Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8254
Autor(es): Sornberger, Neimar Afonso
Orientador: Lorencini Júnior, Álvaro
Título: Educação ambiental e os cursos de ciências biológicas : um olhar para a formação inicial de professores e biólogos em uma universidade pública do estado do Paraná
Banca: Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
Banca: Polinarski, Celso Aparecido
Banca: Obara, Ana Tyomi
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Educação ambiental;Cursos de Ciências Biológicas;Professores - Formação inicial;Educadores ambientais - Formação inicial
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SORNBERGER, Neimar Afonso. Educação ambiental e os cursos de ciências biológicas: um olhar para a formação inicial de professores e biólogos em uma universidade pública do estado do Paraná. 2019. 257[3] f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente estudo tem como questionamento central saber quais conhecimentos têm sido reivindicados pelos professores dos cursos de Ciências Biológicas para compreender a crise ambiental. Neste sentido, foram identificadas na literatura quatro principais vertentes que permeiam o campo da EA: tradicional conservacionista, tradicional pragmática, crítica e pós-crítica; são apresentadas suas bases epistemológicas, formas de atuação e possíveis limitações teórico-práticas. Portanto, neste trabalho, objetivamos investigar a formação do educador ambiental, ao identificar as vertentes mais presentes no currículo, nos discursos e nas concepções dos docentes e discentes dos cursos presenciais de Ciências Biológicas Licenciatura e Ciências Biológicas Bacharelado, ofertados por uma universidade pública do estado do Paraná, no ano de 2018. Os dados foram levantados com base em três técnicas: análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos planos de ensino das disciplinas; entrevistas e questionários aos professores e; questionários aos discentes concluintes. Para o tratamento e análise dos dados, procedemos a análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo11®. A análise dos currículos revelou uma proposição crítica de ambos os cursos de graduação, objetivando uma formação reflexiva para profissionais atuantes e comprometidos com uma qualidade de vida melhor e que esteja aliada à conservação ambiental. Todavia, foram priorizados os conteúdos biológicos para promover tais mudanças. Os docentes entrevistados e suas concepções corroboram para as proposições curriculares, consideram o ser humano como componente dos ambientes e ecossistemas, além de reconhecerem a necessidade da maior aproximação entre as disciplinas para a formação do educador ambiental. Os discentes concluintes dos cursos, por sua vez, reconhecem a importância da EA para a formação em Ciências Biológicas, mas apresentam concepções com fortes referências aos conteúdos biológicos, em especial à ecologia, reforçando uma visão mais tradicional dos problemas ambientais e da EA. Por fim, traçamos as possibilidades de atuação destes profissionais como educadores ambientais, assim como possíveis limitações na compreensão dos problemas ambientais contemporâneos e sua complexidade
ABSTRACT: The main issue on this trial aims at knowing which knowledge has been claimed by the professors of Biological Sciences courses to understand the environmental crisis. Thus, four main trends that study EE subject were identified in literature: traditional conservationist, traditional pragmatic, critical and post-critical. Thus, its epistemological bases, forms of action and possible theoretical and practical limitations are shown. Therefore, we aimed at investigating the environmental professional background, by identifying the aspects most common in the curriculum, discourses, professors' and students' conceptions of Biological Sciences undergraduate courses, Biological Sciences Bachelor's degrees and classroom courses offered by a public university in Paraná state, in 2018. Data were collected based on three techniques: documentary analysis of political-pedagogical projects and teaching plans of the subjects; interviews and questionnaires to professors and; questionnaires to graduating students. The content analysis was obtained using NVivo11® software to process and analyze data. The analysis of curricula has revealed a critical proposition of both undergraduate courses, aiming at a reflective background for active and committed professionals to a better quality of life and associated to environmental conservation. However, biological contents were prioritized to put forward such changes. The interviewed professors and their conceptions corroborated the curriculum propositions, taking into account the human being as a component of environments and ecosystems, as well as recognized the need to approach some help on environmental educator's background. Graduating students of the studied courses have acknowledge the EE importance for Biological Sciences background, but present conceptions with strong references to biological content, especially to ecology, reinforced a more traditional viewpoint of environmental problems and EE. Finally, we outline the possibilities of these professionals as environmental educators, as well as possible restrictions to understand contemporary environmental problems and their complexity
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8254
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Neimar Afonso Sornberger_2019.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.