Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8321
Autor(es): | Anicias, Adriane Karine Mariano |
Orientador: | Capristano, Cristiane Carneiro |
Título: | Flutuação no registro de palavras em enunciados escritos por crianças do ensino fundamental I |
Banca: | Brandão, Flávio |
Banca: | Oliveira, Elaine Cristina de |
Palavras-chave: | Flutuação de palavras;Escrita infantil;Heterogeneidade;Ortografia;Ensino fundamental - Anos iniciais |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | ANICIAS, Adriane Karine Mariano. Flutuação no registro de palavras em enunciados escritos por crianças do ensino fundamental I. 2023. 128 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | Inserida no campo dos Estudos Linguísticos e na área de Ensino-aprendizagem de Línguas, esta dissertação tem como escopo investigar a flutuação de palavras na escrita de crianças. Com esse propósito, objetiva-se, de forma geral, examinar asocorrênciasflutuantes em enunciados escritos produzidos por alunos do 1º ao 5° ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A base teórica desta pesquisa enquadra-se em uma visão enunciativo-discursiva de escrita, compreendendo perspectivas teóricas atinentes aos estudos da linguagem trazidas, sobretudo, por Bakhtin (2006) e Authier-Revuz (1998, 2004); às concepções de escrita desenvolvidas por Corrêa (1997, 2004, 2006) e Chacon (no prelo, 2021, 2022); a estudos sobre a aquisição da escrita, apresentados por Abaurre, Mayrink-Sabinson e Fiad (2013), Lemos (1999, 2002), Capristano (2007) e Saleh (2008); e a reflexões sobre a dimensão ortográfica, propostas por Gnerre (1991), Morais (2007, 2010), Cagliari (2001, 2005) e Chacon (2022). A base teórico-metodológica e analítica da pesquisa tem natureza qualitativa, epistemologia interpretativista e inspiração no Paradigma Indiciário e o seu material de análise é constituído por enunciados escritos, produzidos por estudantes matriculados no Ensino Fundamental I (EF-I), de uma escola da rede pública, do município de Paranavaí/PR. O movimento de análise desses enunciados apoiou-se na estratégia de busca e decifração de indícios, teorizada por Ginzburg (1989), e construiu-se por meio da organização metodológica proposta por Corrêa (2004). Com esse movimento, objetivou-se contribuir para uma melhor compreensão sobre a flutuação no registro de palavras em enunciados escritos infantis, buscando identificar a motivação da escrita oscilante, a fim de compreender o que levaria uma criança a escrever uma mesma palavra, dentro de um mesmo texto, de formas diferentes e analisando a forma com que esse fenômeno emergiria na escrita das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que esse fenômeno não se reduziria a meros equívocos ou a problemas ligados ao ensino e aprendizagem da escrita, mas representaria indícios da relação entre o sujeito e a (sua) escrita, além do encontro entre as práticas sociais do oral/falado e do letrado/escrito. Observamos, com base na análise dos dados, que os registros flutuantes pareciam sempre indicar um apoio simultâneo em práticas de oralidade e de letramento, mobilizados pelo diálogo das crianças com outros dizeres, outras enunciações. Esse processo é evidenciado pela própria palavra flutuante que traz, em sua composição, indícios da retomada de outros já escritos/falados/lidos/vistos, que estão fixados na memória discursiva da criança e que são fruto da relação dialógica constitutiva de toda e qualquer enunciação. A palavra flutuante exemplifica, assim, o modo de constituição da escrita da criança e, consequentemente, das relações dela própria com a linguagem. Concluímos que os registros flutuantes, identificados nos enunciados escritos das crianças, constituiriam indícios do "múltiplo cruzamento entre o escrito/falado e o letrado/oral" (Corrêa, 2004, p. 27), no qual se faria ver o modo heterogêneo de constituição da criança e da sua própria escrita. Inserted in the sphere of Linguistic Studies and the area of Language Teaching and Learning, this dissertation aims to investigate the fluctuation of words in children's writing. For this purpose, the aim is, in general, to examine the fluctuating occurrences in written utterances produced by students from the 1st to the 5th year, in the Initial Years of Elementary School. The theoretical basis of this research falls within an enunciative-discursive view of writing, comprising theoretical perspectives related to language studies brought, above all, by Bakhtin (2006) and Authier-Revuz (1998, 2004); to the conceptions of writing developed by Corrêa (1997, 2004, 2006) and Chacon (in press, 2021, 2022); to studies on the acquisition of writing, presented by Abaurre, Mayrink-Sabinson and Fiad (2013), Lemos (1999, 2002), Capristano (2007) and Saleh (2008); and reflections on the orthographic dimension, proposed by Gnerre (1991), Morais (2007, 2010), Cagliari (2001, 2005) and Chacon (2022). The theoretical-methodological and analytical basis of the research is qualitative in nature, interpretive epistemology, and inspired by the Indicative Paradigm and its analysis material consists of written statements, produced by students enrolled in Elementary Education I (EF-I) at a public school, in the municipality of Paranavaí/PR. The movement of analyzing these statements was based on the strategy of searching and deciphering evidence, theorized by Ginzburg (1989), and was constructed through the methodological organization proposed by Corrêa (2004). With this movement, the objective was to contribute to a better understanding of the fluctuation in the registration of words in children's written utterances, seeking to identify the motivation for fluctuating writing, to understand what would lead a child to write the same word, within a same text, in different ways and analyzing how this phenomenon would emerge in the writing of children in the Early Years of Elementary School. We start from the assumption that this phenomenon would not be reduced to mere mistakes or problems linked to the teaching and learning of writing, but would represent evidence of the relationship between the subject and (his) writing, in addition to the encounter between oral/spoken social practices and the literate/written. We observed, based on data analysis, that the floating records always seemed to indicate simultaneous support in oral and literacy practices, mobilized by the children's dialogue with other sayings, other enunciations. This process is evidenced by the floating word itself, which brings, in its composition, evidence of the resumption of others already written/spoken/read/seen, which are fixed in the child's discursive memory and which are the result of the dialogical relationship constitutive of each and every enunciation. . The floating word thus exemplifies the way in which the child's writing is constituted and, consequently, the child's own relationships with language. We concluded that the floating registers, identified in the children's written utterances, would constitute evidence of the "multiple crossing between the written/spoken and the literate/oral" (Corrêa, 2004, p. 27), in which the heterogeneous way of constitution would be seen. of the child and their own writing. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Cristiane Carneiro Capristano. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8321 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Adriane Karine Mariano Anicias_2023.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.