Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Luciano Carvalhaispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alisson Henriquept_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T17:10:15Z-
dc.date.available2024-12-09T17:10:15Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alisson Henrique. Práticas pedagógicas construtivistas em ensino de física: critérios de análise. 2019. 86 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8273-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A disciplina de Física passou por diversas modificações desde sua consolidação na grade curricular brasileira no século passado. Em diversos casos, essas modificações se deram pela busca de uma melhora para os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos físicos, o que levou a área de ensino de Física a dialogar com outras áreas, principalmente, a Filosofia, a Epistemologia, a Educação e a Psicologia. A partir dessa interação, surgiu o que muitos pesquisadores denominam de construtivismo pedagógico. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar, por meio dos critérios estabelecidos por Baviskar, Hartle e Whitney (2009) e Custódio et al. (2013), algumas dissertações e teses da área de ensino de Física para compreender como o construtivismo pedagógico está sendo aplicado. Os resultados da pesquisa mostram que poucos trabalhos podem ser considerados de fato construtivistas, apenas 28% das dissertações e 40% das teses apresentaram todos os critérios essenciais do construtivismo pedagógico. Como conclusão, atentamos que teorias da aprendizagem alicerçadas em epistemologias diferentes, podem compartilhar de práticas pedagógicas similares, é no objetivo de cada etapa do ensino e, principalmente, nas análises e interpretações dos resultados que as diferenças se acentuam. Por isso, fizemos a sugestão de se criar uma escala tipo Likert para cada um dos cinco critérios na proposta de Baviskar, Hartle e Whitney (2009) e Custódio et al. (2013), assim, além de indicar a presença, o pesquisador tem como justificar em qual nível da referida escala está o critériopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The discipline of Physics underwent several modifications since its consolidation in the Brazilian curriculum in the last century. In several cases, these modifications were due to the search for an improvement in the teaching and learning processes of the physical concepts, which led the area of Physics teaching to dialogue with other areas, mainly Philosophy, Epistemology, Education and the Psychology. From this interaction emerged what many researchers call pedagogical constructivism. In this context, the objective of this work was to analyze, through the criteria established by Baviskar, Hartle e Whitney (2009) and Custódio et al. (2013), some dissertations and theses of the field of Physics teaching to understand how pedagogical constructivism is being applied. The results of the research show that few works can be considered constructivist, only 28% of dissertations and 40% of theses presented all the essential criteria of pedagogical constructivism. As a conclusion, we consider that learning theories based on different epistemologies can share similar pedagogical practices, it is in the objective of each stage of teaching and, mainly, in the analysis and interpretations of the results that the differences are accentuated. Therefore, we suggested a Likert scale for each of the five criteria proposed by Baviskar, Hartle e Whitney (2009) and Custódio et al. (2013). In addition to indicating presence, the researcher can justify which level of the said scale is the criterionpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino e aprendizagem - Físicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectConstrutivismo pedagógicopt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas construtivistas em ensino de física : critérios de análisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Deimling, Natália Neves Macedo-
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical86 f. : il.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alisson Henrique Silva_2019.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.