Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Munhoz, Sidnei José | pt_BR |
dc.contributor.author | Besagio, Natália Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T13:38:42Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T13:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BESAGIO, Natália Martins. Conservadorismos, heroínas e cinema: uma história social da franquia Mulher Maravilha na era do capitalismo de desastre. 2024. 183 f. Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8359 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sidnei José Munhoz | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Alexandre Busko Valim | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A tese de doutorado em questão propõe uma análise profunda da relação entre a personagem Mulher Maravilha e o contexto sociopolítico nos Estados Unidos e Brasil, durante o período de 2017 a 2020. O estudo fundamenta-se na premissa de que a representação da heroína nos filmes lançados nesses anos pode ter contribuído para a propagação do capitalismo de desastre e a reafirmação de valores conservadores presentes na produção cinematográfica hollywoodiana. O corpus de análise abrange os filmes "Mulher Maravilha" (2017) e "Mulher Maravilha 1984" (2020), assim como artigos, revistas online, teses, dissertações e críticas dos principais veículos de comunicação nos EUA e Brasil. Três hipóteses centrais são desenvolvidas ao longo da pesquisa: a relação da personagem com o capitalismo de desastre, sua promoção da ideia dos EUA como "farol do mundo," e seu papel na reafirmação do conservadorismo. A pesquisa também busca entender como as diferentes vertentes do movimento feminista reagem à representação da Mulher Maravilha e se os filmes realmente abordam o empoderamento feminino. A recepção dos filmes nos Estados Unidos e Brasil é examinada, considerando o contexto político, especialmente durante os mandatos de Donald Trump e Jair Bolsonaro, caracterizados pelo conservadorismo e xenofobia. A metodologia adotada utiliza a História Social do Cinema como base teórica, explorando a interseção entre as produções cinematográficas e os impactos sociais nos dois países. A pesquisa busca responder a questões sobre a representação da figura feminina, os significados associados à Mulher Maravilha e seu papel na configuração do feminismo no século XXI. Além disso, a tese aborda a geopolítica estadunidense, refletindo sobre como a personagem se relaciona com eventos como os atentados de 11 de setembro e as políticas em relação a países latino-americanos e do Oriente Médio. A análise inclui uma reflexão sobre a recepção dos filmes em um contexto político marcado por Trump nos EUA e Bolsonaro no Brasil. Ao incorporar a História Social do Cinema, a pesquisa destaca a importância de compreender a produção cinematográfica no contexto sociopolítico, considerando sua relação com valores de classe e morais. A tese se propõe a desmistificar a ideia da autonomia artística e universalidade das obras, argumentando que o cinema revela mais sobre o presente do que sobre o passado que pretende representar. Por meio dessa abordagem, a Mulher Maravilha é explorada como um fenômeno cultural complexo, capaz de oferecer insights significativos sobre as questões contemporâneas ligadas ao feminismo, geopolítica e capitalismo | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The doctoral thesis in question proposes a deep analysis of the relationship between the Wonder Woman character and the sociopolitical context in the United States and Brazil during the period from 2017 to 2020. The study is based on the premise that the representation of the heroine in the films released during these years may have contributed to the spread of disaster capitalism and the reaffirmation of conservative values present in Hollywood film production. The corpus of analysis includes the films "Wonder Woman" (2017) and "Wonder Woman 1984" (2020), as well as articles, online magazines, theses, dissertations, and critiques from major media outlets in the USA and Brazil. Three central hypotheses are developed throughout the research: the character's relationship with disaster capitalism, her promotion of the idea of the USA as the "beacon of the world," and her role in reinforcing conservatism. The research also seeks to understand how different branches of the feminist movement react to the portrayal of Wonder Woman and whether the films truly address female empowerment. The reception of the films in the United States and Brazil is examined, considering the political context, especially during the terms of Donald Trump and Jair Bolsonaro, characterized by conservatism and xenophobia. The adopted methodology utilizes the Social History of Cinema as a theoretical basis, exploring the intersection between film productions and social impacts in both countries. The research aims to answer questions about the representation of the female figure, the meanings associated with Wonder Woman, and her role in shaping feminism in the 21st century. Additionally, the thesis addresses US geopolitics, reflecting on how the character relates to events such as the September 11 attacks and policies towards Latin American and Middle Eastern countries. The analysis includes a reflection on the reception of the films in a political context marked by Trump in the USA and Bolsonaro in Brazil. By incorporating the Social History of Cinema, the research highlights the importance of understanding film production in the sociopolitical context, considering its connection to class and moral values. The thesis aims to demystify the idea of artistic autonomy and the universality of works, arguing that cinema reveals more about the present than the past it intends to represent. Through this approach, Wonder Woman is explored as a complex cultural phenomenon capable of providing significant insights into contemporary issues related to feminism, geopolitics, and capitalism | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | História social do cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Mulher Maravilha (Personagem) | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo de desastre | pt_BR |
dc.subject | Geopolítica | pt_BR |
dc.subject.ddc | 791.43 | pt_BR |
dc.title | Conservadorismos, heroínas e cinema : uma história social da franquia Mulher Maravilha na era do capitalismo de desastre | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Valim, Alexandre Busko | - |
dc.contributor.referee1 | Scansani, Andréa Carla | - |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Francisco César Alves, 1964- | - |
dc.contributor.referee3 | Bertonha, João Fábio, 1968- | - |
dc.contributor.referee4 | Souza, Ramayana Lira de | - |
dc.publisher.department | Departamento de História | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 183 f. : il. | - |
dc.subject.cnpq2 | História | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Natalia Martins Besagio_2024.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.