Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8333
Autor(es): | Macedo, Lucas Santos |
Orientador: | Zappone, Mirian Hisae Yaegashi |
Título: | Perspectivas neoliberais sobre a literatura no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular projeto de vida |
Banca: | Franceschini, Marcele Aires |
Banca: | Coradim, Josimayre Novelli |
Banca: | Mello, Claudio José de Almeida |
Banca: | Fernandes, Célia Regina Delacio |
Palavras-chave: | Literatura brasileira - Ensino médio;Neoliberalismo;Currículo escolar;Política educacional;Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MACEDO, Lucas Santos. Perspectivas neoliberais sobre a literatura no novo Ensino Médio: uma análise do componente curricular projeto de vida. 2024. 206 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | O objeto desta pesquisa é a Literatura presente nos materiais didáticos do componente curricular Projeto de Vida, oriundo da mais recente reforma no Ensino Médio brasileiro. A problemática é: quais os modos e por que o texto literário está presente no material didático de Projeto de Vida, área que, a priori, não estabelece nenhuma relação direta com arte, Literatura ou linguagem? Para responder a esta questão, seguimos um caminho investigativo que atravessou os já percorridos trilhos do ensino de Leitura e Literatura, mas estendeu-se sobre a influência neoliberal na construção/manutenção de uma sociabilidade capitalista nas políticas educacionais brasileiras. Desta forma, foi possível posicionar o trabalho com a Literatura na escola dentro do quadro de tendências sociais, culturais, políticas e econômicas que estão modificando o sistema escolar. Tomamos, como premissa, neste sentido, que a principal mudança que atinge o campo educacional nas últimas décadas é a monopolização progressiva do discurso e da dinâmica reformadora da ideologia neoliberal (LAVAL, 2016; MÉSZÁROS, 2007; SAVIANI, 2013; TONET, 2005). Entendemos que as políticas educacionais vigentes e seus desdobramentos têm base ideológica neoliberal e atuam na construção/manutenção/adaptação de uma sociabilidade capitalista. Esta tese propôs-se, portanto, a analisar os modos da presença do texto literário em 12 exemplares do de um material didático fruto de uma reforma educacional de caráter neoliberal. Partimos da hipótese de que estes livros replicam, no trato com a Literatura, um caráter neoliberal e utilitarista da educação presente no projeto da BNCC e do NEM. Outra hipótese foi a possibilidade de haver o patrocínio de práticas inovadoras e, de algum modo, relevantes. Nossos objetivos foram: 1) Relacionar um breve histórico da leitura nas políticas educacionais brasileiras, bem como a política de formação de leitores no país do final século XX e início do século XXI; 2) Compreender as raízes históricas da BNCC e da Reforma do Ensino Médio e a forma como a Literatura é contemplada no novo currículo; 3) Apontar as bases que sustentam a proposta de utilização instrumental livro didático no Brasil, a partir de um viés histórico e problematizando seu papel como objeto da indústria cultural; 4) Explicitar quantitativa e qualitativamente a presença da Literatura no material didático adquirido e distribuído nas escolas pelo PNLD - Edital 03/2019 (Objeto 01 - Projeto de Vida), no ano de 2022; 5) Entender as bases ideológicas neoliberais que sustentam o componente curricular Projeto de Vida e suas implicações para o trabalho com a Literatura no Ensino Médio brasileiro. Como resultado, foi possível estabelecer algumas categorias de análise que definem o uso neoliberal do texto literário, no qual predomina a negação do potencial próprio do texto literário para formar leitores, emancipar e humanizar. O texto literário, inserido num contexto neoliberal de ensino, é apenas instrumento para motivação e inspiração para os estudantes. The subject of this research is the Literature present in the teaching materials of the Life Project curriculum component, which came about as a result of the most recent reform in Brazilian secondary education. The problem is: in what ways and why is the literary text present in the Life Project teaching material, an area which, a priori, does not establish any direct relationship with art, literature or language? To answer this question, we followed an investigative path that crossed the already-traveled paths of the teaching of Reading and Literature, but extended to the neoliberal influence on the construction/maintenance of a capitalist sociability in Brazilian educational policies. In this way, it was possible to position the work with Literature at school within the framework of social, cultural, political and economic trends that are modifying the school system. In this sense, we take as a premise that the main change affecting the educational field in recent decades is the progressive monopolization of the discourse and reforming dynamics of neoliberal ideology (LAVAL, 2016; MÉSZÁROS, 2007; SAVIANI, 2013; TONET, 2005). We understand that current educational policies and their developments have a neoliberal ideological basis and act in the construction/maintenance/adaptation of a capitalist sociability. This thesis therefore set out to analyze the ways in which the literary text is present in 12 copies of a textbook that was the result of a neoliberal educational reform. We started from the hypothesis that these books replicate, in their treatment of literature, the neoliberal and utilitarian nature of education present in the BNCC and NEM projects. Another hypothesis was the possibility of sponsoring innovative and, in some way, relevant practices. Our objectives were: 1) To relate a brief history of reading in Brazilian educational policies, as well as the policy of training readers in the country at the end of the 20th century and the beginning of the 21st century; 2) To understand the historical roots of the BNCC and the Reform of Secondary Education and the way in which Literature is contemplated in the new curriculum; 3) To point out the bases that support the proposal of instrumental use of the textbook in Brazil, from a historical bias and problematizing its role as an object of the cultural industry; 4) Quantitatively and qualitatively explain the presence of Literature in the didactic material acquired and distributed to schools by the PNLD - Notice 03/2019 (Object 01 - Life Project), in the year 2022; 5) Understand the neoliberal ideological bases that underpin the curriculum component Life Project and its implications for working with Literature in Brazilian High School. As a result, it was possible to establish some categories of analysis that define the neoliberal use of the literary text, in which the denial of the literary text's own potential to form readers, emancipate and humanize predominates. The literary text, within a neoliberal teaching context, is merely an instrument for motivating and inspiring students. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8333 |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Lucas Santos Macedo_2024.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.