Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8319
Autor(es): Sinhoreto, Ueysla Priscila
Orientador: Franceschini, Marcele Aires
Título: Quartos de despejo : memória e identidade nos Diários de Anne Frank e de Carolina Maria de Jesus
Banca: Libanori, Evely Vânia
Banca: Kühlewein, Carla
Palavras-chave: Memória;Identidade;Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977;Frank, Anne, 1929-1945. Diário
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SINHORETO, Ueysla Priscila. Quartos de despejo: memória e identidade nos Diários de Anne Frank e de Carolina Maria de Jesus. 2023. 207 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: A dissertação pesquisa dois diários de autoria feminina: Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, e O diário de Anne Frank (1947), redigido pela escritora que dá título à respectiva obra. Partindo-se do contexto social, histórico e literário que ambas as obras propiciam, este estudo aborda a intersecção entre questões de memória individual, coletiva e construção de identidade, além de levantar dados inerentes à reprodução, publicação e fortuna crítica dos respectivos diários. O trabalho, dividido em quatro capítulos, guia-se a partir de uma análise comparativa entre os textos de Anne Frank e Carolina Maria de Jesus, passando-se por questões como: capítulo 1) o estudo biográfico das autoras, a gênese dos diários, o contexto de escrita e publicação de cada obra e as confluências de suas eventuais reproduções. Além disso, o referido capítulo explora os formatos de mídia e as expressões artísticas originadas dos textos. Já o segundo capítulo foca na discussão teórica das características do gênero "diário" como, ao mesmo tempo, literário (literatura de testemunho) e ferramenta de construção identitária, sobretudo a partir do aporte teórico de Bonicci (2003), Jauss (1994) e Moroni (2005). Ainda nesse capítulo ocorre o estudo da escrita de si a partir dos conceitos de Hall (2006), Arendt (1989, 2001) e Foucault (1983), Inhelder & Piaget (1976), Gonzalez (1988) e Schwarcz (2019). Quanto ao terceiro capítulo, trabalha com conexões entre a identidade e a memória, tanto em nível individual quanto coletivo a partir de duas obras principais: A memória coletiva (1990), de Halbwachs (1990) e Memória e identidade social (1992), de Pollak. O quarto capítulo volta-se mais propriamente para uma investigação da forma como as obras de Jesus e Frank informam, contextualizam e denunciam a realidade da fome, amparado nas teorias de Ziegler (2013) e do estudioso referência na temática, Josué de Castro, com ênfase em Geografia da fome (1960). Em síntese, o intuito é a compreensão dos conceitos de memória e identidade, a investigação e análise literária dos elementos textuais dos diários que possibilitam a mobilização desses conceitos e a verificação do processo a partir do qual a identidade de um sujeito é construída dentro de uma coletividade - e vice-versa.
This dissertation researches two diaries written by women: Quarto de despejo: diário de uma favelada(1960), by Carolina Maria de Jesus, and O diário de Anne Frank (1947), composed by the author who names the respective book. The starting point puts forward social, historical and literary contexts that both diaries offer, and it intends to gather questions related to individual & collective memory and the construction of identities, as well as it brings data about the production, publication, and critical essays of the respective books. The work is divided in four chapters, and it is guided by a comparative analysis between the texts from Anne Frank and Carolina Maria de Jesus. Hereby, the discussion brings: chapter 1) the biographic study of the authors, the genesis of the diaries, and the context of the writings and of the publication of each book, plus the confluences of their eventual reproductions. Other than these, the chapter explores media layouts and artistic expressions originated from the textbooks. Chapter 2 focus on the theoretical discussion of the characteristics of the gender "diary", simultaneously, as a literary media (testimonial literature) and a tool for the construction of identity, mostly from the theory by Bonicci (2003), Jauss (1994), and Moroni (2005). Still, in this chapter, there is the study of the writing of the self from the concepts of Hall (2006), Arendt (1989, 2001), Foucault (1983), Inhelder & Piaget (1976), Gonzalez (1988), and Schwarcz (2019). About the third chapter, it makes connections between identity and memory, both displayed in individual and in collective levels backed by two main books: On Colletive memory(1990), by Halbwachs (1990), and Memory and Social Identity(1992), by Pollak. The fourth chapter investigates how the Works from Jesus and Frank inform, contextualize, and denounces the reality of starvation, backed by the theories from Ziegler (2013) and from the referenced scholar on the theme, Josué de Castro,emphasizing The Geography of Hunger(1960). In short, the aim is to comprehend the concepts of memory and identity, the investigation and the literary analysis of the textual elements of the diaries that do make it possible the mobilization from these concepts, as well as the verification of the process from which the identity of a self is constructed inside of a collectiveness -and viceversa.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcele Aires Franceschini.
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8319
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ueysla Priscila Sinhoreto_2023.pdf5,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.