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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8297
Autor(es): | Moreira, Maria Gabriela |
Orientador: | Reis, Jaime Estevão dos, 1959- |
Título: | Formação cavaleiresca e a cerimônia de investidura nas obras de Don Juan Manuel (séculos XIII-XVI) |
Banca: | Zierer, Adriana |
Banca: | Cortez, Clarice Zamonaro |
Palavras-chave: | Escudeiro;Cavalaria e cavaleiros;Idade Média - História;Don Juan Manuel - Século 12-14 |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MOREIRA, Maria Gabriela. Formação cavaleiresca e a cerimônia de investidura nas obras de Don Juan Manuel (séculos XIII-XVI). 2024. 124 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A presente dissertação aborda a figura do escudeiro, o jovem aprendiz de cavaleiro, explorando sua relação com o contexto social e moral ao longo de sua formação, culminando na cerimônia de investidura, que representa o desfecho após o período de aprendizado na cavalaria. Este estudo tem como fonte principal três obras de Don Juan Manuel (1282-1348), um nobre proeminente no cenário castelhano-leonês de sua época: o Libro del cauallero et del escudero (1326-1328), o Libro de los Estados (1327-1332) e o Libro Enfenido (1336-1337). Essas obras destacam a atenção do autor para a educação e formação dos filhos da nobreza. Além disso, são utilizadas como fontes auxiliares as Siete Partidas, de Alfonso X, o Sábio (1221-1284), e o Livro da Ordem da Cavalaria (1274-1276), de Ramon Llull (1232-1315). A delimitação do recorte historiográfico deste estudo restringe-se ao espaço territorial de Castela e Leão nos séculos XIII e XIV, focando, assim, a investigação no papel do escudeiro e na cerimônia de investidura no contexto da cavalaria castelhano-leonesa desse período. Além das fontes que sustentaram a investigação, estabelecemos um diálogo com os principais historiadores que elegeram a cavalaria, como tema de estudo, dentre os quais destacamos: Maurice Keen (1984), Michel Pastoureau (1989), Georges Duby (1989), Jean Flori (2005), Josef Fleckenstein (2006), Dominique Barthélemy (2010), Richard Kaeuper (2016) ABSTRACT: This dissertation looks at the figure of the squire, the young apprentice knight, exploring his relationship with the social and moral context throughout his training, culminating in the investiture ceremony, which represents the end of his apprenticeship in chivalry. This study takes as its main source three works by Don Juan Manuel (1282-1348), a prominent noble figure on the Castilian-Leonese scene of his time: Libro del cauallero et del escudero (1326-1328), Libro de los Estados (1327-1332) and Libro Enfenido (1336-1337). These works highlight the author's attention to the education and training of the nobility’s children. In addition, the Siete Partidas by Alfonso X, the Wise (1221-1284) and the Llibre de l'orde de cavalleria (1274-1276) by Ramon Llull (1232-1315) are used as auxiliary sources. The historiographical scope of this study is restricted to the territorial space of Castile and León in the 13th and 14th centuries, thus focusing on the investigation of the role of the squire and the investiture ceremony in the context of Castilian-Leonese chivalry of that period. In addition to the sources that supported the research, we established a dialog with the main historians who chose chivalry as their subject of study, among whom we highlight: Maurice Keen (1984), Michel Pastoureau (1989), Georges Duby (1989), Jean Flori (2005), Josef Fleckenstein (2006), Dominique Barthélemy (2010), Richard Kaeuper (2016) |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Jaime Estevão dos Reis Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8297 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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