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Autor(es): Oliveira, Flávio Rodrigues de
Orientador: Venturini, Renata Lopes Biazotto
Título: Goliardos : Clérigos devassos? as transformações culturais dos séculos XII e XIII sob a perspectiva das canções de taberna e jogos presentes na obra Carmina Burana
Palavras-chave: Goliardos;Nova história cultural;Carmina Burana - Canções e músicas;Idade média central
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de. Goliardos: Clérigos devassos? as transformações culturais dos séculos XII e XIII sob a perspectiva das canções de taberna e jogos presentes na obra Carmina Burana. 2023. 177 f. Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Toda história tem dois lados, ou pelo menos deveria ter. É nessa perspectiva que inserimos a pesquisa em questão. Tidos como devassos, os goliardos foram pintados, desde o seu aparecimento, nos séculos XII e XIII, como transgressores, mundanos, vagabundos, entre outras adjetivações de cunho pejorativo. Mas carregavam apenas estigmas? Acreditamos que não! Assim, utilizando o método da Nova História Cultural, revisitamos esses séculos e essas personagens que a historiografia ora esconde, ora mostra com os olhos de seus algozes e/ou ora os apresenta por um único viés. Em uma sociedade escrita na ótica da ordem, tais figuras podem, de fato, parecer contraventoras. Porém, e se elas nos ajudar a recontar a história desse período sob outra visão, a goliardesca? Em meio a lupanares, tavernas, escolas urbanas, jogos e amores também há vida, também há Idade Média. Neste estudo, analisamos as poesias de jogos e taberna (187-226) presentes no cancioneiro goliardesco conhecido como Carmina Burana. A partir desse conjunto de canções buscamos, com o respaldo da Nova História Cultural, uma representação de sociedade e de experiência de vida desses jovens goliardos. Nosso objetivo é, revestidos da ótica das canções goliardescas, compreender como esses estudantes viam, entendiam e representavam as transformações que ocorriam durante o período conhecido como Idade Média Central, sempre entendendo que se encontravam inseridos em um contexto de oralidade e performances. Mais especificamente, como as canções de jogos e taberna estão interligadas a esse contexto de mudanças que aconteciam no que ficou conhecido como o Renascimento do século XII. Ao compreendermos melhor tal período, conseguimos verificar que os goliardos, entre a dicotomia escolas/universidades e cidades, representam uma nova forma de ser e estar no mundo, sendo, desse modo, entendidos para além de simples clérigos devassos, mas sim pessoas de seu tempo, indivíduos ímpares e que não se eximiram de expressar suas ideias por meio de canções
ABSTRACT: Every story has two sides, or at least it should have. It is from this perspective that we insert the work in question. Regarded as debauched, the goliards have been painted, since their appearance, in the 12th and 13th centuries, as transgressors, mundane, vagabonds, among other adjectives of pejorative nature. But did they carry only stigmas? We don't think so! Thus, through the method of New Cultural History, we revisit these centuries and these characters that historiography now hides, sometimes shows with the eyes of their tormentors and/or sometimes present them by a single bias. In a society written from the perspective of order, such figures may, in fact, seem controverters. But what if they help us retell the story of this period from another vision, the goliards perspective? In the midst of lupanars, taverns, urban schools, games and loves there is also life, there is also Middle Ages. In this study, we analyzed the poetry of games and tavern and wines (187-226) present in the goliard’s songbook, known as Carmina Burana. From this set of songs, we seek, through the New Cultural History, a representation of society and life experience of these young goliards. Thus, our goal is from the perspective of goliards songs to understand how these students saw, understood and represented the transformations that were taking place during the period known as the Central Middle Ages, always understanding that they were inserted in a context of orality and performances. More specifically, how game songs, tavern and wines are intertwined with this context of changes that had been taking place in what became known as the 12th century Renaissance. By better understanding the period, we can see that the goliards, between the dichotomy schools/universities and cities, represent a new way of being and being in the world, being thus understood beyond mere wanton clerics, but rather, people of their time, odd individuals and who did not exempt themselves from expressing their ideas through songs
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Renata Lopes Biazotto Venturini
Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8354
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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