Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8268
Autor(es): Nascimento, Juçara Zanoni do
Orientador: Romualdo, Edson Carlos
Título: A (co)construção de conhecimento em chats educacionais por meio de objetos de discurso
Banca: Passeti, Maria Célia Cortêz
Banca: Santos, Annie Rose dos
Banca: Souza, Renata Adriana de
Banca: Santos, Elaine de Moraes
Palavras-chave: Objetos de discurso;Chat educacional;Educação a distância;Construção de conhecimento
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: NASCIMENTO, Juçara Zanoni do. A (co)construção de conhecimento em chats educacionais por meio de objetos de discurso. 2021. 236 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: O surgimento das novas tecnologias tornou os processos de interação entre estudantes e professores na EAD mais dinâmicos, pois, embora separados pela distância, podem juntos construir conhecimento por meio de ferramentas de comunicação disponibilizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que aproximam os participantes dos conteúdos a serem apreendidos. Buscando contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de construção de conhecimento nesse ambiente, propomos a tese de que na interação on-line, no processo de referenciação em chats educacionais, a (re)construção dos objetos de discurso possibilita a construção do conhecimento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar o fenômeno da referenciação em chats educacionais, com o intuito de analisar como são (re)construídos os objetos de discurso na interação entre professores e estudantes, para verificar se por meio deles pode ocorrer a construção de conhecimento. O corpus é constituído por interações on-line, em dois chats educacionais nos quais, em cada um deles, participam discentes e docentes de uma disciplina da área de Língua Portuguesa, do primeiro semestre do curso de Pedagogia ofertado na modalidade EAD, da Universidade Federal de Mato Grosso Sul. As análises são fundamentadas na Linguística Textual de orientação sociocognitivo-interacional (KOCH, 2009; KOCH; ELIAS, 2006), que toma a referenciação como atividade discursiva, situada nas práticas sociais dos sujeitos e construída num contexto interacional específico (CAVALCANTE, M., 2016, 2011; CUSTÓDIO FILHO, 2011). A pesquisa caracteriza-se, metodologicamente, como interpretativista de base qualitativa. Os resultados apontam que a (re)construção dos objetos de discurso acontece quando os participantes da interação (re)constroem a realidade, ao (re)negociarem os sentidos que são evocados por meio de aspectos mentais e sociais, responsáveis por fazer com que o texto progrida. Na interação dos chats educacionais, a partir de marcas linguísticas deixadas pelas professoras, foi possível verificar momentos de satisfação delas com o(s) objetos de discurso (re)construídos pelos estudantes, mostrando que, para aquele momento específico, diante do contexto considerado pelas docentes, o conhecimento foi construído pelos discentes.
The emergence of new technologies has made the processes of interaction between students and teachers in more dynamic, because, although separated by distance, they can together build knowledge through communication tools available in Virtual Learning Environment (VLE), which bring participants closer to the contents to be learned. Seeking to contribute to the understanding of how the process of knowledge construction occurs in this environment, we propose the thesis that in online interaction, in the process of referencing in educational chats, the (re)construction of discourse objects enables for the construction of knowledge. Thus, this research aims to investigate the phenomenon of referral in educational chats, in order to analyze how the objects of discourse are (re)constructed in the interaction between teachers and students, to verify if the construction of knowledge can occur through them. The corpus consists of online interactions, in two educational chats in which, in each of them, students and teachers of Portuguese Language participate, from the first semester of the Pedagogy course offered in the Distance Teaching modality, of the Federal University of Mato Grosso Sul. The analyses are based on textual linguistics, of sociocognitive-interactional orientation (KOCH, 2009; KOCH; ELIAS, 2006), which takes the reference as a discursive activity, situated in the social practices of the subjects and constructed in a specific interactional context (CAVALCANTE, 2016, 2011; CUSTÓDIO FILHO, 2011). The research is methodologically characterized as a qualitatively based interpretation. The results indicate that the (re)construction of discourse objects happens when the participants of the interaction (re)reconstruct reality, while (re)negotiating the meanings that are evoked through mental and social aspects, responsible for making the text progress. In the interaction of educational chats, based on linguistic marks left by the teachers, it was possible to verify moments of their satisfaction with the objects of discourse (re)constructed by the students, showing that, for that specific moment, in view of the context considered by the teachers, knowledge was constructed by the students.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo.
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8268
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jucara Zanoni do Nascimento_2021.pdf5,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.