Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Luiz Felipe Viel, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Lucas do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-23T13:55:32Z-
dc.date.available2025-01-23T13:55:32Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lucas do Nascimento. Três guitarras orientales e uma gaita correntina: Noel Guarany e sua música missioneira entre gaúchos rio-grandenses e gaúchos platinos. 2024. 141 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8347-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luiz Felipe Viel Moreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2024pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Historicamente, levando em consideração o contexto, não apenas temporal, como também artístico, a figura de Noel Guarany se fez presente desde o Rio Grande do Sul a outras regiões do Brasil, passando pela Argentina, Uruguai e Paraguai. Com o objetivo de promover sua arte, ele também atuou como um agente da intelectualidade, envolvido em disputas simbólicas e políticas no campo cultural, onde, por meio da música, suscitou questões sociopolíticas de seu tempo. Noel viajou pelos países vizinhos e trouxe consigo a concepção acerca da figura do gaúcho e os ritmos e características da música gauchesca platina, diferentes das conhecidas no Rio Grande/Brasil até então. Assim, a partir da década de 1970, a temática "Missioneira" foi revisitada pela historiografia e, em paralelo, foi representada pelo artista em suas canções, através de um movimento, intitulado "Música Missioneira". Desse modo, o presente trabalho buscou analisar a obra de Noel Guarany, sobretudo através da perspectiva apresentada por Gutfreind (1998), acerca da matriz lusitana e da matriz platina, observando o quanto a primeira se tornou hegemônica por uma produção intelectual e artística, impulsionada por ações estatais. Assim, procuramos analisar como Noel busca elementos no Prata contrários a essa hegemonia, em paralelo a uma historiografia que revisita a história missioneira, por meio de análises de algumas das músicas do artista e de sua trajetória de vidapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Historically, considering the context, not only temporal but also artistic, the figure of Noel Guarany was present in Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguay and Paraguay. With the aim of promoting his music, he also acted as an agent of the intelligentsia, involved in symbolic and political disputes in the cultural environment, where, through music, he raised sociopolitical issues of his time. Noel traveled through neighboring countries and brought with him the conception of the figure of the gaucho and the rhythms and characteristics of platinum gauchesca music, different from those known in Rio Grande/Brazil until then. Like this, from the 1970s onwards, the "Missionary" theme was revisited by historiography and, in parallel, it was represented by the artist in his songs, through a movement entitled "Missionary Music". That way, the present work sought to analyze the work of Noel Guarany, especially through the perspective presented by Gutfreind (1998), regarding the Lusitanian matrix and the Platinum matrix, observing how much the former became hegemonic by an intellectual and artistic production, driven by state actions. Thus, we seek to analyze how Noel seeks elements in Prata that are contrary to this hegemony, in parallel to a historiography that revisits missionary history, athwart analyzes of some of the artist's songs and his life trajectorypt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMúsica - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectRegionalismopt_BR
dc.subjectAmérica - Históriapt_BR
dc.subjectBrasil - Históriapt_BR
dc.subject.ddc940.1pt_BR
dc.titleTrês guitarras orientales e uma gaita correntina : Noel Guarany e sua música missioneira entre gaúchos rio-grandenses e gaúchos platinospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Tânia da Costa-
dc.contributor.referee2Quinteros, Marcela Cristina-
dc.publisher.departmentDepartamento de História-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical141 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2História-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas do Nascimento Rodrigues_2024.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.