Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8385
Autor(es): | Rocha, Adriana Martins da |
Orientador: | Corsi, Margarida da Silveira |
Título: | O adolescente-leitor e a expressão da subjetividade na obra A fofa do terceiro andar, de Cléo Busatto : uma proposta de leitura |
Banca: | Greco, Eliana Alves |
Banca: | Pascolati, Sonia |
Palavras-chave: | Leitura subjetiva;Bullying;Empatia;Literatura brasileira - Crítica e interpretação |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | ROCHA, Adriana Martins da. O adolescente-leitor e a expressão da subjetividade na obra A fofa do terceiro andar, de Cléo Busatto: uma proposta de leitura. 2024. 104, 95 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A escola pública enfrenta contratempos que vão além da aprendizagem formal. Dentre eles, comportamentos agressivos e preconceituosos tidos como normais e praticados pelos estudantes (dentro e fora da sala de aula), o que provoca a reflexão do corpo docente e demais profissionais que atuam com educação. Partindo desse pressuposto e levando em consideração a idade em que se encontram os estudantes-alvo desta pesquisa – adolescentes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental –, o problema constatado no contexto educacional se evidencia com a prática do bullying e a falta de empatia entre os adolescentes. Inserido no âmbito da Literatura Brasileira, este trabalho apresenta a leitura subjetiva da obra literária A fofa do terceiro andar, de Cléo Busatto (Busatto, 2015), destinada a docentes dos anos finais do Ensino Fundamental II, que trabalham com estudantes dessa faixa etária. O referencial teórico se ancora nos estudos sobre a literatura em sala de aula (Cândido, 2004; Compagnon, 2009; Zilberman, 2009a; 2009b; Dalvi, 2013); nas concepções da leitura subjetiva (Rouxel, 2018); nos diários de leitura (Rouxel, 2012; Lima; Batista; Faria, 2021); nos estudos sobre a materialidade do texto (Micheletti, 2000); e na produção de oficinas (Cosson, 2011; Corsi; Fleck, 2018). O produto deste trabalho resultou da construção de oficinas temáticas, cujo objeto principal - diário de leitura - foi o responsável pelo reconhecimento do leitor-adolescente com os personagens da narrativa. Nosso objetivo se centra no desenvolvimento de práticas significativas de leitura subjetiva com a narrativa longa, almejando provocar a subjetividade do leitor-adolescente, ao propor uma leitura de identificação com os conflitos vividos pelo leitor dessa idade. A metodologia foi pensada no formato de oficinas, que vão explorar a obra mote, abordando aspectos que vão desde a motivação para a leitura, as escolhas lexicais e a ampliação do tema com outros gêneros. Esperamos que este trabalho resulte na ressignificação da leitura literária para os jovens leitores, estimulando-os e favorecendo a formação de um leitor que possa encontrar na literatura motivos para perceber sua subjetividade. Ademais, que a escola passe a ser um espaço aberto para debates e discussões que levem à empatia e ao reconhecimento de suas realidades ABSTRACT: Public schools face setbacks that go beyond formal learning. Among these are aggressive and prejudiced behaviors that are seen as normals and practiced by students (inside and outside the classroom), which provokes reflection on the part of the teaching staff and other professionals who work in education. Based on this assumption and taking into account the age of the students targeted by this research– teenagers in the 9th grade of elementary school – the problem observed in the educational context is evident in the practice of bullying and the lack of empathy among teenagers. Within the scope of Brazilian Literature, this work presents a subjective reading of the literary work A fofa do terceiro andar, by Cléo Busatto (Busatto, 2015), aimed at teachers in the final years of Primary School II, who work with students in this age group. The theoretical framework is anchored in studies on literature in the classroom (Cândido, 2004; Compagnon, 2009; Zilberman, 2009a; 2009b; Dalvi, 2013); conceptions of subjective reading (Rouxel, 2018); reading diaries (Rouxel, 2012; Lima; Batista; Faria, 2021); studies on the materiality of the text (Micheletti, 2000); and the production of workshops (Cosson, 2011; Corsi; Fleck, 2018). The product of this work resulted in the construction of thematic workshops, which the main object - reading diary - was responsible for the adolescente-reader's recognition with the characters in the narrative. Our purpose is centered in the development of meaningful subjective reading practices with the long narrative, trying to provoke the subjectivity of the teenage reader by proposing a reading of identification with the conflicts experienced by readers of this age. The methodology was designed in the form of workshops, which will explore the motto work, addressing aspects ranging from motivation to read, lexical choices and the expansion of the theme with other genres. We hope that this work will result in the re-signification of literary reading for young readers, stimulating them and favoring the formation of a reader who can find in literature reasons to perceive their subjectivity. Furthermore, we hope that the school becomes an open space for debates and discussions that lead to empathy and recognition of their realities |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Margarida da Silveira Corsi Acompanha produto educacional: Impressões da alma materializadas no papel : um guia para professores explorarem a leitura subjetiva da obra A fofa do terceiro andar (Busatto, 2015) Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8385 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Adriana Martins da Rocha_2024.pdf | 25,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.