Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menegassi, Renilson José | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Janaina Lacerda da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T14:21:43Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T14:21:43Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Janaina Lacerda da. Percurso-teórico-metodológico de desenvolvimento de habilidades linguístico-textual-discursivas em gêneros argumentativos no ensino médio. 2024. 310, [14] f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8318 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi. | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Tese aborda o desenvolvimento de habilidades linguístico-textual-discursivas em gêneros discursivos argumentativos em um percurso-teórico-metodológico de sistematização, orientação e mediação de ensino e da aprendizagem da escrita no Ensino Médio. Busca-se responder à pergunta de pesquisa: como uma proposta didático-pedagógica de escrita, em complemento às aulas de Língua Portuguesa, promove o desenvolvimento de habilidades linguístico-textual-discursivas dos gêneros argumentativos, como o texto dissertativo-argumentativo, junto aos alunos do Ensino Médio? O objetivo geral da pesquisa é compreender o processo de desenvolvimento dessas habilidades relacionadas aos gêneros argumentativos, em práticas sistematizadas, orientadas e mediadas de escrita com alunos da Educação Básica. Vinculada à abordagem qualitativa pelo paradigma interpretativista, trata-se de um estudo de caso que observa uma representação singular da realidade historicamente situada (Lüdke; André, 2018), a partir das interações verbais concretas durante o Curso de Extensão Habilidades linguístico-textual-discursivas em gêneros argumentativos no Ensino Médio, ofertado aos alunos das 2as séries e da 3ª série do Ensino Médio em 2021 pela professora-pesquisadora, de março de 2021 a janeiro de 2022, numa escola pública da região Noroeste do Paraná, no Brasil. Consoante à fundamentação das perspectivas do Interacionismo sobre a escrita como trabalho, do Dialogismo, da Linguística Textual (Bakhtin, 2003[1979]; 2019 [1940-1960]; Gasparotto, 2020; Koch, 2004; 2009; 2019; Menegassi, 2010; 2016) - numa união teórica necessária à temática discutida, orientada metodologicamente pela Linguística Aplicada (LA), observou-se e analisou-se o sujeito produtor de discursos e da linguagem. No percurso descritivo e analítico, tomou-se como objeto de investigação o Curso de Extensão para se analisarem as compreensões dos participantes sobre as competências e as habilidades de escrita constitutivas de gêneros discursivos do campo escolar: resumo, resposta argumentativa, resposta interpretativa e texto dissertativo-argumentativo. Focalizaram-se, também, os materiais elaborados pela docente; os planejamentos sistematizados e orientados de etapas de escrita consciente; as respostas às atividades e os textos produzidos pelos alunos-participantes de forma coerente às habilidades e aos gêneros estudados. Os resultados demonstraram que o aluno é levado ao conhecimento ativo dos procedimentos diversificados e característicos da língua portuguesa quando a escrita como trabalho é orientada pelas habilidades linguístico-textual-discursivas da língua escrita articulada à estilística e pelo estudo da língua viva valorada na sociedade escolar. Ademais, as sistematizações, as orientações e as mediações de como escrever o texto argumentativo, a consciência de para que fazê-lo, conduzem ao saber escrever, de acordo com o texto dissertativo-argumentativo produzido pela aluna-participante no contexto do ENEM, tida como amostra dos participantes. Diante da proposta didático-pedagógica de escrita, confirma-se a hipótese inicial de sustentação da tese de que as práticas de escrita sistematizadas, orientadas e mediadas, em acréscimo às aulas de Língua Portuguesa, desenvolvem as habilidades linguístico-textual-discursivas de gêneros discursivos argumentativos no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | The development of linguistic-textual-discursive abilities in discursive argumentative genres in a theoretical-methodological path of systematization, guidance and mediation of teaching and learning of writing in High School was adressed in this thesis. It is intented to answer the research question: how a didatic-pedagogical proposal of writing, in complement to Portuguese classes, promotes the development of linguistic-textual-discursive abilities in argumentative genres, like dissertation argumentative text, joined to high school students? Comprehending the process of these abilities related to the argumentative genres, in systematized, guided and mediated practices of writing with students of Basic Education is the general objective of this research. Associated to the qualitative approach by the interpretativist paradigm. It is about a case study which observes a singular representation of the historically situated reality (Lüdke; André, 2018), from real verbal interactions during the Course of linguistic-textual-discursive Habilities Extension in argumentative genres in High School, offered to the students of the second grades and third grades of High School in 2021 by the research teacher of this survey, from March 2021 to January 2022, in a public school in the Northwest region in the state of Paraná, Brasil. In accordance with the fundamentation of the perspectives of Interacionism about writing as a work, of Dialogism, of the Textual Linguistic (Bakhtin, 2003[1979]; 2019 [1940-1960]; Gasparotto, 2020; Koch, 2004; 2009; 2019; Menegassi, 2010; 2016) - it was observed and analised the subject as a producer of speeches and language in a theorical connection needed to the discussed topic. All of this guided methodologically by Aplicated Linguistics (AL). In the descriptive and analytical path, the Extension Course was taken as the object of investigation to analyze the comprehension of the participants about the competences and skills of constitutive writing of discursive genres in the school area: summary, argumentative response, interpretative response and dissertative-argumentative text. The materials elaborated by the teacher; the systematized and guided planning of conscious writing stages; the responses to activities and texts produced by participant students in a manner consistent with the skills and genres studied were also in focus. The results demonstrated which the student is led to active knowledge of the diverse and characteristic procedures of the Portuguese language when the writing as work is guided by the linguistic-textual-discursive skills of written language articulated with stylistics and by the study of the living language valued in school society. Furthermore, the systematizations, guidelines and mediations on how to write the argumentative text, of the conscience of why to do it, lead to know how to write, according to the dissertative-argumentative text produced by the participant student in the context of ENEM, considered as a sample of participants. In the face of the didactic-pedagogical proposal of writing, it was confirmed the initial hypothesis of supporting of the thesis which systematized, guided and mediated writing practices, in addition to Portuguese language classes, develop linguistic-textual-discursive skills of discursive-argumentative genres in high school. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Texto dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Habilidades linguístico-textual-discursivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.ddc | 418.0071 | pt_BR |
dc.title | Percurso-teórico-metodológico de desenvolvimento de habilidades linguístico-textual-discursivas em gêneros argumentativos no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hila, Cláudia Valéria Doná | - |
dc.contributor.referee2 | Ritter, Lilian Cristina Buzato | - |
dc.contributor.referee3 | Fuza, Ângela Francine | - |
dc.contributor.referee4 | Bezerra, Jane Cleide dos Santos | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 310, [14] f. : figs., tabs. | - |
dc.subject.cnpq2 | Letras | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Janaina Lacerda da Silva_2024.pdf | 13,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.