Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8374
Autor(es): | Silva, Rita de Cássia da |
Orientador: | Lima, Carmen Rodrigues de |
Título: | O texto dramático O dragão verde, de Maria Clara Machado : uma proposta de leitura e letramento |
Banca: | Corsi, Margarida da Silveira |
Banca: | Fleck, Gilmei Francisco |
Palavras-chave: | Letramento literário;Literatura - Ensino fundamental II;Texto dramático - Leitura;Machado, Maria Clara, 1921-2001 |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SILVA, Rita de Cássia da. O texto dramático O dragão verde, de Maria Clara Machado : uma proposta de leitura e letramento. 2021. 122, [60] f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida durante o contexto pandêmico do Novo Coronavírus, o COVID-19, fato que impactou o mundo todo e exigiu que as aulas presenciais fossem suspensas por medida de segurança. Assim, a proposta de intervenção pedagógica teve que ser cancelada, uma vez que sua aplicação tornou-se inviável. Portanto, o presente projeto tem o caráter propositivo voltado à leitura e ao letramento literário do gênero dramático para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, oferece aos alunos subsídios que podem auxiliá-los na construção do(s) sentido(s) do texto, em especial, desse gênero literário, por meio de leituras, análises e atividades que serão desenvolvidas sob o formato de oficinas de leituras, contribuindo, desta forma, com o ensino de Literatura, na Educação Básica. Durante as oficinas, o foco será desenvolver hábitos de leitura e de interpretação de enunciados de natureza literária, recorrendo aos modelos de sequência de leitura propostos por Micheletti (2000) e Cosson (2018). O corpus selecionado para a pesquisa foi O Dragão Verde (2009), de Maria Clara Machado. Essa escolha deve-se ao fato de sua importância no cenário nacional enquanto escritora e dramaturga, tendo dedicado sua vida à produção e à montagem de peças teatrais para o público infantojuvenil. Assim, a partir de uma análise mais aprofundada da obra, a pesquisa busca levantar questões importantes voltadas para a construção desse gênero literário, em especial, a realização dos seus enunciados. A observação mais detalhada desse aspecto permitirá construir o perfil psicológico dos personagens, já que, no texto, as didascálias ou rubricas se limitam à caracterização de suas ações, bem como dos espaços reservados às cenas, em que a história se ambienta, além de resgatar resquícios de diálogos em que vozes sociais e históricas permeiam o discurso das personagens, entre outros aspectos. As teorias de referências que embasam esta pesquisa estão amparadas nos estudos sobre a importância da Literatura, de Cândido (1988; 2002) e Compagnon (2009); o teatro, de Rosenfeld (2018), Prado (1988) e Magaldi (2008); leitura e letramento, de Kleiman (2005); letramento literário, de Cosson (2018); leitura subjetiva, de Rouxel (2013) e Langlade (2013), gêneros discursivos, de Bakhtin (2003); pragmática do discurso literário, de Maingueneau (1996); entre outros autores. Tal pesquisa se faz necessária em virtude da escassez de materiais voltados para a abordagem do gênero dramático em sala de aula, sejam pesquisas científicas ou, ainda, livros didáticos. Espera-se que essa proposta de leitura e letramento literário possa instrumentalizar os alunos para a leitura de textos teatrais, desenvolvendo sua capacidade de compreensão leitora, sua criticidade, ou seja, sua formação enquanto leitor ABSTRACT: This work was carried out during the pandemic context of the New Coronavirus, COVID-19, which impacted the entire world and required that classroom lessons be suspended for safety reasons. Thus, the proposal of a pedagogical intervention had to be canceled, since its application became unfeasible. Therefore, this project is aimed at reading and literary literacy in the dramatic genre for students in the 9th grade of High School. In this sense, it offers students subsidies that can help them in the construction of the meaning(s) of the text, especially in this literary genre, through readings, analyzes and activities that will be developed under the reading-workshop format, thus contributing to the teaching of Literature in Basic Education. During the workshops, the focus will be on developing the habits of reading and interpreting utterances of literary nature, using the reading sequence proposed by Micheletti (2000) and Cosson (2018). The selected corpus was O Dragão Verde (2009), (The Green Dragon) by Maria Clara Machado. This choice is due to her importance in the national scene as a writer and playwright, having dedicated her life to the production of plays for children and young people. Thus, from a more in-depth analysis of the work, important questions are raised regarding the construction of this discursive genre, in particular the understanding of its utterances. A more detailed observation of this aspect will allow for the construction of the characters' psychological profile, as well as the recovering of traces of dialogues in which social and historical voices permeate their speech, among other aspects. The theories of reference that support this research are endorsed by studies on the importance of: literature, by Cândido (1988; 2002) and Compagnon (2009); theater, by Rosenfeld (2018), Prado (1988) and Magaldi (2008); reading and literacy, by Kleiman (2005); literary literacy, by Cosson (2018); subjective reading, by Rouxel (2013) and Langlade (2013); speech genre, by Bakhtin (2003) and pragmatics of literary discourse, by Maingueneau (1996), among other authors. Such research is necessary due to the scarcity of materials aimed at addressing the dramatic genre in the classroom, be it in scientific research or textbooks. It is expected that this proposal on reading and literary literacy can equip pupils for the reading of theatrical texts, developing their capacity for reading comprehension and criticism, ergo, their foundation as readers |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Carmen Rodrigues de Lima Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8374 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rita de Cassia da Silva_2021.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.