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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8371
Autor(es): | Costa, Giseli Aparecida Cavalcanti |
Orientador: | Zanutto, Flávia |
Título: | O estudante do TEA e suas especificidades : linguagem, mediação e inclusão escolar na pandemia |
Banca: | Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira |
Banca: | França, Fabiane Freire |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA);Transtorno do Espectro do Autismo;Inclusão escolar |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | COSTA, Giseli Aparecida Cavalcanti. O estudante do TEA e suas especificidades : linguagem, mediação e inclusão escolar na pandemia. 2022. 100 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Compreende-se que administradores públicos, gestores escolares, educadores e comunidade em geral, têm o papel de garantir que os alunos que são público alvo do Atendimento Educacional Especializado, a exemplo os que estão no Transtorno do Espectro Autista sejam incluídos sem nenhuma espécie de segregação. O ser humano comprometido com os princípios democráticos, de qualidade e equidade, tem o dever de lutar por uma educação e por uma escola que assegurem a formação integral de todos os indivíduos, por meio de princípios de participação, justiça e igualdade de condições e permanência. Assim, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar o estudante TEA e sua inclusão no contexto escolar, contribuindo com a adaptação de linguagem para as atividades educacionais propostas, também identificar as dificuldades na interação verbal e/ou não verbal da criança, para traçar e oferecer orientações à família; desenvolver diferentes maneiras de transmitir informações, para ajudá-las a levar o aluno a maior compreensão possível do conteúdo trabalhado; verificar se o uso da linguagem visual pode potencializar o desenvolvimento da linguagem verbal, na oralidade e na escrita, e por fim, devido às mudanças no contexto escolar em 2020, analisar quais são as tecnologias e abordagens realizadas aos alunos com autismo para sua maior inclusão. Buscamos contribuir mediando o diálogo entre professor, escola e família, através de entrevistas com familiares, professores e demais profissionais envolvidos com os sujeitos. Para que os objetivos fossem cumpridos, optou-se pelo método de revisão sistemática, que permite incluir pesquisas experimentais e não experimentais, obtendo a combinação de dados empíricos e teóricos que podem direcionar a definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico ABSTRACT: It is understood that public administrators, school managers, educators and the community in general, have the role of ensuring that students who are the target audience of Specialized Education Care, such as those with Autistic Spectrum Disorders are included without any kind of segregation. The human being committed to the principles of democracy, quality, and equity, has the duty to fight for an education and a school that ensure the integral formation of all individuals, through principles of participation, justice, and equality of conditions and permanence. Thus, the present dissertation has as a general objective to analyze the ASD student and his inclusion in the school context, contributing with the language adaptation for the proposed educational activities, also to identify the difficulties in verbal and/or non-verbal interaction of the child, to trace and offer guidance to the family; develop different ways to transmit information, to help lead the student to the greatest possible understanding of the content worked; verify if the use of visual language can enhance the development of verbal language, in orality and writing, and finally, due to changes in the school context in 2020, analyze what are the technologies and approaches made to students with autism for their greater inclusion. We tried to contribute by mediating the dialogue between teacher, school, and family, through interviews with family members, teachers, and other professionals involved with the subjects. For the objectives to be met, we opted for the systematic review method, which allows us to include experimental and non-experimental research, obtaining a combination of empirical and theoretical data that can direct the definition of concepts, identification of gaps in study areas, review of theories, and methodological analysis of studies on a given topic |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Flávia Zanutto Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8371 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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