Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoito, Roselene de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorPortilho, Thamires Nascimento Dearopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T18:52:48Z-
dc.date.available2024-12-13T18:52:48Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationPORTILHO, Thamires Nascimento Dearo. No arquivo: do corpo nu e da carne – nudez e censura em obras artísticas entre os anos 2019 e 2022. 2024. 172 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8336-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roselene de Fátima Coito.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024pt_BR
dc.description.abstractEsta tese explora a relação intrínseca entre a arte, o corpo e a censura, mergulhando na complexidade das enunciações artísticas como arquivos que externam os movimentos socioculturais ao longo dos anos de 2019 a 2022, época do governo Bolsonaro. Investigando as enunciabilidades e dizibilidades dos enunciados artísticos, em sete imagens que foram censuradas por apresentarem nudez, retiradas do Observatório de Censura à Arte, destaca-se o corpo como um espaço heterotópico que proporciona visibilidades singulares na arte. Tendo isso em vista, esta pesquisa se insere no campo da Análise do Discurso, nos estudos de Michel Foucault (1971; 1986; 1987; 1988; 1992; 2003; 2009; 2013; 2014; 2019; 2020). Como contribuição aos estudos, trazemos, também, Gilles Deleuze (1988), Pierre Bordieu (1983; 1989; 1996; 2007) e Jacques Rancière (2005). O cerne da pesquisa reside na investigação sobre como o novo se dá no acontecimento de sua volta, tendo em vista que o arquivo interroga o já-dito no nível de sua existência. O objetivo geral é compreender o jogo intricado quando se coloca a nudez e a censura em obras artísticas, na conjuntura sócio-histórica do período entre 2019 e 2022. Para isso, os objetivos específicos delineados são: analisar de que maneira as expressões artísticas se incorporam aos discursos já estabelecidos; identificar as condições necessárias para a validação da arte dentro do espectro social; investigar como, dentro do domínio artístico, o corpo materializa a discursivização da arte em situações especificas; e examinar os impactos culturais gerados pela presença do corpo nu e da carne nas obras de arte, especialmente ao emergirem no tecido social. Essas questões específicas são direcionadas para elucidar a indagação central da tese, nos permitindo compreender os movimentos históricos e a volta de acontecimentos enquanto monumento de arquivo, particularmente no contexto da censura às expressões artísticas. Para tanto, teórico-metodologicamente, partimos dos estudos de Michel Foucault, do conceito de arquivo, e, a partir dele, da regularidade do discurso quando se trata do corpo nu e da carne enunciados em obras artísticas sendo censurados, pensando nas condições de emergência de enunciabilidades outras, em dado momento histórico. Diante disso, conclui-se que os corpos nus e a carne não são só corpos, mas são, também, a materialização da arte deste corpo em seu construto social, que reverbera no tecido social e nele se imbrica em determinados condições de produção dos/nos movimentos culturais e históricos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis explores the intrinsic relationship between art, the body and censorship, delving into the complexity of artistic enunciations as archives that reflect sociocultural movements throughout the years 2019 to 2022, the time of the Bolsonaro government. Investigating the enunciabilities and sayability of artistic enunciations, in seven images that were censored for showing nudity, taken from the ?Art Censorship Observatory?, the body stands out as a heterotopic space that provides unique visibilities in art. With this in mind, this research falls within the field of Discourse Analysis, in the studies of Michel Foucault (1971; 1986; 1987; 1988; 1992; 2003; 2009; 2013; 2014; 2019; 2020). As a contribution to these studies, we also bring Gilles Deleuze (1988), Pierre Bordieu (1983; 1989; 1996; 2007) and Jacques Rancière (2005). The core of the research lies in the investigation into how the new occurs in the event around it, bearing in mind that the archive interrogates what has already been said at the level of its existence The general objective is to understand the intricate game when nudity and censorship are placed in artistic works, in the socio-historical situation of the period between 2019 and 2022. To achieve this, the specific objectives outlined are to analyse how artistic expressions are incorporated into already established discourses; identify the necessary conditions for the validation of art within the social spectrum; investigate how, within the artistic domain, the body materializes the discursivization of art in specific situations; and examine the cultural impacts generated by the presence of the naked body and flesh in works of art, especially as they emerge in the social fabric. These specific questions are aimed at elucidating the central question of the thesis, which focuses on the relevance of understanding historical movements and the return of events as an archival monument, particularly in the context of censorship of artistic expressions. To this end, theoretically-methodologically, we start from Michel Foucault's studies, the concept of archive, and, from there, the regularity of discourse when it comes to the naked body and flesh enunciated in artistic works being censored, thinking about the conditions of emergence of Other enunciabilities, at a given historical moment. In view of this, it is concluded that naked bodies and flesh are not just bodies, but are also the materialization of the art of this body in its social construct, which reverberates in the social fabric and is intertwined with certain conditions of production of/in cultural and historical movements.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArquivo - Monumento de arquivopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subject.ddc701.17pt_BR
dc.titleNo arquivo : do corpo nu e da carne – nudez e censura em obras artísticas entre os anos 2019 e 2022pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee2Lara, Renata Marcelle-
dc.contributor.referee3Cruz, Mônica da Silva-
dc.contributor.referee4Fernandes, Rafael de Souza Bento-
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical172 f. : il. color., figs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thamires Nascimento Dearo Portilho_2024.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.