Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaldamez, Edwin Vladimir Cardozapt_BR
dc.contributor.authorCzusz, Fernanda Braz Volpatopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T18:21:30Z-
dc.date.available2024-12-06T18:21:30Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationCZUSZ, Fernanda Braz Volpato. Análise das métricas de desempenho do Lean Six Sigma a partir da abordagem do Balanced Scorecard. 2023. 113 f. Dissertação (mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8306-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Vladimir Cardoza Galdamez.pt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Syntia Lemos Cotrim.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractO Lean Six Sigma é uma estratégia de negócios que visa melhorar o desempenho dos processos, aumentando a satisfação do cliente e os resultados financeiros, além de desenvolver lideranças. Estudos indicam seu sucesso em diversos setores. Existem lacunas de pesquisa, especialmente na integração de medidas de desempenho com os objetivos híbridos do Lean e Six Sigma. É uma área de estudo em crescimento, mas ainda menor em comparação com outros métodos de melhoria da qualidade. Portanto, há uma necessidade de pesquisas adicionais para entender melhor sua implementação e impacto. Este estudo tem como objetivo identificar as métricas de desempenho da metodologia Lean Six Sigma, revisando a literatura e aplicando essas métricas em um modelo de medição de desempenho baseado no Balanced Scorecard. Não existe um modelo único amplamente utilizado para medir esse desempenho, embora várias métricas tenham sido propostas. As métricas mais frequentemente mencionadas incluem taxa de defeito/erro, satisfação do cliente, tempo de ciclo, nível de estoque e eficiência. A maioria dessas métricas está relacionada a processos internos, aprendizado e crescimento, impactando os clientes e a perspectiva financeira da organização. O estudo apresenta um sistema de medição de desempenho metodologia Lean Six Sigma baseado no Balanced Scorecard, com métricas que podem ser usadas para medir o desempenho dos objetivos, fornecendo evidências de que as métricas propostas na literatura são aplicáveis nas empresas. No entanto, o estudo tem limitações, como a amostra limitada de empresas e especialistas consultados, bem como a revisão de literatura até 2022. Sugere-se que estudos futuros sejam mais abrangentes, envolvendo empresas de diferentes setores e países e considerando métricas de períodos mais recentes na literatura.pt_BR
dc.description.abstractLean Six Sigma is a business strategy that aims to improve process performance, and increase customer satisfaction and financial results, in addition to developing leadership. Studies indicate its success in several sectors. There are research gaps, especially in the integration of performance measures with the hybrid objectives of Lean and Six Sigma. It is a growing área of study, but still smaller compared to other quality improvement methods. Therefore, there is a need for additional research to better understand its implementation and impact. This study aims to identify the performance metrics of the Lean Six Sigma methodology, reviewing the literature and applying these metrics in a performance measurement model based on the Balanced Scorecard. There is no single widely used model to measure this performance, although several metrics have been proposed. The most frequently mentioned metrics include defect/error rate, customer satisfaction, cycle time, inventory level, and efficiency. Most of these metrics are related to internal processes, learning, and growth, impacting customers and the organization's financial outlook. The study presents a performance measurement system Lean Six Sigma methodology based on the Balanced Scorecard, with metrics that can be used to measure the performance of objectives, providing evidence that the metrics proposed in the literature are applicable in companies. However, the study has limitations, such as the limited sample of companies and experts consulted, as well as the literature review until 2022. It is suggested that future studies be more comprehensive, involving companies from diferente sectors and countries and considering metrics from longer periods. recent in the literature.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLean Six Sigmapt_BR
dc.subjectMedição de desempenhopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSistemas de informações gerenciaispt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subject.ddc658.4pt_BR
dc.titleAnálise das métricas de desempenho do Lean Six Sigma a partir da abordagem do Balanced Scorecardpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCotrim, Syntia Lemos-
dc.contributor.referee1Lima, Rafael Henrique Palma-
dc.contributor.referee2Carpinetti, Luiz César Ribeiro-
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia de Produção-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
dc.subject.cnpq1Engenharias-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical113 f. : il. color., tabs. figs.-
dc.subject.cnpq2Engenharia de Produção-
dc.publisher.centerCentro de Tecnologia-
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernanda Braz Volpato Czusz_2023.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.