regarding the production of LA activities, the process of responsive comprehension was primarily active in the words of others, which demonstrates the importance of the process of producing activities for understanding the characteristics and objectives of PAL, as well as for the constitution of the teacher's discourse about PAL. Therefore, it is defended that the methodological path proposed in the continuous training course, by bringing together preconceptions of the interactionist and dialogic approaches of PAL, allows the teachers of the 5th year of the EF to broaden their understanding of the theoretical methods of LA as one of the axes of the Portuguese language teaching. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8251 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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