Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlory, Alexandre Villiborpt_BR
dc.contributor.authorCastilho, Hugo Martinspt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T18:21:27Z-
dc.date.available2024-12-13T18:21:27Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationCASTILHO, Hugo Martins. Perspectivas do teatro rapsódico a partir da dramaturgia de Habitat (2019) da Súbita Companhia de Teatro. 2023. 159 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8323-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Villibor Flory.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a dramaturgia da peça Habitat (2019), da Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba, sob a perspectiva do teatro rapsódico e suas operações no texto dramático - entre outras abordagens que se fizerem pertinentes. Primeiramente, estabelecemos relações a partir da crise do drama por meio das contribuições de Peter Szondi (2001), passando pelas rupturas com o drama absoluto - com seu conceito de "peça bem feita" do século XIX -, verificando que variados elementos narrativos vão produzir novos resultados tanto no texto teatral como abrindo outras possibilidades de encenação. Discutiremos, também, as contribuições de Jean-Pierre Sarrazac (2017) com a perspectiva de compreender como as instâncias narrativas são construídas historicamente no texto dramático, e quais são os possíveis efeitos cênicos a partir da dimensão subjetiva, sobretudo, a partir da rapisodização e do surgimento do rapsodo - já na segunda metade do século XX. Em seguida, realizamos uma breve revisitação histórica do desenvolvimento do teatro de grupo no Brasil, com o objetivo de identificar como as dramaturgias autorais e a pesquisa continuada desses grupos se manifestam, sobretudo, na produção de novas formas e conteúdos na cena contemporânea, procurando estabelecer paralelos entre as transformações do texto dramático e a utilização das instâncias narrativas manifestadas no texto e cena. Com isso, situamos o lugar em que a Súbita se encontra. Esses planos histórico e teórico-crítico nos darão subsídios para a análise do espetáculo em questão.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the dramaturgy of the play Habitat (2019), by Súbita Companhia de Teatro, from Curitiba, from the perspective of the rhapsodic theater and its operations in the dramatic text - among other approaches that are relevant. Firstly, we establish relationships based on the crisis of drama through the contributions of Peter Szondi (2001), going through ruptures with absolute drama - with its concept of a "well-made play" from the 19th century -, verifying that varied narrative elements will produce new results both in the theatrical text and opening up other staging possibilities. We will also discuss the contributions of Jean-Pierre Sarrazac (2017) with the perspective of understanding how narrative instances are historically constructed in the dramatic text, and what are the possible scenic effects from the subjective dimension, especially from rapisodization and of the emergence of the rhapsode - already in the second half of the 20th century. Next, we carry out a brief historical revisit of the development of group theater in Brazil, with the aim of identifying how authorial dramaturgies and the continued research of these groups manifest themselves, above all, in the production of new forms and contents in the contemporary scene, seeking to establish parallels between the transformations of the dramatic text and the use of narrative instances manifested in the text and scene. With this, we locate the place where Súbita is located. These historical and theoretical-critical plans will provide us with support for analyzing the spectacle.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTeatro contemporâneo brasileiropt_BR
dc.subjectTeatro brasileiropt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectTeatro de grupopt_BR
dc.subject.ddc792.0981pt_BR
dc.titlePerspectivas do teatro rapsódico a partir da dramaturgia de Habitat (2019) da Súbita Companhia de Teatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cândido, Weslei Roberto-
dc.contributor.referee2Torres Neto, Walter Lima-
dc.publisher.departmentDepartamento de Teorias Linguísticas e Literárias-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical159 f. : figs., il. color.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Hugo Martins Castilho_2023.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.