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Autor(es): Ribeiro, Sara Inae dos Santos
Orientador: Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Título: Protótipo didático em aplicativo móvel : propaganda social de combate ao mosquito Aedes aegypti
Banca: Hila, Cláudia Valéria Doná
Banca: Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Palavras-chave: Protótipo didático;Material didático;Pedagogia dos multiletramentos;Propaganda social
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RIBEIRO, Sara Inae dos Santos. Protótipo didático em aplicativo móvel : propaganda social de combate ao mosquito Aedes aegypti. 2021. 120 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa, no âmbito da Linguística Aplicada, está voltada para práticas de leitura e da produção de textos multimodais com base no gênero discursivo propaganda social, a partir da ferramenta protótipo didático desenvolvida em um aplicativo móvel, tendo como tema gerador o combate à Dengue e Chikungunya. Considerando que a pandemia evidenciou um problema concernente à falta de trabalho/vivência na escola com materiais digitais, interativos e colaborativos mais adequados, tanto voltados aos alunos, quanto aos professores. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) defende que o texto em sua dimensão multimodal seja o centro da aprendizagem, assim, compreendemos a necessidade e urgência em fornecer contextos nos quais sejam trabalhadas na escola com as novas formas de ver e compreender o mundo. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é o de apresentar e analisar um protótipo didático, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental, a ser disponibilizado em um aplicativo móvel. Selecionamos o gênero propaganda social para subsidiar as atividades de leitura, oralidade, análise linguística/semiótica. Em termos de discussões levantadas, buscou-se problematizar se a Pedagogia dos Multiletramentos e a teoria dos gêneros discursivos podem ser confluentes para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção multisemiótica e examinar as potencialidades e dificuldades da ferramenta ora apresentada. Metodologicamente, o protótipo foi elaborado considerando alguns movimentos previstos na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos: a prática situada, a instrução aberta, o enquadramento crítico e a prática transformadora. Trata-se de uma pesquisa de caráter propositivo, orientada pelas seguintes perspectivas teórico-metodológicas: (a) os estudos da Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2006, 2009), também estudada por pesquisadores nacionais Rojo (2000; 2009; 2012; 2013; 2014; 2015; 2017; (b) a concepção do Interacionismo, sobretudo pelos estudos de Bakhtin acerca do gênero discursivo (BAKHTIN, 2003). Utilizamos para a confecção do material didático a ferramenta Fábrica de Aplicativos, de modo a organizar e hospedar no app atividades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica, tendo como foco a temática de combate ao mosquito Aedes Aegypti, tendo-se em vista as condições de produção, circulação e dimensão verbo-visual de materiais-fotografias, cartaz, áudio, vídeo – disponibilizados por uma propaganda social lançada pelo Ministério da Saúde (2014). Logo, as atividades propostas na prática situada (ABA Fotografias) evidenciaram o "experimentar", considerando justamente o que o aluno conhece e o que pode ser explorado. No que se refere à instrução aberta (Aba Propaganda), mobilizamos o processo de "conceituar", para que os alunos tenham acesso aos conhecimentos científicos e aos pressupostos teóricos que envolvem o(s)objeto(s) de estudo; já o enquadramento crítico (Aba Cartazes, Áudio, Vídeo) permitiu, dentro da proposta, "analisar" a funcionalidade de elementos que compõem os textos que compõem a propaganda social selecionada para a proposta, com vistas à leitura crítica. E por fim, a prática transformada (Aba Podcast) objetivou a aplicação dos conhecimentos construídos nas etapas anteriores, de maneira criativa, tecnológica e com apropriação do conhecimento, a partir de atividades que oportunizaram a criação de sentidos. Ademais, a prática transformada abre espaços para leituras críticas as quais exigem novas capacidades de leitura e de produção de texto, envolvendo a remixagem e a edição, além da seleção das informações para apropriação dos conteúdos em meio a um trabalho colaborativo e não mais individual e isolado
ABSTRACT: This research, within the scope of Applied Linguistics, has as its central theme the practice of reading and producing multimodal texts of the social advertisig genre, from the didactic prototype tool developed in a mobile application, having as its generating theme the fight against Dengue and Chikungunya . The pandemic only highlighted one problem: the lack of work/experience in the school with more adequate digital, interactive and collaborative materials, both aimed at students and teachers. The old textbook still prevails over the interactivity of new digital materials. In this sense, the general objective of the research is to present a didactic prototype, for students in the 9th grade of elementary school, with the social advertisement genre in a mobile application. Furthermore, the specific objectives are based on discussing whether the Pedagogy of Multiliteracies and the theory of discursive genres can be confluent for the development of reading skills and multisemiotic production and examine the potential and difficulties of the tool presented here. Methodologically, the prototype was elaborated considering some movements foreseen in the perspective of the Pedagogy of Multiliterations: the situated practice, the open instruction, the critical framing and the transforming practice. This is a propositional research, guided: (a) by the studies of Multiliteracies Pedagogy (KALANTZIS; COPE, 2006, 2009), also studied by national researchers Rojo (2000; 2009; 2012; 2013; 2014; 2015; 2017; (b) by the conception of Interactionism, especially by Bakhtin's studies on the discursive genre (BAKHTIN, 2003). We used the Application Factory tool for the preparation of teaching material, in order to organize reading, writing, orality and linguistic/semiotic analysis, focusing on the theme of combating the Aedes Aegypti, in the context of social Advertisig. Therefore, the activities proposed in situated practice (Tab) Photographs) show the "experiment" considering what the student knows and what can be explored. With regard to open instruction (Tab), we mobilize the process of "conceptualizing" so that students have access to scientific knowledge and theoretical assumptions that involve the object(s) to(s) of study; the critical framing (Tab Posters, Audio, Video) allowed, within the proposal, to "analyze" the functionality of elements that make up the selected advertisement, with a view to critical reading. And finally, the transformed practice (Tab Podcast) aimed to apply, in a creative, technological way and with knowledge appropriation, from activities that provided opportunities for the creation of meanings, as well as critical readings of information, which required new capabilities reading and text production, involving remixing and editing, in addition to the selection of information for the appropriation of content in the midst of collaborative work, no longer individual and isolated
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8375
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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