Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8327
Autor(es): Silva, Rafael Lucas Santos da
Orientador: Silva, Marisa Corrêa
Título: É o calapso, seu Edgar! Violência sistêmica, foraclusão do emprego formal e o real do antagonismo traumático : um estudo sobre Ana Paula Maia pelo prisma do materialismo lacaniano
Banca: Flory, Alexandre Villibor
Banca: Alves, Érica Fernandes
Banca: Fascina, Diego Luiz Miiller
Banca: Grecca, Gabriela Bruschini
Palavras-chave: Materialismo lacaniano;Literatura brasileira contemporânea;Teoria literária;História social do trabalho
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Rafael Lucas Santos da. É o calapso, seu Edgar! Violência sistêmica, foraclusão do emprego formal e o real do antagonismo traumático: um estudo sobre Ana Paula Maia pelo prisma do materialismo lacaniano. 2024. 276 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: Esta tese apresenta resultados de uma pesquisa sobre a produção artística da escritora Ana Paula Maia (1977 -), centrando interesse em compreender e interpretar como ocorre a figuração do trabalho e de trabalhadores. Para corpus de análise, foram selecionadas fundamentalmente duas narrativas, a saber: "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos", publicada em 2009, e De gados e homens, publicado em 2013. As propostas interpretativas foram elaboradas a partir da perspectiva teórico-crítica do Materialismo Lacaniano, mobilizando estratégias críticas para que as leituras fossem realizadas na mediação entre forma literária e processo histórico-social. A escolha desse corpus foi porque ambas narrativas possuem o mesmo protagonista, Edgar Wilson, para cuja trajetória concluímos a foraclusão do mercado de trabalho formal, o que barra seu acesso a um campo simbólico estruturado por direitos sociais e do trabalho, vivência que corresponde à uma lógica de desintegração, a partir da qual o assalariamento formal já não estrutura o conjunto de relações sociais e econômicas. Por sua vez, buscamos evidenciar que essa foraclusão do mercado formal na trajetória de Edgar Wilson também implica um antagonismo traumático, com consequências tanto para o ponto de vista do narrador, consequentemente o discurso narrativo, quanto para a vivência Imaginária e Simbólica dos personagens. Atentando-se à posição do narrador como estruturador das narrativas, tendo como eixo o ponto de vista para construção da perspectiva diegética e andamento da narração, foi possível a identificação de diferentes posições frente à tensão do traumático antagonismo social presente na matéria do trabalho: na primeira narrativa, o narrador produz a narração na recusa (Verleugnung) do antagonismo, enquanto na narrativa do romance temos o narrador produzindo a narração com recalque (Verdrängung) do antagonismo. Visto isso, dividimos a leitura interpretativa em dois momentos: (1) na abordagem de "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos" visamos caracterizar o que denominamos fascínio do narrador pela violência subjetiva, decorrente da hipótese de que o ponto de vista do narrador dessa narrativa é estruturado através do "engodo fascinante da violência subjetiva" (Žižek, 2014), cujo resultado é que a própria matéria do trabalho seja elidida e retirada da centralidade da perspectiva diegética. Com isso, defendemos que esse fascínio do narrador pela violência subjetiva "é um mero fetiche cuja presença fascinante e cativante mascara o Real estrutural insuportável do antagonismo social" (Žižek, 2017); (2) com a abordagem do romance De gados e homens, é possível apreender uma reconstrução do discurso narrativo, deixando de lado o estilo brutalista que intensificava fascínio do narrador pela violência subjetiva, de modo que uma racionalidade da informalidade forçosamente se aproximará da cena do enunciado. Com isso, decorre a hipótese de que ocorreu um importante avanço na formalização literária, que irá assegurar uma "redução estrutural" de relações sociais do processo histórico-social. Com base nisso, o elemento-chave implica a presença de uma "violência sistêmica", lida em paralelo da noção de colapso da modernização, que segundo Schwarz (1999) provocou novas formas de sociabilidade em decorrência da "falência do desenvolvimentismo, o qual havia revolvido a sociedade [brasileira] de alto a abaixo, abre um período específico, essencialmente moderno [...]", como "uma realidade material da história contemporânea" (Schwarz, 1999). Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa demandou uma articulação interdisciplinar, e teve o caráter qualitativo, de natureza aplicada e com propósito exploratório e explicativo. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir: com a fortuna crítica da escritora Ana Paula Maia; para a relevância da perspectiva teórico-crítica do Materialismo Lacaniano; bem como para o debate, ainda escasso no campo da crítica literária, sobre o tópico do trabalho na literatura.
This thesis brings the results of researching the artistic production of writer Ana Paula Maia (1977-), focusing on understanding and interpreting how the depiction of work and workers occurs. Two narratives were selected for the analysis: Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, published in 2009, and De gados e homens, published in 2013. The interpretative hypotheses were developed from the theoretical-critical perspective of Lacanian Materialism, mobilizing critical strategies to conduct readings of the mediation between literary form and historical-social process. The reason for chosing this corpus is that both narratives have the same protagonist, Edgar Wilson, whose trajectory concludes with the foreclosure of the formal labor market, blocking his access to a symbolic field structured by social and labor rights, an experience corresponding to a logic of disintegration in which formal wage employment no longer structures the set of social and economic relations. In turn, we sought to show that this foreclosure of the formal market in Edgar Wilson's trajectory also implies a traumatic antagonism with consequences for both the narrator's point of view and the narrative discourse, as well as for the Imaginary and Symbolic experience of the characters. Paying attention to the position of the narrator as the narrative's structurer, with the point of view as the axis for constructing the diegetic perspective and narrative progression, it was possible to identify different positions in the face of the tension of traumatic social antagonism present in the labor material: in the first narrative, the narrator produces the narration in the denial (Verleugnung) of antagonism, while in the novel's narrative, the narrator produces the narration with the repression (Verdrängung) of antagonism. Given this, we divided the interpretive reading into two moments: (1) In the approach to Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, we aim to characterize what we call the narrator's fascination with subjective violence, resulting from the hypothesis that the narrator's point of view in this narrative is structured through the "fascinating deceit of subjective violence" (Žižek, 2014), with the result that the labor material itself is elided and removed from the central perspective of the diegesis. We argue that this narrator's fascination with subjective violence "is a mere fetish whose fascinating and captivating presence masks the unbearable structural Real of social antagonism" (Žižek, 2017); (2) With the approach to the novel De gados e homens it is possible to grasp a reconstruction of the narrative discourse, leaving aside the brutalist style that intensified the narrator's fascination with subjective violence, so that a rationality of informality will necessarily approach the scene of the enunciation. From this, the hypothesis arises that there is significant progress in literary formalization, which will ensure a "structural reduction" of social relations in the historical-social process. Based on this, the key element implies the presence of "systemic violence", read in parallel with the notion of the collapse of modernization, which, according to Schwarz (1999), led to new forms of sociability due to the "failure of developmentalism, which had revolutionized [Brazilian] society from top to bottom, opening up a specific, essentially modern period..." as "a material reality of contemporary history" (Schwarz, 1999). As for the approach, this research required an interdisciplinary articulation and has a qualitative, applied nature, with exploratory and explanatory purposes. Hopefully, the results of this research will contribute to the critical understanding of Ana Paula Maia's works and to the relevance of Lacanian Materialism theoretical-critical perspective of, as well as to the (still scarce) debate on the topic "work in literature" in the field of Brazilian literary criticism.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marisa Corrêa Silva.
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8327
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rafael Lucas Santos da Silva_2024.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.