Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Érica Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Godoi, Alexia Fernanda Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T18:17:05Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T18:17:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GODOI, Alexia Fernanda Alves. A identidade dos sujeitos colonizados na obra no antigamente, na vida, de Luandino Vieira. 2023. 131 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8322 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Érica Fernandes Alves. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | A poética luandina possui o espírito vivo do território africano e abarca questões culturais importantes como a língua, além de retratar a realidade da periferia de Angola, os musseques. José Vieira Mateus da Graça, Luandino Vieira, foi um relevante guerrilheiro na luta pela independência colonial de Angola e, por isso, ficou preso durante oito anos em Tarrafal; foi nesse período que o autor escreveu os contos que compõem a obra analisada na presente pesquisa, No antigamente, na vida (2005). Os contos tratam de memórias de infância, em que os narradores retornam ao "antigamente", às brincadeiras infantis e ao espaço dos musseques. As narrativas são embebidas na língua nativa angolana, o quimbundo, o que configura um mergulho profundo na cultura africana. Por isso, algumas das perguntas motivadoras desse trabalho foram como a colonização influenciou na identidade dos sujeitos angolanos e como essa identidade pode ser lida no texto supracitado? A análise desta obra se justifica, devido à relevância do escritor para a Literatura Africana, além do texto integrar o contexto pós-colonial, bem como pelo fato de existir nenhum trabalho que investigue a obra em sua completude até o momento, o que certamente contribuirá para os estudos sobre a Literatura Angolana e sobre o contista. Quanto aos objetivos traçados para responder às perguntas iniciais: o objetivo geral foi investigar a identidade dos sujeitos colonizados no texto de Vieira e os objetivos específicos foram compreender de que forma a poética do autor é fundamental para o contexto sócio histórico de Angola, averiguar como o escrito contribui para a formação identitária do país e se ele configura como uma forma de resistência às influências coloniais, apreender o papel da memória na constituição da identidade dos sujeitos e identificar a composição da identidade nacional, por meio da transculturação e do hibridismo, que são evidenciados, sobretudo, nos usos da língua portuguesa e do quimbundo. Dentre os resultados obtidos, pode-se verificar que o escrito compõe o contexto pós-colonial como uma forma de resistência, pois, ao desenvolver as memórias de infância dos narradores dos três contos, o escritor desmonta as falácias ocidentais criadas sobre a identidade dos sujeitos colonizados, enquanto indivíduos inferiores, da mesma maneira que revela a identidade nacional angolana profundamente conectada às suas raízes tradicionais, ao mesmo tempo em que negocia com elementos coloniais, sem se submeter, mas subvertendo os moldes estabelecidos seja do gênero literário, seja da língua, para se inscrever na história. | pt_BR |
dc.description.abstract | Luandino Vieira's poetry has the living spirit of the African territory and embraces important cultural issues such as language, as well as portraying the reality of Angola's periphery, the musseques. José Vieira Mateus da Graça, Luandino Vieira, was an important guerrilla fighter in the struggle for Angola's colonial independence and, for this reason, was imprisoned for eigtht years in Tarrafal. It was during this period that the author wrote the short stories that make up the work analyzed in this research, No antigamente, na vida (2005). The stories deal with childhood memories, in which the narrators return to the "old days", to children's games, and to the space of the musseques. The narratives are in the native Angolan language, Kimbundu, which is a deep dive into African culture. For this reason, some questions that motivated this work were: how did colonization influence the identity of Angolan subjects, and how can this identity be read in the aforementioned text? The analysis of this work is justified because of the writer's relevance to African Literature, besides the fact that the text is part of the post-colonial context, as well that there is no work that investigates the work in its entirety to date, which will certainly contribute to studies on Angolan Literature and on the short story writer. As for the objectives set to answer the initial questions: the general aim was to investigate the identity of the colonized subjects in Vieira's text and the specific objectives were to understand how the author's poetics is fundamental to Angola's socio-historical context, to ascertain how the writing contributes to the formation of the country's identity and whether it configures itself as a form of resistance to colonial influences, to grasp the role of memory in the constitution of the subjects' identity and to identify the composition of the national identity, through transculturation and hybridism, which are evidenced above all in the uses of the Portuguese language and Kimbundu. Among the results of this research, we recognize that the writing is part of the post-colonial context as a form of resistance, since, by addressing the narrators' childhood memories in the three stories, the writer dismantles the Western fallacies created about the colonized subjects' identity, seen as inferior individuals, in the same way that he reveals the Angolan national identity deeply connected to its traditional roots, while negotiating with colonial elements, without subordination, but subverting the established patterns of both the literary genre and the language, in order to inscribe himself in history. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Literatura angolana | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Vieira, José Luandino, 1935- Contos - Análise literária | pt_BR |
dc.subject.ddc | An869.3 | pt_BR |
dc.title | A identidade dos sujeitos colonizados na obra no antigamente, na vida, de Luandino Vieira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Franceschini, Marcele Aires | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Rubens Pereira dos | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 131 f. | - |
dc.subject.cnpq2 | Letras | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Alexia Fernanda Alves Godoi_2023.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.