Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8287
Autor(es): Paes, Gustavo Josué Simoni
Orientador: Ferraz, Francisco César Alves, 1964-
Título: A educação moral e cívica na perspectiva militar : a obra do general Moacir Araujo Lopes
Banca: Martins Filho, João Roberto, 1953-
Banca: Bertonha, João Fábio, 1968-
Palavras-chave: Lopes, Moacir Araujo, 1905-;Educação moral e cívica;Ditadura militar;Militares
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PAES, Gustavo Josué Simoni. A educação moral e cívica na perspectiva militar: a obra do general Moacir Araujo Lopes. 2023. 195 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa discute a criação e o desenvolvimento da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) durante a ditadura militar a partir da obra do general Moacir Araujo Lopes, um de seus principais idealizadores, apontando como o contexto político foi determinante para o surgimento da disciplina. Diferentes concepções do regime e da EMC foram discutidas para formular a hipótese de que a disciplina se estabeleceu como forma de reafirmar a legitimidade do regime diante das diversas pressões sofridas sobretudo a partir de 1968. Nesse contexto, o general Lopes, notório difusor do conceito de Guerra Revolucionária e da Doutrina de Segurança Nacional, ascendeu na estrutura governamental e chefiou a iniciativa da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, que forneceu a base do decreto-lei para a criação da EMC e da Comissão Nacional de Moral e Civismo. Entretanto, a influência do militar no regime decresceu ao longo dos anos de modo que não conseguiu controlar a forma como a disciplina seria aplicada. Observamos, portanto, que o contexto político permitiu a ascensão de Lopes e a criação da EMC nos termos do general, mas posteriormente o conduziu à decadência e ao ostracismo
ABSTRACT: This research discusses the creation and development of the discipline of Moral and Civic Education (MCE) during the military dictatorship based on the work of General Moacir Araujo Lopes, one of its main creators, pointing out how the political context was decisive for the emergence of the discipline. Different conceptions of the regime and the EMC were discussed to formulate the hypothesis that the discipline was established as a way of reaffirming the legitimacy of the regime in the face of the various pressures suffered, especially from 1968 onwards. In this context, General Lopes, a notorious promoter of the concept of Revolutionary War and the Doctrine of National Security, rose in the governmental structure and headed the initiative of the Association of Graduates of the Superior School of War, which provided the basis for the decree-law for the creation of MCE and the National Commission on Morals and Civility. However, the influence of the military in the regime decreased over the years. The general became politically irrelevant and could not control how discipline was applied. We observe, therefore, that the political context allowed the rise of Lopes and the creation of the MCE under the general's terms, but later led to his decline and ostracism
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Francisco César Alves Ferraz
Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8287
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gustavo Josue Simoni Paes_2023.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.