Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8387
Autor(es): Rodrigues, Alessandra da Silva
Orientador: Hila, Cláudia Valéria Doná
Título: Plataforma Redação Paraná : proposta de uma nova rubrica para o gênero comentário em redes sociais
Banca: Torrentes, Greice Castela
Banca: Ritter, Lilian Cristina Buzato
Palavras-chave: Produção de textos;Gênero - Comentário em redes sociais;Plataforma digital
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RODRIGUES, Alessandra da Silva. Plataforma Redação Paraná: : proposta de uma nova rubrica para o gênero comentário em redes sociais. 2024. 203 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa, de natureza propositiva e exploratória, situa-se no campo da Linguística Aplicada e aborda a prática da produção textual em plataforma digital. O objetivo principal é propor uma nova rubrica para a Plataforma Redação Paraná (PRP), de natureza interacionista e com contribuições do dialogismo, destinada à produção do gênero comentário nas redes sociais. A problemática identificada é que a PRP, embora utilize o termo "rubricas de correção" para a avaliação das redações, não aplica adequadamente o conceito nas tabelas de correção utilizadas na plataforma. Isso originou a pergunta de pesquisa: como elaborar uma planilha de avaliação para o gênero comentário em redes sociais que incorpore rubricas baseadas na concepção interacionista da linguagem e nos estudos mais recentes sobre rubricas de avaliação? Para alcançar este objetivo, os objetivos específicos foram: (1) analisar a rubrica de correção do gênero comentário em redes sociais da PRP; (2) definir critérios para a elaboração de novas rubricas de avaliação para o gênero escolhido, com base nos documentos oficiais que norteiam a criação do currículo no Paraná; (3) examinar como o produto da pesquisa pode auxiliar os professores no uso da nova rubrica de redação. O referencial teórico fundamenta-se em: a) a concepção de gênero do discurso (Bakhtin, 2011; Brait; Pistori, 2012); b) a concepção de linguagem interacionista e dialógica (Bakhtin; Volóchinov, 2009; Bakhtin, 2011; Brait, 2006); c) a concepção de escrita como trabalho e avaliação na perspectiva interacionista (Geraldi, 2003; Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994; Menegassi, 2016); d) estudos sobre o gênero comentário em redes sociais (Costa; Oliveira Junior; Oliveira, 2021; Santos, 2018); e e) estudos sobre rubricas (Brookhart, 2013). O produto de intervenção é um Guia Didático para o Professor (GDP), concebido para auxiliar metodologicamente os professores em todas as fases da produção textual do gênero comentário em redes sociais, desde a seleção do tema, textos de apoio e comando de produção, até o uso da nova rubrica de avaliação. A metodologia adotada, de natureza exploratória, incluiu a análise documental da rubrica sobre o gênero comentário em redes sociais existente na PRP. Os resultados revelaram inadequações tanto na definição dos critérios de correção quanto na aplicação do conceito de rubrica, além de uma incoerência com a concepção de linguagem de natureza enunciativo-discursiva presente nos documentos oficiais orientadores do estado do Paraná e do país. Além disso, observamos que o percentual final da nota da redação prioriza excessivamente os aspectos relacionados ao uso da norma padrão em detrimento dos aspectos discursivos. A nova proposta de avaliação visa evidenciar o conceito de rubrica de avaliação, definido por pesquisadores como Brookhart (2013), destacando seu caráter formativo e discursivo na condução da produção, correção e avaliação textual
ABSTRACT: This research, of a propositional and exploratory nature, is situated in the field of Applied Linguistics and addresses the practice of textual production on a digital platform. The main objective is to propose a new rubric for the Plataforma Redação Paraná (PRP), with an interactionist nature and contributions from dialogism, aimed at the production of the genre of social media comments. The identified problem is that, although the PRP uses the term "rubrics" for evaluating essays, it does not adequately apply the concept in the correction tables used on the platform. This led to the research question: how to develop an evaluation plan for the genre of social media comments that incorporates rubrics based on the interactionist conception of language and the latest studies on assessment rubrics? To achieve this, the specific objectives were: (1) to analyze the PRP's correction rubric for the genre of social media comments; (2) to define criteria for the development of new evaluation rubrics for the chosen genre, based on the official documents guiding curriculum creation in Paraná; (3) to examine how the research product can assist teachers in using the new essay rubric. The theoretical framework is based on: a) the concept of genre of discourse (Bakhtin, 2011; Brait; Pistori, 2012); b) the interactionist and dialogic conception of language (Bakhtin; Volóchinov, 2009; Bakhtin, 2011; Brait, 2006); c) the conception of writing as work and evaluation from an interactionist perspective (Geraldi, 2003; Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994; Menegassi, 2016); d) studies on the genre of social media comments (Costa; Oliveira Junior; Oliveira, 2021; Santos, 2018); and e) studies on rubrics (Brookhart, 2013). The intervention product is a Didactic Guide for Teachers (GDP), designed to methodologically assist teachers in all phases of textual production of the social media comment genre, from topic selection, supporting texts, and production command, to the use of the new evaluation rubric. The adopted methodology, of an exploratory nature, included a documentary analysis of the existing PRP rubric for the genre of social media comments. The results revealed inadequacies both in the definition of correction criteria and in the application of the rubric concept, as well as an inconsistency with the enunciative-discursive nature of language present in the official guiding documents of the state of Paraná and the country. Additionally, it was observed that the final essay score excessively prioritizes aspects related to the use of standard language to the detriment of discursive aspects. The new evaluation proposal aims to highlight the concept of assessment rubrics, as defined by researchers like Brookhart (2013), emphasizing its formative and discursive nature in guiding the production, correction, and evaluation of texts
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Valéria Doná Hila
Acompanha produto educacional: Guia didático para a produção do gênero textual : comentários em redes sociais
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8387
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandra da Silva Rodrigues_2024.pdf18,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.