Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8369
Autor(es): Romero, Jéssica Fiorini
Orientador: Lara, Renata Marcelle
Título: Imagens-Eva em movências caleido(e)scópicas na série Filhas de Eva (2021)
Banca: Coito, Roselene de Fátima
Banca: Souza, Renata Adriana de
Palavras-chave: Análise do discurso;Psicanálise e arte;Eva - Personagem biblica - Imaginário
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ROMERO, Jéssica Fiorini. Imagens-Eva em movências caleido(e)scópicas na série Filhas de Eva (2021). 2024. 132 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: Em percursos entrelaçados pela teoria e método discursivos pecheutianos, a psicanálise lacaniana e a Arte, esta pesquisa focaliza, como objeto de investigação, o funcionamento de imagens-Eva na análise da materialidade discursiva Filhas de Eva (2021). Imagens-Eva, como objeto discursivo, trata-se de uma construção conceitual configurada, nesta pesquisa, pelo jogo entre os campos do imaginário e real, enodados ao simbólico. Entre -laçando a presença de um imaginário de Eva (personagem da Bíblia hebraica) e a ausência de uma personagem nomeada Eva na série, a trama con(fron)ta um conjunto de vivências entre mulheres que, emaranhadas por laços de sangue e laços do/no social, perturbam a ordem e, também, dela escapam. Conduzida pelo dispositivo teórico-analítico do artístico como rasgadura da imagem (Lara, 2023a), a pesquisa tem como objetivo central analisar o funcionamento dos sentidos de Eva na movência caleido( e )scópica do olhar sobre as imagens-Eva. O percurso de análise se fragmenta em objetivos específicos que se voltam a: tensionar, nos atravessamentos entre historicidade e religião, os sentidos de culpa, medo, desejo e pecado mobilizados pelo funcionamento da memória discursiva em Eva e nas personagens da série; compreender, na trama do imaginário, simbólico e real, em Filhas de Eva , os processos de identificação e abjeção diante do eu ; construir, no batimento teórico-analítico, a noção de imagens-Eva como objeto discursivo de pesquisa no entrelaçamento entre a Análise de Discurso, psicanálise e Arte; observar analiticamente as movências caleido( e )scópicas do olhar das imagens-Eva em percursos discursivos na série. Movido pela inquietação de como as imagens-Eva se configuram e funcionam na série ao serem perturbadas em movências caleido( e )scópicas do olhar, o corpus se delineia em um conjunto de fragmentos cênicos em torno das personagens protagonistas Stella, Cléo e Lívia. Tal processo percorrido aponta para a construção, de-formação/transformação de sentidos possíveis mobilizados pela retomada da figura Eva e afetados pelas movências caleido( e )scópicas do olhar.
In journeys intertwined by Pecheutian discourse theory and method, Lacanian psychoanalysis, and Art, this research focuses on the functioning of images-Eve in the analysis of the discursive materiality of Filhas de Eva (2021). Images-Eve, as a discursive object, are a conceptual construction shaped in this research by the interplay between the fields of the imaginary and the real, intertwined with the symbolic. Weaving together the presence of an imaginary Eve (a character from the Hebrew Bible) and the absence of a character named Eve in the series, the plot confronts (and simultaneously faces) a set of experiences among women who, entangled by bonds of blood and social ties, disturb and also escape the order. Guided by the theoretical-analytical device of the artistic as a rend of the image (Lara, 2023a), the central objective of the research is to analyze the functioning of Eve's meanings in the kaleido( e )scopic movement of the gaze on the images-Eve. The analysis pathway fragments into specific objectives focused on: tensioning, in the intersections between historicity and religion, the senses of guilt, fear, desire, and sin mobilized by the functioning of discursive memory in Eve and the characters of the series; understanding, in the plot of the imaginary, symbolic, and real in Filhas de Eva , the processes of identification and abjection before the self; constructing, in the theoretical-analytical interplay, the notion of images-Eve as a discursive object of research in the intertwining between Discourse Analysis, psychoanalysis and Art; analytically observing the kaleido( e )scopic movements of the gaze on the images-Eve in discursive paths in the series. Driven by the unease of how the images-Eve are configured and function in the series as they are disturbed in the kaleido( e )scopic movements of the gaze, the corpus delineates a set of scenic fragments around the main characters Stella, Cléo and Lívia. This process points to the construction, de-formation/transformation of possible meanings mobilized by the resumption of the figure of Eve and affected by the kaleido( e )scopic movements of the gaze.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Renata Marcelle Lara.
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8369
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jessica Fiorini Romero_2024.pdf82,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.