Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8300
Autor(es): Colombo, Angélica Aparecida Antonechen
Orientador: Franco, Valdeni Soliani, 1957-
Título: O cinema, a filosofia da ciência e a ética na formação de professores de ciências
Banca: Gumão, Lucimar Donizete
Banca: Cirino, Marcelo Maia
Banca: Trivizoli, Lucieli Maria
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Formação de professores;Ensino de ciências;Filosofia da ciência;Ética na pesquisa
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: COLOMBO, Angélica Aparecida Antonechen. O cinema, a filosofia da ciência e a ética na formação de professores de ciências. 2019. 190 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Reflexões a respeito da importância da filosofia da ciência nos cursos de formação inicial de professores de Ciências e de Matemática, e em como ela pode ser trabalhada por meio do cinema, levaram à realização desta pesquisa, que se iniciou com o levantamento de informações sobre a presença, ou não, de conteúdos de filosofia da ciência nos cursos de licenciatura em ciências das universidades públicas do estado do Paraná. A partir dos dados coletados e da análise de bibliografia especializada, é apresentada uma proposta para trabalhar uma questão fundamental pertinente à filosofia da ciência na formação desses professores, a saber: quais são os limites da ciência? A resposta a essa questão implica a discussão da ética na ciência, o que pôde ser feito pela análise de textos de teóricos que se debruçaram sobre o tema. O objetivo maior deste trabalho foi discutir um instrumento capaz de potencializar os debates sobre os limites éticos da ciência em cursos de formação inicial de docentes da área: o cinema. O gênero cinematográfico, por meio das diversas problemáticas abordadas em filmes, além de ser um ponto de partida gerador de debates e aprendizagens de múltiplos conteúdos, é também uma forma de abordar e discutir a filosofia da ciência na formação de professores, que é a proposta deste trabalho. A metodologia de pesquisa empregada é a abordagem qualitativa, de natureza básica, no paradigma interpretativo, com a utilização dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e fílmica documental. Como resultados, a presente pesquisa apresentou análises de filmes à luz da ética na pesquisa científica e as relacionou com os temas trabalhados nas ementas dos cursos analisados
ABSTRACT: The Aim Of This Research Was To Stimulate Reflections On The Importance Of The Philosophy Of Science And How It Can Be Worked Through The Cinema In The Initial Formation Of Science And Mathematics Teachers. This Study Began By Gathering Information On The Presence Or Not Of Philosophy And Science Contents Of Licentiate Science Courses At Public Universities In The Paraná State. From The Collected Data And Through The Analysis Of Specialized Bibliography, It Was Presented A Proposal To Work A Fundamental Question Pertinent To The Philosophy Of Science In The Formation Of These Teachers, Which Is: What Are The Limits Of Science? The Answer To This Question Implies The Discussion Of Ethics In Science, Which Could Be Done By Analyzing The Texts Of Theorists Who Addressed The Topic. The Main Objective Of This Study Was To Discuss Na Instrument, Which Was Capable Of Potentiating The Debates About The Ethical Limits Of Science In Initial Teacher Education Courses In The Area: The Cinema. The Cinematographic Genre, Through The Various Problems Addressed In Movies, Besides Being A Starting Point That Generates Debates And Learning Of Multiple Contents, Is Also A Way To Approach And Discuss The Philosophy Of Science In Education, Which Is Proposed By The Present Study. The Research Methodology Used Was The Qualitative Approach, Of Basic Nature, In The Interpretative Paradigm, With The Use Of Bibliographic And Documentary Film Research Procedures. As A Result, The Study Presented Film Analyzes In Regard Of Ethics In Scientific Research, And Related Them To The Themes Discussed In The Courses' Programs
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Coorientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8300
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Angelica Aparecida Antonechen Colombo_2019.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.