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Autor(es): Silva, Alisson Henrique
Orientador: Fusinato, Polonia Altoé
Título: Teatro e astronomia : uma possibilidade para um ensino de ciências interdisciplinar
Banca: Iachel, Gustavo
Banca: Silva, Josie Agatha Parrilha da
Palavras-chave: Ensino de ciências;Interdisciplinaridade;Teatro;Astronomia
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Alisson Henrique. Teatro e astronomia: uma possibilidade para um ensino de ciências interdisciplinar. 2019. 154 p. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Autores como JAPIASSE, 1998; KOUDELA, 2005; MONTEIRO, 1994; REVERBEL, 1979; SANTIAGO, 2004; e VIDOR, 2010 defendem que, por meio da utilização do Teatro como Recurso de Ensino, o aluno promove seus saberes conceituais, atitudinais e procedimentais, possibilitando uma ação mais reflexiva e um melhor aproveitamento do seu trabalho em equipe, além do seu crescimento cognitivo e o desenvolvimento cultural dentro do processo de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos do seguinte questionamento: seria possível desenvolver o interesse em Ciências e as Inteligências Múltiplas de estudantes da Educação Básica mediante sua participação em um Projeto Pedagógico que envolve a elaboração de uma peça de Teatro Científico? Nesse sentido, nosso trabalho tem por objetivo investigar o potencial pedagógico de um Teatro Científico como Recurso de Ensino em uma turma de 9º ano de uma instituição de ensino público da cidade de Maringá-Pr. Nossa pesquisa está alicerçada sobre os pressupostos da pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados empregamos questionários abertos, diário de campo, atividades pedagógicas e documentos (todo material produzido pelos educandos durante a implementação da proposta). Ao longo deste trabalho foram realizados 8 encontros com educandos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf. Para a análise dos dados obtidos nessa pesquisa, utilizamos como referência a análise de conteúdo proposta por Bardin (1995). Nossos dados demonstraram que dentro do Ensino de Ciências, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner evidencia os níveis de inteligências e as capacidades intelectuais dos educandos na resolução de problemas e sua produção criativa, oportunizando a construção de relações e a formação de cidadãos ativos. Verificamos que a interdisciplinaridade entre Arte e Ciência, tendo a Astronomia como fio condutor, possibilitou uma ruptura com o ensino tradicional com a fragmentação dos conteúdos, garantindo uma interação harmoniosa entre as disciplinas, incluindo métodos e conteúdos numa ação conjunta em busca de um objetivo determinado. Diante dos resultados encontrados, podemos evidenciar o êxito da proposta, deixando a mesma como subsídio para que outros professores se utilizem da Pedagogia de Projetos como suporte para trabalhem de maneira interdisciplinar, resgatando a História da Ciência e evidenciando as Inteligências Múltiplas de seus educandos em sala de aula.
ABSTRACT: Authors such as JAPIASSE, 1998; KOUDELA, 2005; MONTEIRO, 1994; REVERBEL, 1979; SANTIAGO, 2004; VIDOR, 2010, defend that through the use of theater as a teaching resource, the student promotes conceptual, attitudinal and procedural knowledge, allowing a more reflexive action, a better use of his team work, besides his cognitive growth and cultural development within the teaching and learning process. For the development of this paper we start from the following question: Would it be possible to develop the interest in Science and the Multiple Intelligences of Basic Education students through their participation in a Pedagogical Project that involves the elaboration of a piece of Scientific Theater? In this sense, our job has the objective to investigate the pedagogical potential of a Scientific Theater as a teaching resource in a 9th grade class of a public education institution in the city of Maringá-Paraná/Brazil. Our research is based on the assumptions of qualitative research. For data collection we used open questionnaires, field diary, pedagogical activities and documents (all material produced by the students during the implementation of the proposal). Throughout this job, 8 meetings were held with students from the 9th grade of the state school Alfredo Moisés Maluf. For the analysis of the data obtained in this research we use as reference the content analysis proposed by Bardin (1995). Our data demonstrated that within Science Teaching, Gardner's Multiple Intelligences Theory shows the levels of intelligence and intellectual abilities of learners in solving problems and their creative production, providing the building of relationships and the formation of active citizens. We have verified that the interdisciplinarity between Art and Science, with Astronomy as the guiding principle, allowed a rupture with traditional teaching with the fragmentation of contents, guaranteeing a harmonious interaction between the disciplines, including methods and contents, in a joint action in search of an objective determined. Given the results, we can highlight the success of the proposal, leaving it as a subsidy for other teachers use Project Pedagogy as a support to work in an interdisciplinary way, rescuing the History of Science and highlighting the Multiple Intelligences of their students in the classroom
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Polônia Altoé Fusinato
Coorientador: Prof. Dr. Michael Corci Batista
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8274
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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