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dc.contributor.advisorCunha, Marina Silva dapt_BR
dc.contributor.authorJusto, Gabriel Dominguespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T21:44:21Z-
dc.date.available2024-12-11T21:44:21Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationJUSTO, Gabriel Domingues. A qualidade da educação nas escolas e o crescimento econômico no Brasil. 2023. 84 f. Tese (doutorado em Teoria Econômica) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8380-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Marina Silva da Cunhapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Teoria Econômica) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo desta tese consiste em investigar a relação entre a qualidade da educação recebida nas escolas e o crescimento econômico no Brasil. A qualidade foi aferida com base nas notas obtidas pelos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A metodologia empregada na pesquisa do SAEB permite realizar uma analise intertemporal de como o conhecimento agregado pelos alunos tem evoluído nas disciplinas de português e matemática no ensino fundamental e médio dentro do território nacional. Primeiramente, foi realizada uma analise da evolução da qualidade da educação no Brasil, em suas unidades federativas e suas regiões entre os anos de 1995 e 2019. Posteriormente, examinou-se a associação entre aquela qualidade e o crescimento econômico no Brasil. Para isto foram adotadas duas estratégias empíricas. Na primeira foi investigada a relação entre a qualidade da educação e o PIB per capita utilizando o modelo de Solow estendido proposto por Mankiw, Romer e Weil (1992) com um painel envolvendo dados de 1995 a 2019. E, na outra, estuda-se a relação entre níveis inicias de qualidade de educação sobre a taxa de crescimento econômico posterior. Os dados nestas analises foram obtidos com informações para cada unidade federativa e assume-se como proxies para qualidade da educação as notas medias obtidas pelos alunos no ensino médio no SAEB. A literatura nacional tem focado na importância de medidas quantitativas de capital humano (principalmente os anos de escolaridade) para explicar o efeito da educação no crescimento econômico do Brasil. Porem, a literatura internacional tem mostrado que medidas qualitativas de educação são fundamentais para determinar o crescimento. Todavia, a utilização de medidas qualitativas de educação para explicar o crescimento no Brasil, além de serem incipientes na literatura nacional, possuem horizontes de analise curtos. Os dados neste trabalho, com medidas qualitativas de educação, constituem um painel com informações a cada dois anos de 1995 a 2019, o mais longo encontrado ate o momento. Quanto a evolução da qualidade de ensino, houve melhorias no ensino fundamental, porem o ensino médio piorou ao longo do período em quase todas as unidades federativas. Em relação aos resultados econométricos, as duas abordagens adotadas indicam que a qualidade da educação nas escolas tem uma relação tão importante quanto medidas quantitativas de capital humano para explicar o crescimento no pais. Entretanto, ao analisar-se a relação entre os níveis inicias de qualidade de educação sobre a taxa de crescimento evidenciou-se em muitas estimações que medidas quantitativas tradicionais de capital humano perdem a significânciapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this thesis is to investigate the relationship between the quality of education received in schools and economic growth in Brazil. Quality was measured based on the grades obtained by students in the Basic Education Assessment System (SAEB). The methodology used in the SAEB survey allows for an intertemporal analysis of how the knowledge aggregated by students has evolved in the subjects of portuguese and mathematics in primary and secondary education within the national territory. First, an analysis of the evolution of the quality of education in Brazil, in its federative units and regions between the years 1995 and 2019, was carried out. Subsequently, the association between that quality and economic growth in Brazil was examined. For this, two empirical strategies were adopted. In the first, the relationship between the quality of education and GDP per capita was investigated using the extended Solow model proposed by Mankiw, Romer e Weil (1992) with a panel involving data from 1995 to 2019. And, in the other, the relationship between initial levels of education quality and the subsequent economic growth rate is studied. The data in these analyzes were obtained with information for each federative unit and the average grades obtained by students in secondary education at SAEB are assumed as proxies for quality of education. The national literature has focused on the importance of quantitative measures of human capital (mainly years of schooling) to explain the effect of education on economic growth in Brazil. However, international literature hás shown that qualitative measures of education are key to determining growth. However, the use of qualitative measures of education to explain growth in Brazil, in addition to being incipient in the national literature, have short horizons of analysis. The data in this work, with qualitative measures of education, constitute a panel with information every two years from 1995 to 2019, the longest found so far. As for the evolution of the quality of education, there were improvements in elementary education, but secondary education worsened over the period in almost all federal units. Regarding the econometric results, the two approaches adopted indicate that the quality of education in schools is as important as quantitative measures of human capital to explain growth in the country. However, when analyzing the relationship between the initial levels of quality of education on the growth rate, many estimates show that traditional quantitative measures of human capital lose their significancept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectCrescimento econômico - Brasilpt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subject.ddc330.981pt_BR
dc.titleA qualidade da educação nas escolas e o crescimento econômico no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Michellon, Ednaldo, 1961--
dc.contributor.referee2Parré, José Luiz-
dc.contributor.referee3Souza, Solange de Cassia Inforzato de-
dc.contributor.referee4Pinto, Michele Aparecida Nepomuceno-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Econômicas-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical84 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Economia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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